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REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ Referencial Curricular do Paraná

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  • Início
  • Introdução
    • A Base Nacional Comum Curricular
    • 1.1. O referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações
    • 1.2. Princípios orientadores
    • 1.3. Direitos de aprendizagem gerais da educação básica
  • Estrutura do referencial
  • Educação Infantil
    • 3. Educação Infantil
    • 3.1. Considerações históricas da Educação Infantil
    • 3.2. Princípios básicos da Educação Infantil e os direitos de aprendizagem
    • 3.3. Concepções norteadoras do trabalho pedagógico na Educação Infantil
    • 3.4. Articulação entre Educação Infantil e Ensino Fundamental
    • 3.5. Organizador curricular
    • 3.5.1. Bebês (zero a 1 ano)
    • 3.5.2. Crianças bem pequenas (1 ano)
    • 3.5.3. Crianças bem pequenas (2 anos)
    • 3.5.4. Crianças bem pequenas (3 anos)
    • 3.5.5. Crianças bem pequenas (4 anos)
    • 3.5.6. Crianças bem pequenas (5 anos)
  • Ensino Fundamental
    • 4. Ensino Fundamental
    • 4.1. Arte
    • 4.2. Ciências
    • 4.3. Educação Física
    • 4.4. Ensino Religioso
    • 4.5. Geografia
    • 4.6. História
    • 4.7. Língua Inglesa
    • 4.8. Língua Portuguesa
    • 4.9. Matemática
  • Ensino Médio

Introdução

Publicado há 4 meses
24 de Março de 2025
15:00

1.3. Direitos de aprendizagem gerais da educação básica

A BNCC apresenta as Competências Gerais, entendidas, conforme Parecer nº 15/2017 da CNE/CP, como Direitos de Aprendizagem:

14:53

1.2. Princípios Orientadores

EDUCAÇÃO COMO DIREITO INALIENÁVEL DE TODOS OS CIDADÃOS

A Constituição Federal de 1988 em seus Artigos 205 a 214 garante a educação como um Direito, instrumento imprescindível para reconhecer a si próprio como sujeito ativo na transformação de seu grupo e do seu meio social.

14:48

1.1. O referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações

CONTEXTUALIZAÇÃO

Com relação à organização do sistema de ensino, o Paraná possui um sistema estadual de ensino constituído, atualmente, por 382 municípios, e 17 municípios com sistemas próprios.

14:42

A Base Nacional Comum Curricular

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    • 3.4. Articulação entre Educação Infantil e Ensino Fundamental
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