CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS
Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; [...]
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade; [...]
XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
SABERES E CONHECIMENTOS |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
- Cuidados com a organização do ambiente.
- Valores para a vida em sociedade.
- Respeito à individualidade e à diversidade de todos.
- Família e escola.
|
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- Conhecer e relacionar-se com outros indivíduos, e com profissionais da instituição.
- Receber visitas e visitar crianças de outras turmas para vivenciar experiências.
- Reconhecer seus familiares.
- Vivenciar situações de convívio social com crianças de diferentes idades.
- Perceber as consequências de suas ações com o outro em situações de amizade e conflito.
- Vivenciar dinâmicas de troca de afeto percebendo a importância do abraço, fazer um carinho, entre outras.
- Demonstrar sentimentos de afeição pelas pessoas com as quais interage.
- Demonstrar incômodo quando suas ações geram o choro de outra criança ou fazer carinho quando um colega da sala está triste.
- Ajudar o(a) professor(a) em tarefas simples, como guardar brinquedos.
- Imitar ações de outras crianças e dos(as) professores(as) estabelecendo relações.
|
- Autoconhecimento.
- Próprio corpo e suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
- Estratégias para a resolução de situações-problema.
|
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
- Reconhecer sua imagem corporal no espelho ou através de fotos.
- Brincar com seu corpo por meio de gestos e movimentos ou apontar partes do seu corpo e mostrar a correspondência destas em seus colegas.
- Realizar progressivamente ações como andar, levantar, sentar, engatinhar, carregar, rastejar, rolar e outros.
- Perceber as possibilidades de seu corpo frente aos desafios (agachar, rolar, rastejar, engatinhar).
- Resolver situações de dificuldades e desafios (lançar um brinquedo, pegar algo que caiu, alcançar algo) à sua maneira.
- Participar de situações diversas interagindo com os pares e professores(as).
|
- Patrimônio material e imaterial.
- Recursos tecnológicos e midiáticos.
- Convívio e interação social.
- Atributos físicos e função social dos objetos.
- Meios de transporte.
|
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
- Explorar espaços e objetos de uso coletivo.
- Vivenciar situações coletivas de brincadeiras com seus pares e professores(as).
- Brincar com brinquedos e objetos em pequenos grupos considerando suas funções sociais.
- Explorar coletivamente em diferentes momentos: fantasias, acessórios como lenços, chapéus, entre outros, brincando de faz de conta.
- Interagir com colegas para iniciar uma brincadeira ou compartilhar brinquedos em suas atividades de explorações, investigações ou de faz de conta.
- Explorar e compartilhar instrumentos e objetos de nossa cultura: óculos, chapéus, pentes, escovas, telefones, caixas, panelas, instrumentos musicais, livros, rádio, gravadores, etc.
- Brincar livremente com crianças da mesma faixa etária e adultos estabelecendo relações.
- Manter interações que gradativamente tenham maior duração, intenção de continuidade e complexidade de relações nas suas brincadeiras e jogos de exploração.
- Observar e nomear os meios de transportes que fazem parte do seu contexto.
|
- Comunicação verbal e não verbal.
- Sensações, emoções, percepções e sentimentos.
|
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
- Relacionar-se com o outro e percebê-lo nas diferentes situações sociais.
- Interagir com seus pares, professor(a) e outras pessoas à sua volta.
- Expressar as sensações e percepções que tem de seu entorno por meio do choro, balbucio, gestos, palavras e frases simples.
- Expressar necessidades, emoções e sentimentos que vivencia, por meio de diferentes linguagens, sinalizando situações positivas e negativas que experimenta.
- Brincar livremente com o outro estabelecendo relações.
- Participar de situações de brincadeira buscando compartilhar enredos e cenários, usando expressões faciais como forma de expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio da dança, da música ou da arte.
- Participar de situações de brincadeiras de faz de conta que incentivem a comunicação entre as crianças.
|
- Identificação do próprio corpo.
- Identificação do corpo do outro.
- Características físicas.
- Respeito à individualidade e diversidade.
- Outras pessoas, tempos e culturas.
|
(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
- Observar as suas características físicas.
- Observar o outro e suas características físicas.
- Observar características individuais, semelhanças e diferenças entre as pessoas.
- Vivenciar situações diversas de convívio social com crianças de diferentes idades e adultos.
- Demonstrar afeto e respeito ao outro.
|
- Normas de convívio social.
- Manifestações culturais.
|
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
- Adaptar-se à rotina conhecendo seus pares e o espaço de convivência.
- Vivenciar normas e combinados de convívio social em momentos de alimentação, cuidado com a saúde e brincadeiras.
- Participar de situações coletivas que exijam compartilhar brinquedos, objetos e espaços.
- Conhecer e participar dos ritos, festas ou celebrações típicas de sua cultura.
|
- Reconhecimento e respeito às diferenças.
- Brincadeiras de cooperação, solidariedade e respeito.
- Procedimentos dialógicos para a resolução de conflitos.
|
(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
- Participar de interações e brincadeiras coletivas.
- Vivenciar situações de compartilhamento de objetos com a mediação do(a) professor(a).
- Interagir com as crianças e professor(a) percebendo situações de conflitos e suas soluções.
- Reconhecer o(a) professor(a) como apoio para ajudar a resolver conflitos nas brincadeiras e interações com outras crianças.
|
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar; [...]
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; [...]
SABERES E CONHECIMENTOS |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
- Cuidados com o corpo.
- Manifestações culturais.
- Órgãos dos sentidos e sensações.
- Coordenação motora ampla: equilíbrio, destreza e postura corporal.
- Orientação espacial.
- Estratégias para a resolução de situações-problema.
- Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
- O próprio corpo.
- O corpo do outro.
|
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
- Explorar progressivamente o próprio corpo na perspectiva de conhecê-lo, sentindo os seus movimentos, ouvindo seus barulhos, conhecendo suas funções e formas de funcionamento.
- Movimentar as partes do corpo para expressar emoções, necessidades e desejos.
- Associar o nome dos sentimentos às suas expressões.
- Participar de brincadeiras envolvendo cantigas, rimas, lendas, parlendas ou outras situações que envolvam movimentos corporais.
- Explorar objetos diversos de: borracha, madeira, metal, papel e outros para apertar, morder, tocar, balançar, produzir sons, arremessar, empurrar, puxar, rolar, encaixar, rosquear e outros.
- Compreender e realizar comandos em momentos de brincadeira e do dia a dia: levantar, sentar, abaixar, subir, descer, dançar, comer, beber, etc.
Brincar nos espaços externos e internos, com obstáculos que permitem empurrar, rodopiar, balançar, escorregar, equilibrar-se, arrastar, engatinhar, levantar, subir, descer, passar por dentro, por baixo, saltar, rolar, virar cambalhotas, perseguir, procurar, pegar etc., vivenciando limites e possibilidades corporais. |
- Cuidados com o corpo.
- Manifestações culturais.
- Órgãos dos sentidos e sensações.
- Coordenação motora ampla: equilíbrio, destreza e postura corporal.
- Orientação espacial.
- Estratégias para a resolução de situações-problema.
- Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
- O próprio corpo.
- O corpo do outro.
|
(EI02CG01) Continuação.
- Vivenciar brincadeiras de esquema corporal, de exploração e expressão corporal diante do espelho, utilizando as diferentes formas de linguagens e percebendo suas características.
- Imitar gestos e movimentos de outras crianças, professores(as) e animais.
- Expressar sentimentos referentes a confortos e desconfortos por meio de gestos e movimentos
- Ouvir orientações sobre o cuidado com o corpo: escovar os dentes, tomar banho, lavar mãos etc.
- Participar de situações de cuidado pessoal com auxílio.
- Perceber o desconforto do colega e oferecer acolhimento.
- Participar de situações coletivas de danças ou outras formas da cultura corporal.
- Participar de situações coletivas de danças da região paranaense.
|
- O corpo e o espaço.
- Jogos expressivos de linguagem corporal.
- Noções espaciais: dentro, fora, perto, longe, embaixo, em cima, de um lado, do outro, frente, atrás etc.
- Orientação espacial.
|
(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
- Realizar movimentos variados como: levantar o corpo ao estar deitado no chão, sentar com ou sem autonomia, engatinhar ou se arrastar pelo espaço, brincar com o próprio corpo, envolver-se em brincadeiras de cobrir e descobrir o rosto ou alguma outra parte do corpo, ficar em pé com ou sem autonomia, andar cada vez com mais destreza, subir pequenos degraus e depois descer e outros.
- Explorar o ambiente da escola considerando a localização de seus elementos no espaço: dentro, fora, perto, longe, em cima, ao lado, frente, atrás, no alto, embaixo e outros.
- Participar de experiências executando ações que envolvam noções de espaço: colocar as bolinhas dentro da caixa, guardar a boneca na frente do carrinho, sentar ao lado do colega, dentre outras possibilidades.
- Empurrar e puxar brinquedos enquanto anda ou engatinha.
|
- Corpo e movimento.
- Esquema corporal.
|
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
- Explorar o espaço ao seu redor fazendo movimentos como correr, lançar, galopar, pendurar-se, pular, saltar, rolar, arremessar, engatinhar, dançar, esconder e achar objetos de forma independente ou de acordo com comandos dados em brincadeiras e jogos.
- Participar de situações de deslocamento e movimento do corpo fora e dentro da sala.
- Percorrer circuitos feitos com cordas, elásticos, fitas adesivas, cubos, túneis, pneus e outros obstáculos para subir, descer, passar por baixo, por cima, dar voltas.
- Dançar, executando movimentos variados.
- Vivenciar jogos de imitação, durante brincadeiras, contação de histórias e outras possibilidades.
- Realizar atividades corporais e vencer desafios motores.
|
- Práticas sociais relativas à higiene.
- Autocuidado.
- Materiais de uso pessoal.
- Hábitos alimentares, de higiene e descanso.
- Cuidados com a saúde.
|
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
- Participar de momentos como: limpar-se, lavar as mãos, vestir-se e alimentar-se solicitando ajuda.
- Experimentar diferentes alimentos.
- Identificar os cuidados básicos ouvindo, antecipadamente, as ações a serem realizadas.
- Conhecer o material de uso pessoal.
- Utilizar utensílios nos momentos de alimentação e higienização.
- Sentar-se no assento sanitário por alguns minutos.
|
- Elementos do meio natural e cultural.
- Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear.
|
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
- Manusear elementos do meio natural e objetos produzidos pelo homem.
- Conhecer e explorar instrumentos gráficos, seus usos ou funções.
- Manipular diferentes riscadores, tintas, giz, massas de modelar, argila.
- Pintar, desenhar, rabiscar, folhear com diferentes recursos e em diferentes suportes.
- Coordenar progressivamente o movimento das mãos para segurar o giz de cera, lápis e outros instrumentos para fazer suas marcas gráficas.
- Utilizar instrumentos gráficos (pincel grosso, pincel de rolinho, giz de cera, giz pastel etc.) para conseguir diferentes marcas gráficas.
- Participar de situações que envolvam o rasgar, o enrolar e o amassar.
- Virar páginas de um livro, revista, jornais etc.
- Explorar materiais de construção e brinquedos de encaixe de diferentes tamanhos, cores e formatos.
- Conhecer brinquedos, livros ou jogos de sua cultura local.
|
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical [...];
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura [...].
SABERES E CONHECIMENTOS |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
- Percepção e produção sonora.
- Audição e percepção musical.
- Execução musical (imitação).
- Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
- Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
- Melodia e ritmo.
- Diferentes instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
- Diversidade musical.
- Canto.
|
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
- Produzir, ouvir e imitar sons com o corpo: bater palmas, estalar os dedos, bater os pés, roncar, tossir, espirrar, chorar, gritar, rir, cochichar, etc.
- Explorar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais.
- Perceber sons do ambiente e na manipulação de objetos.
- Ouvir, imitar e produzir sons de alturas e durações variadas com o corpo, com instrumentos musicais convencionais ou não e materiais diversos.
- Imitar, inventar e reproduzir criações musicais ou explorar novos materiais buscando diferentes sons para acompanhar canções que lhes são familiares.
- Buscar adequar os sons produzidos com os diferentes objetos ou instrumentos ao ritmo da música.
- Conhecer e manipular instrumentos musicais, objetos ou canções que são típicos da cultura local e regional.
- Escutar músicas da sua cultura local e de diferentes culturas.
- Completar músicas conhecidas com palavras, onomatopeias e outros sons.
- Explorar possibilidades vocais e instrumentais, como produzir sons, agudos e graves, fortes e fracos, longos e curtos.
|
- Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, espaços, formas, etc.
- Propriedade dos objetos.
- Suportes, materiais e instrumentos das Artes Visuais e seus usos.
- Estratégias de apreciação estética.
- Obras de arte.
|
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
- Manusear argila e massa de modelar espontaneamente.
- Manusear objetos tridimensionais com argila e massa de modelar a partir de seu próprio repertório, explorando diferentes elementos, como forma, volume, textura, planos e outros.
- Manipular jogos de encaixe e de construção, explorando cores, formas, texturas, planos e volumes.
- Manipular materiais de diferentes texturas: lisas, ásperas, macias e outras.
- Explorar superfícies com texturas tridimensionais diversas: pedrinhas, sementes, algodão, argila e outros.
- Apreciar obras de arte tridimensionais.
- Participar da criação de objetos tridimensionais com materiais diversos: caixas, embalagens, tecidos, tintas, tampinhas, argila, massa de modelar e outros.
- Conhecer objetos, obras de arte e materiais que são típicos da região, comunidade ou cultura local.
- Vivenciar situações de cuidado com sua própria produção e a dos colegas.
|
- Audição e percepção de sons e músicas.
- Linguagem musical, corporal e dramática.
- Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
- Ritmos.
- Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
- Músicas e danças.
- Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
- Recursos tecnológicos e midiáticos que produzem e reproduzem músicas.
- Diversidade musical de várias culturas, locais, regionais e globais.
- Paisagem sonora: sons naturais, humanos, industriais ou tecnológicos.
|
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
- Perceber sons da natureza: barulho de água, chuva, canto de pássaro, ruídos e sons dos animais, dentre outros.
- Perceber o som de diferentes fontes sonoras presentes no dia a dia: buzinas, despertador, toque do telefone, sino, apito, dentre outros sons.
- Perceber sons do entorno e estar atento ao silêncio.
- Perceber sons graves e agudos, fortes e fracos, curtos e longos, produzidos pelo corpo, objetos, instrumentos musicais convencionais ou não.
- Manipular e perceber os sons de instrumentos musicais diversos.
- Ouvir músicas de diferentes ritmos e estilos.
- Ouvir, cantar, dançar músicas de diversas culturas.
- Participar de brincadeiras cantadas do nosso folclore.
- Explorar possibilidades vocais ao cantar.
- Apreciar produções audiovisuais como musicais, brinquedos cantados, teatro de fantoches.
- Ouvir a própria voz ou de pessoas conhecidas por meio de gravações.
- Produzir sonoplastias.
- Conhecer instrumentos ou manifestações culturais que são típicas de sua cultura, região ou de outras culturas.
- Escutar e perceber músicas de diversos estilos musicais, por meio da audição de CDs, DVDs, rádio, MP3, computador ou por meio de intérpretes da comunidade.
|
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
[...] II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; [...]
SABERES E CONHECIMENTOS |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
- A língua portuguesa falada, em suas diversas funções e usos sociais.
- Palavras e expressões da língua.
- Identificação nominal.
- Linguagem oral.
|
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
- Expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio de diferentes linguagens, como a dança, o desenho, a mímica, a música, a linguagem escrita ou oral.
- Interagir com outras crianças fazendo uso da linguagem oral e tentando se fazer entender.
- Reconhecer-se quando é chamado e dizer o próprio nome.
- Reconhecer na oralidade o próprio nome e o das pessoas com quem convive.
- Combinar o uso de palavras e gestos para se fazer entender.
- Responder sim ou não quando questionada.
- Participar de brincadeiras que estimulem a relação dialógica entre o(a) professor(a)/criança e criança/criança.
- Utilizar palavras e expressões da língua para se comunicar.
- Combinar palavras para se expressar.
- Ampliar o vocabulário utilizado para se expressar.
- Escutar o outro.
|
- Patrimônio cultural.
- Linguagem oral.
- Gêneros textuais.
- Sonorização, rimas e aliterações.
|
(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
- Vivenciar brincadeiras com outras crianças e professores(as) acompanhando parlendas como “janela, janelinha”, “serra, serra, serrador”, “bambalalão” e outros.
- Confeccionar brinquedos a partir de materiais recicláveis para trabalhar sons e ritmos.
- Participar de brincadeiras cantadas.
- Escutar/imitar parlendas e participar de brincadeiras como corre-cotia produzindo diferentes entonações e ritmos.
- Completar cantigas e músicas com sons e rimas.
- Participar de brincadeiras de linguagem que exploram a sonoridade das palavras percebendo rimas e aliterações.
- Explorar e brincar com a linguagem, criando sons e reproduzindo rimas e aliterações.
- Imitar diferentes sons da fala, de animais, barulhos, músicas e outros.
- Participar de momentos de contação de textos poéticos.
|
- Patrimônio cultural e literário.
- Escuta, observação e respeito à fala do outro e textos literários.
- Sensibilidade estética em relação aos textos literários.
- Aspectos gráficos da escrita.
- Formação e ampliação de vocabulário.
|
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
- Participar de momentos de contação: contos, poesias, fábulas e outros gêneros literários.
- Escutar e atentar-se a leituras de histórias, poemas e músicas.
- Participar de momentos de leituras de textos em que o(a) professor(a) realiza a leitura apontada.
- Explorar diferentes gêneros textuais, observando ilustrações.
- Ouvir o nome e identificar objetos, pessoas, fotografias, gravuras, palavras e outros elementos presentes nos textos.
- Observar ilustrações dos livros buscando identificar sua relação com o texto lido.
|
- Linguagem oral.
- A língua portuguesa falada, em suas diversas funções e usos sociais.
- Gêneros discursivos orais, suas diferentes estruturas e tramas.
- Fatos da história narrada.
- Características gráficas: personagens e cenários.
|
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
- Participar de variadas situações de comunicação, escutando as narrativas de histórias e acontecimentos.
- Reconhecer personagens das histórias, cenários e identificar alguns acontecimentos.
- Responder perguntas referentes à história apontando para personagens e cenários.
- Oralizar o nome de alguns personagens das histórias contadas.
- Identificar a história pela capa do livro.
- Formular hipóteses e perguntas simples, a seu modo, sobre fatos, cenários e personagens.
- Identificar características dos personagens das histórias.
|
- Expressividade pela linguagem oral e gestual.
- A língua portuguesa falada, em suas diversas funções e usos sociais.
- Palavras e expressões da língua e sua pronúncia.
|
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
- Participar de variadas situações de comunicação.
- Expressar-se por meio de balbucios, palavras e frases simples transmitindo suas necessidades, desejos, sentimentos e percepção de mundo em relação aos textos e recursos audiovisuais observados.
- Emitir sons articulados e gestos observados nos recursos textuais e audiovisuais.
- Expressar-se em conversas, narrações e brincadeiras, ampliando seu vocabulário e fazendo uso de estruturas orais que aprimorem suas competências comunicativas.
|
- Criação e reconto de histórias.
- A língua portuguesa, em suas diversas funções e usos sociais.
- Relação entre imagem e narrativa.
- Repertório de textos orais que constituem o patrimônio cultural literário.
|
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
- Ouvir e nomear objetos, pessoas, personagens, fotografias e gravuras.
- Identificar histórias a partir de imagens.
- Oralizar histórias contadas, a seu modo.
- Participar de situações em que é convidado a contar histórias com o apoio de imagens, fotos ou temas disparadores.
|
- Usos e funções da escrita.
- Gêneros e suportes de textos.
|
(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.
- Manipular jornais, revistas, livros, cartazes, cadernos de receitas e outros, ouvindo e conhecendo sobre seus usos sociais.
- Ouvir e apreciar histórias e outros gêneros textuais, como: poemas, contos, literatura popular, lendas, fábulas, parlendas, músicas, etc.
- Participar de experiências que utilizem como recurso os portadores textuais como fonte de informação: revistas, jornais, livros, dentre outros.
|
- Gêneros textuais, seus autores, características e suportes.
- Sensibilidade estética em relação aos textos literários.
|
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
- Participar de situações de escuta envolvendo diferentes gêneros textuais.
- Vivenciar experiências lúdicas em contato com diferentes textos.
- Ter contato com diferentes suportes textuais observando e manipulando: jornal, livro de receitas, revistas, dentre outros.
|
- Marcas gráficas.
- Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
- Sensibilização para a escrita.
- Materiais e tecnologias variadas para a produção da escrita e seus diferentes usos.
|
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
- Presenciar situações significativas de leitura e escrita.
- Ter contato visual com sua imagem (foto), juntamente com a escrita do nome.
- Produzir marcas gráficas com diferentes suportes de escrita: brochinha, giz de cera, lápis, pincel e outros, conhecendo suas funções.
- Vivenciar registros em diferentes suportes: papel, papelão, plástico, dentre outros.
- Manipular revistas, jornais, livros e outros materiais impressos.
|
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais; [...]
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza; [...]
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais; [...]
SABERES E CONHECIMENTOS |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
- Manipulação, exploração e organização de objetos.
- Percepção dos elementos no espaço.
- Órgãos dos sentidos.
- Características físicas, propriedades e utilidades dos objetos.
- Textura, massa e tamanho dos objetos.
|
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
- Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e possibilidades:morder, chupar, produzir sons, apertar, encher, esvaziar, empilhar, afundar, flutuar, soprar, montar, lançar, jogar etc.
- Observar semelhanças e diferenças entre objetos.
- Manusear e explorar elementos do meio natural e objetos produzidos pelo homem.
- Participar de situações misturando areia e água, diversas cores de tinta e explorando elementos da natureza como: terra, lama, plantas etc.
- Manipular, explorar e organizar, progressivamente brinquedos e outros materiais realizando classificações simples.
- Explorar e descobrir as propriedades dos objetos e materiais: odor, cor, sabor, temperatura, tamanho.
- Observar os atributos dos objetos por meio da exploração: grande/pequeno, áspero/liso/macio, quente/frio, pesado/leve dentre outras possibilidades.
|
- Preservação do meio ambiente.
- Fenômenos naturais: luz solar, vento, chuva.
- Tempo atmosférico
- Elementos da natureza.
|
(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
- Perceber os elementos e fenômenos da natureza, a partir das práticas coletivas.
- Observar e descobrir diferentes elementos e fenômenos da natureza, ex.: luz solar, chuva, vento, dunas, lagoas, entre outros.
- Perceber os elementos da natureza explorando os espaços externos da instituição e incentivando a preservação do meio ambiente.
- Participar de momentos no ambiente externo em que perceba o calor e a luz solar.
- Participar de momentos dentro e fora da sala, em que sinta a presença do vento.
- Observar a chuva, seu som , bem como o fenômeno trovão.
- Ouvir músicas e histórias que envolvem a temática fenômenos da natureza.
- Oralizar sobre objetos, seres vivos e eventos naturais no ambiente.
|
- Plantas e seu habitat.
- Animais e seus modos de vida.
- Preservação do meio ambiente.
- Transformação da natureza.
- Elementos da natureza.
|
(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
- Observar e conhecer animais e plantas percebendo a existência de diferentes tipos de seres vivos.
- Perceber-se enquanto parte integrante do meio ambiente.
- Observar e ter contato com animais e plantas, nomeados pelo(a) professor(a).
- Conhecer o modo de vida de insetos e animais presentes no dia a dia.
- Conhecer plantas, suas características físicas, habitat e acompanhar seu crescimento.
- Experimentar em diferentes momentos o contato com elementos naturais em hortas e jardins.
- Ouvir músicas e histórias que envolvem a temática plantas, animais e meio ambiente.
- Participar de situações do cuidado com o meio ambiente: preservar as plantas e não maltratar animais.
|
- Linguagem matemática.
- Comparação da posição dos elementos no espaço.
- Noções espaciais de orientação, direção, proximidade, lateralidade, exterior e interior, lugar e distância.
- Noção temporal.
- Posição do corpo no espaço.
|
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
- Participar de momentos de exploração dos dias da semana com músicas.
- Conhecer os diferentes espaços da escola por meio de explorações que promovam a identificação de relações espaciais.
- Participar de situações realizando comandos: dentro, fora, em cima, embaixo, lado, frente, atrás e outros.
- Encontrar objetos ou brinquedos desejados nas situações de brincadeiras ou a partir de orientações do(a) professor(a) sobre a sua localização.
- Explorar o ambiente da escola considerando a localização de si e de elementos no espaço: frente, atrás, entre, em cima, embaixo, dentro, fora e outros.
- Manipular, experimentar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamento de si e dos objetos.
- Posicionar o corpo no espaço considerando ações como: subir, descer, abaixar e outros.
- Explorar o espaço por meio do corpo e dos sentidos, a fim de perceber formas e limites presentes em seu ambiente.
- Participar de situações que envolvam circuitos onde possa subir, descer, ir para frente e para trás e outros movimentos.
- Perceber noções de tempo ao ouvir comandos como: agora, depois e durante e ao observar situações da rotina.
- Identificar os momentos da rotina ou conversar sobre os acontecimentos do dia utilizando expressões temporais como antes, durante e depois.
|
- Propriedades dos objetos.
- Classificação dos objetos de acordo com atributos.
- Tamanho, forma e posição dos objetos.
- Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento e massa.
- Linguagem matemática.
|
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
- Explorar as propriedades físicas e funções dos objetos.
- Manipular, experimentar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamento de si e dos objetos.
- Explorar e descobrir as propriedades dos objetos e materiais: tamanho, massa, cor, forma, dentre outras.
- Participar de situações em que o(a) professor(a) nomeia os atributos dos objetos destacando semelhanças e diferenças.
- Agrupar os objetos, seguindo critérios: tamanho, peso, forma, cor dentre outras possibilidades.
- Perceber os atributos dos objetos atentando-se à fala e demonstração do(a) professor(a): objetos leves e pesados, objetos grandes e pequenos, objetos de cores diferentes, dentre outros.
|
- Noções de tempo.
- Transformações na natureza:dia e a noite
- Medidas e grandezas.
- Medidas padronizadas e não padronizadas de tempo.
- Linguagem matemática.
|
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
- Brincar no espaço externo explorando diversos movimentos corporais e experimentando diferentes níveis de velocidades.
- Participar de atividades de culinária, produções artísticas que envolvam: pintura, experiências com argila e outras situações para que adquiram noções do tempo de preparo ou secagem para estar pronto.
- Participar de situações em que o(a) professor(a) relaciona noções de tempo a seus ritmos biológicos, para perceber a sequência temporal em sua rotina diária: alimentar-se, brincar, descansar, tomar banho.
- Compreender o agora e o depois nos diferentes momentos do cotidiano de seu grupo construindo referências para apoiar sua percepção do tempo, por exemplo, ao pegar um livro entende-se que é o momento de escuta de histórias.
- Observar o céu, astros, estrelas e seus movimentos (dia e noite), para que percebam a passagem do tempo.
|
- Manipulação, exploração e organização de objetos.
- Contagem oral.
- Sistema de numeração decimal.
- Identificação e utilização dos números no contexto social.
- Sequência numérica.
- Linguagem matemática.
|
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
- Participar de brincadeiras que envolvam a recitação da sequência numérica por meio de cantigas, rimas, lendas e ou parlendas.
- Ter contato com números e contagem em situações contextualizadas e significativas, distribuição de materiais diversos, divisão de objetos, coleta de objetos, dentre outras situações.
- Participar de brincadeiras que envolvam a contagem oral.
- Perceber o uso da contagem por meio de diferentes experiências realizadas oralmente pelo(a) professor(a), para que o estabeleça noções de quantificação, progressivamente como: quadro de faltas e presenças e em outros momentos.
|
- Contagem oral.
- Números e quantidades.
- Linguagem matemática.
- Identificação e utilização dos números no contexto social.
- Representação de quantidades.
- Organização de dados.
|
(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
- Participar de brincadeiras envolvendo cantigas, rimas, lendas, parlendas ou outras situações que se utilizam de contagem oral e envolvam representação numérica.
- Observar contagens e registros de quantidades realizados pelo(a) professor(a).
- Participar de situações de agrupamento de elementos da mesma natureza em quantidades preestabelecidas.
- Participar de situações onde há o registro escrito de músicas e outros textos observando a grafia numérica.
|