SUMÁRIO

Matemática - 6º ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Números e Álgebra

Sistemas de numeração

Números naturais

Números racionais (não negativos)

(EF06MA01) Reconhecer, comparar, ordenar, ler, escrever e representar números naturais e números racionais não negativos cuja representação decimal é finita, fazendo uso, ou não, da reta numérica.

Compreender o contexto histórico dos números naturais e racionais, reconhecendo os números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal.

Números e Álgebra

Sistemas de numeração

Números naturais

Números racionais (não negativos)

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais não negativos em sua representação decimal.

Reconhecer diferentes sistemas de numeração, bem como sua utilização em diversos contextos.

Compreender e operar respeitando as características do Sistema de Numeração Decimal.

Números e Álgebra Números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação)

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas, extraídos de diferentes contextos, que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, e/ou expressões numéricas, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com ou sem uso de calculadora.

Compreender a potenciação de números naturais como uma multiplicação de fatores iguais e a radiciação como sua operação inversa.

Realizar estimativas, arredondamentos e cálculo mental para verificar a razoabilidade de uma resposta ou de um resultado em uma operação e/ou da resolução de um problema envolvendo números naturais.

Transpor para a linguagem matemática as informações contidas em um texto.

Números e Álgebra

Fluxograma para determinar a paridade de um número natural

Múltiplos e divisores de um número natural

Números primos e compostos

Números naturais

(EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).

Conhecer e identificar fluxogramas para compreender e representar informações.

Construir algoritmos em linguagem natural.

Números e Álgebra

Números naturais

Múltiplos e divisores

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9,
10, 100 e 1000.

Compreender a ideia de múltiplos e divisores de números naturais.

Classificar números naturais em pares e ímpares, primos e compostos.

Determinar o MMC e MDC de números naturais.

Números e Álgebra

Números naturais

Múltiplos e divisores

(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisores de números naturais.

Resolver e elaborar problemas envolvendo MMC e MDC de números naturais.

Números e Álgebra Números racionais (não negativos)

(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.

Reconhecer a fração como parte de um todo e a significação de numerador e denominador.

Reconhecer e obter frações equivalentes.

Reconhecer frações irredutíveis e simplificar frações.

Resolver e elaborar problemas envolvendo o conceito de equivalência de frações.

Números e Álgebra Números racionais (não negativos) (EF06MA08) Compreender, reconhecer que os números racionais não negativos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal e estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.
Números e Álgebra

Números naturais

Números racionais (não negativos)

(EF06MA09) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado e representação sejam um número natural, utilizando, ou não, a calculadora e outros recursos.
Números e Álgebra

Números naturais

Números racionais (não negativos)

(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição e/ou subtração com números racionais não negativos na representação fracionária com denominadores iguais e diferentes.
Números e Álgebra Números racionais (não negativos) (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação)

(EF06MA11) Resolver e elaborar problemas com números racionais não negativos na representação fracionária e decimal, envolvendo as operações fundamentais por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.

Desenvolver estratégias de arredondamento, estimativas e utilizar procedimentos de cálculo mental, para verificar a razoabilidade de respostas em um problema.

Números e Álgebra Números racionais (não negativos)

(EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.

Realizar estimativas e arredondamentos de números racionais não negativos para representá-los por meio de múltiplos das potências de 10 mais próxima.

Números e Álgebra

Números racionais (não negativos)

Porcentagem

(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em diferentes contextos, inclusive de educação financeira, entre outros.

Compreender o conceito de porcentagem.

Estabelecer relação entre número decimal, fração decimal e porcentagem.

Números e Álgebra   (EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar as propriedades para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
Números e Álgebra   (EF06MA15) Resolver e elaborar problemas, de diversos contextos, que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Geometrias Plano cartesiano

(EF06MA16) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1.º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Compreender os conceitos de ponto, reta e plano.

Identificar e localizar a posição de pontos no 1.º quadrante do plano cartesiano.

Identificar e construir polígonos por meio de localização de pontos no 1.º quadrante do plano cartesiano.

Geometrias

Geometria plana

Geometria espacial

(EF06MA17) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial, fazendo uso de diversos materiais.

Compreender o conceito de espaço geométrico (bi e tridimensional).

Reconhecer polígonos e sólidos geométricos (poliedros e corpos redondos).

Identificar, associar e construir sólidos geométricos (poliedros e corpos redondos) a partir de suas respectivas planificações.

Geometrias

Geometria plana

Geometria espacial

Geometrias não euclidianas

(EF06MA18) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.

Compreender os conceitos de paralelismo e perpendicularismo dos lados de polígonos.

Compreender as noções topológicas através dos conceitos de interior, exterior, fronteira, vizinhança, conexidade, curvas e conjuntos abertos e fechados.

Geometrias Geometria plana (EF06MA19) Identificar  e compreender as características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
Geometrias Geometria plana (EF06MA20) Identificar e compreender as características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
Geometrias Geometria plana (EF06MA21) Identificar, compreender e construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com ou sem o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
Geometrias Geometria plana (EF06MA22) Utilizar instrumentos de desenho ou softwares para representar retas paralelas e perpendiculares e construir quadriláteros, entre outros.
Geometrias Geometria plana (EF06MA23) Reconhecer e construir algoritmo que representam a resolução (passo a passo) de situações problemas envolvendo a geometria plana (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Grandezas e Medidas

Medidas de comprimento

Medidas de massa

Medidas de área

Medidas de volume

Medidas de tempo

(EF06MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

Compreender o conceito de grandeza.

Reconhecer e interpretar unidades de medida, seus múltiplos e submúltiplos.

Realizar transformações entre unidades de medida.

Operar com medidas de comprimento, massa, área, volume e tempo.

Resolver e elaborar problemas envolvendo grandezas e unidades de medidas.

Grandezas e Medidas Medidas de ângulos

(EF06MA25) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.

Compreender o conceito de ângulo. Reconhecer, comparar e classificar ângulos. Identificar ângulos nos polígonos.

Grandezas e Medidas Medidas de ângulos (EF06MA26) Resolver e elaborar problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
Grandezas e Medidas Medidas de ângulos (EF06MA27) Representar e determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de instrumentos de desenho e/ou tecnologias digitais.
Grandezas e Medidas

Medidas de comprimento

Medidas de área

(EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas, utilizando-se ou não, de instrumentos de desenho ou softwares.
Grandezas e Medidas

Medidas de comprimento

Medidas de área

(EF06MA29) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.

Analisar e descrever mudanças a partir da conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro e da área em ampliação e/ou redução da representação de um quadrado.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Tratamento da Informação Noções de probabilidade (EF06MA30) Representar e calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional não negativo (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
Tratamento da Informação

Dados

Tabelas

Gráficos

(EF06MA31) Ler, interpretar e identificar em tabelas e em diferentes tipos de gráficos, as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas).
Tratamento da Informação

Dados

Tabelas

Gráficos

(EF06MA32) Interpretar, analisar, resolver e elaborar problemas que envolvam dados de pesquisas de diferentes contextos (ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros) apresentadas pela mídia por meio de tabelas e diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar as conclusões, tornando os dados mais claros e objetivos.
Tratamento da Informação

Dados

Tabelas

Gráficos

(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro e representação das informações em textos, tabelas e diferentes tipos de gráficos.

Interpretar e analisar as informações presentes em tabelas, em diferentes tipos de gráficos e em textos, a partir de pesquisas realizadas em diferentes contextos.

Tratamento da Informação

Dados

Tabelas

Gráficos

Fluxogramas

(EF06MA34) Interpretar e desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.).

 

 

Recomendar esta página via e-mail: