SUMÁRIO

3.5.3. Crianças bem pequenas (2 anos)

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; [...]
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade; [...]
XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Valores para a vida em sociedade.
  • Cuidados com a organização do ambiente.
  • Respeito à individualidade e à diversidade de todos.
  • Família e escola.
  • Práticas sociais relativas à higiene.
  • Meu corpo e o do outro.
  • Nome próprio e do outro.

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

  • Interagir por meio de diferentes linguagens com professores(as) e crianças, estabelecendo vínculos.
  • Receber visitas e visitar crianças de outras turmas.
  • Conhecer e relacionar-se com profissionais e outros indivíduos da instituição.
  • Reconhecer seus familiares.
  • Perceber as consequências de suas ações com o outro em situações de amizade e conflito.
  • Demonstrar quando suas ações podem gerar conflitos ou afinidades.
  • Participar de atividades que envolvam cooperação, respeito e solidariedade com o outro.
  • Vivenciar experiências que envolvam o nome próprio das pessoas que fazem parte de seu círculo social para ampliar o repertório social.
  • Participar de tarefas de organização do ambiente.
  • Próprio corpo e suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • Confiança e imagem positiva de si.
  • Estratégias para resolver situações-problema.
  • Comunicação.

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

  • Explorar progressivamente o próprio corpo na perspectiva de conhecê-lo percebendo suas possibilidades e limites.
  • Reconhecer sua imagem corporal no espelho ou através de fotos.
  • Brincar com seu corpo por meio de gestos e movimentos.
  • Apontar partes do seu corpo e mostrar a correspondência destas em seus colegas.
  • Perceber características e possibilidades corporais e na conquista de objetivos simples.
  • Cuidar de sua apresentação pessoal e de seus pertences.
  • Expressar suas emoções e sentimentos de modo que seus hábitos, ritmos e preferências individuais sejam respeitadas no grupo em que convive.
  • Participar de momentos de escolha manifestando interesse e curiosidades
  • Realizar atividades que exijam autonomia como trazer ou levar objetos dentro da sala quando solicitada.
  • Solicitar ajuda quando está em dificuldade e auxiliar o colega quando este necessita.
  • Conhecer sua identidade, seu nome, suas histórias e suas características.
  • Patrimônio material e imaterial.
  • Atributos físicos e função social dos objetos.
  • Convívio e interação social.
  • Normas de convivência.
  • Meios de transporte.

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

  • Compartilhar brinquedos em suas atividades de explorações, investigações ou de faz de conta.
  • Participar de situações de interações e brincadeiras agindo de forma solidária e colaborativa.
  • Buscar colegas para iniciar uma brincadeira.
  • Manter interações que gradativamente tenham uma maior duração.
  • Brincar de faz de conta junto com outras crianças.
  • Brincar coletivamente em diversos espaços.
  • Utilizar e organizar diferentes espaços da instituição.
  • Participar progressivamente de brincadeiras coletivas compartilhando objetos.
  • Manifestar curiosidade e autonomia ao explorar objetos e espaços.
  • Respeitar as regras dos espaços: banheiro, refeitório, sala de aula, conhecendo a função de cada um.
  • Identificar seus pertences demonstrando cuidados com os mesmos e com os de seus colegas.
  • Conhecer e nomear os diferentes meios de transportes e suas características.
  • Sensações, emoções e percepções.
  • Comunicação.
  • Linguagem oral e corporal.
  • Nome próprio e do outro.

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

  • Participar de situações de brincadeira buscando compartilhar enredos e cenários.
  • Usar expressões faciais para apoiar seus relatos de situações vividas ou sua opinião diante dos questionamentos sobre uma história escutada.
  • Expressar sensações, sentimentos, desejos e ideias que vivencia e observa no outro por meio de diferentes linguagens.
  • Expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio da dança, da música ou da arte.
  • Participar de situações que envolvam relatos simples de acontecimentos sobre vivências.
  • Interagir com pessoas de diferentes idades, em situações do dia a dia.
  • Estabelecer relações com os colegas através de diferentes brincadeiras.
  • Reconhecer na oralidade o próprio nome e dos colegas em diferentes situações.
  • Cooperar com os colegas ou professor(a) quando solicitada.
  • Próprio corpo e do outro.
  • Características físicas.
  • Afetividade nas convivências sociais.
  • Outras pessoas, tempos e culturas.
  • Corpo humano.

(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

  • Perceber o próprio corpo e o do outro.
  • Reconhecer a representação do próprio corpo e das demais crianças da turma por meio de registros gráficos e fotos.
  • Identificar progressivamente suas características físicas, reconhecendo diferenças com as de seus colegas.
  • Reconhecer a si mesma e ao outro como seres sociais com características próprias que convivem em grupos.
  • Brincar de faz de conta assumindo diferentes papéis e imitando ações e comportamentos de seus colegas, expandindo suas formas de expressão e representação.
  • Relacionar-se com outras crianças respeitando suas formas diferentes de agir.
  • Demonstrar afeto e respeito ao outro.
  • Normas de convívio social.
  • Regras de jogos e brincadeiras.

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

  • Participar de brincadeiras que estimulem a relação entre o(a) professor(a)/criança e criança/criança.
  • Participar da construção e respeitar normas e combinados de convívio social, de organização e de utilização dos espaços da instituição.
  • Começar a seguir, de forma gradativa, regras simples de convívio em momentos de alimentação, cuidado com a saúde e brincadeiras.
  • Conhecer e participar dos ritos, festas ou celebrações típicas de diversas culturas.
  • Reconhecimento e respeito às diferenças.
  • Procedimentos dialógicos para a resolução de conflitos.

(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

  • Resolver os conflitos relacionais com ajuda do(a) professor(a) em situações de brincadeira.
  • Desenvolver ações, gradativamente para resolver conflitos.
  • Reconhecer o(a) professor(a) como apoio para ajudar a resolver conflitos nas brincadeiras e interações com outras crianças.
  • Expressar suas emoções em situações de conflitos, como, por exemplo, aceitar ajuda e conseguir acalmar-se com o apoio do(a) professor(a) ao vivenciar um conflito relacional.
  • Perceber o diálogo como recurso para resolver conflitos.
  • Realizar a escuta do outro, respeitando suas escolhas e desejos.
  • Saber desculpar-se quando sua atitude desrespeitar o outro, percebendo que suas atitudes geram consequências positivas ou negativas.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
I - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar; [...]
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; [...]<>/p

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Coordenação motora ampla: equilíbrio, destreza e postura corporal.
  • Manifestações culturais.
  • Orientação espacial.
  • Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • O corpo do outro.

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

  • Explorar o próprio corpo na perspectiva de conhecê-lo, sentindo os seus movimentos, ouvindo seus barulhos, conhecendo suas funções e formas de funcionamento.
  • Vivenciar brincadeiras de esquema corporal, de exploração e a expressão corporal diante do espelho, utilizando as diferentes formas de linguagens e percebendo suas características específicas.
  • Observar e imitar gestos e movimentos típicos dos profissionais da escola e de sua comunidade próxima.
  • Participar de brincadeiras com cantigas, rimas, lendas, parlendas ou outras situações que envolvam movimentos corporais.
  • Cantar canções imitando os gestos ou seguir ritmos diferentes de músicas com movimentos corporais.
  • Criar movimentos e gestos a partir de apresentações artísticas.
  • Conhecer os objetos, materiais, expressões culturais corporais, danças, músicas e brincadeiras que são típicas de sua região, de sua cultura.
  • Coordenação motora ampla: equilíbrio, destreza e postura corporal.
  • Manifestações culturais.
  • Orientação espacial.
  • Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • O corpo do outro.

(EI02CG01) Continuação.

  • Imitar movimentos fazendo relações entre a situação vivida e o enredo, cenários e personagens em situação de faz de conta.
  • Identificar partes do corpo na perspectiva de conhecê-lo.
  • Expressar, por meio do corpo, de seus gestos e movimentos confortos e desconfortos.
  • Perceber o desconforto do colega e oferecer acolhimento.
  • Explorar o ambiente da sala de aula e outros espaços da unidade e lugares externos.
  • Brincar nos espaços externos e internos com obstáculos que permitem empurrar, rodopiar, balançar, escorregar, equilibrar-se, arrastar, engatinhar, levantar, subir, descer, passar por dentro, por baixo, saltar, rolar, virar cambalhotas, perseguir, procurar, pegar, etc., vivenciando limites e possibilidades corporais.
  • Chutar, pegar, manusear, mover e transportar objetos com diferentes características.
  • O corpo e o espaço.
  • Motricidade.
  • Jogos expressivos de linguagem corporal.
  • Noções espaciais: dentro, fora, perto, longe, embaixo, em cima, de um lado, do outro, esquerda, direita, frente, atrás etc.
  • Orientação espacial.
  • Ambiente escolar.

(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

  • Explorar o espaço ao seu redor fazendo movimentos como saltar, correr, se arrastar e outros.
  • Localizar um brinquedo e buscá-lo.
  • Brincar com os colegas de esconder e achar brinquedos no espaço.
  • Experimentar novas explorações a partir de diferentes perspectivas, olhando pela janela, em cima da mesa ou do escorregador do parque etc.
  • Observar e imitar seus colegas nas diferentes formas de exploração do espaço escolar e extraescolar.
  • Percorrer trajetos inventados espontaneamente ou propostos: circuitos desenhados no chão, feitos com corda, elásticos, tecidos, mobília e outros limitadores e obstáculos para subir, descer, passar por baixo, por cima, por dentro, por fora, na frente, atrás, contornar e outros.
  • Explorar o espaço ambiente da escola considerando a localização de seus elementos no espaço: frente, atrás, separado e junto, entre, em cima e embaixo, dentro, fora e etc.
  • Participar de situações em que o(a) professor(a) demonstra a localização de objetos: frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc.
  • Participar de situações que envolvam comandos: dentro, fora, perto, longe, em cima, no alto, embaixo, ao lado, na frente, atrás, como: colocar as bolinhas dentro da caixa, guardar a boneca na frente do carrinho, sentar ao lado do colega, dentre outras possibilidades.
  • Empurrar e puxar brinquedos enquanto anda realizando alguns comandos: puxar o brinquedo para frente, para trás, de um lado para o outro etc.
  • Reconhecer o local onde se encontram seus pertences pessoais.
  • O corpo e seus movimentos.
  • Esquema corporal.
  • Dança.
  • Imitação como forma de expressão.
  • Motricidade: equilíbrio, destreza e postura corporal.

(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

  • Explorar o espaço ao seu redor fazendo movimentos como: correr, lançar, galopar, pendurar-se, pular, saltar, rolar, arremessar, engatinhar e dançar livremente ou de acordo com comandos dados em brincadeiras e jogos.
  • Participar de situações de deslocamento e movimento do corpo fora e dentro da sala.
  • Deslocar-se em ambientes livres ou passando por obstáculos que permitam pular, engatinhar, correr, levantar, subir, descer, dentre outras possibilidades.
  • Explorar espaços maiores, com mais desafios, variando os movimentos e mostrando maior domínio sobre eles.
  • Deslocar-se de diferentes modos: andando de frente, de costas, correndo, agachando, rolando, saltando etc.
  • Realizar atividades corporais e vencer desafios motores.
  • Descobrir diferentes possibilidades de exploração de um mesmo espaço e compartilhar com os colegas.
  • Descrever seus movimentos enquanto os realiza.
  • Dançar, executando movimentos variados.
  • Participar de jogos de imitação, durante brincadeiras, contação de histórias e outras possibilidades.
  • Práticas sociais relativas à higiene.
  • Materiais de uso pessoal.
  • Hábitos alimentares, de higiene e descanso.
  • Cuidados com a saúde.

(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

  • Cuidar progressivamente do próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
  • Participar de momentos como: limpar-se, lavar as mãos, vestir-se e alimentar-se solicitando ajuda.
  • Participar de práticas de higiene com crescente autonomia.
  • Identificar os cuidados básicos ouvindo as ações a serem realizadas.
  • Conhecer o material de uso pessoal.
  • Usar utensílios apropriados nos momentos de alimentação e higienização
  • Utilizar o assento sanitário.
  • Experimentar alimentos diversos.
  • Vivenciar práticas que desenvolvam bons hábitos alimentares: consumo de frutas, legumes, saladas e outros.
  • Elementos do meio natural e cultural.
  • Materiais e tecnologias para a produção da escrita.
  • Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear.
  • Os objetos, suas características, propriedades e funções.

(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

  • Conhecer e explorar novos objetos, seus usos ou funções.
  • Coordenar o movimento das mãos para segurar o giz de cera, canetas, lápis e fazer suas marcas gráficas
  • Adaptar a forma como segura instrumentos gráficos: pincel grosso, pincel de rolinho, giz de cera, giz pastel e outros para conseguir diferentes marcas gráficas.
  • Manusear diferentes riscadores em suportes e planos variados.
  • Manusear gradativamente a tesoura, descobrindo seu uso.
  • Pintar, desenhar, rabiscar, folhear, recortar utilizando diferentes recursos e suportes.
  • Explorar jogos de montar, empilhar e encaixar.
  • Participar de situações que envolvam o rasgar, o enrolar e o amassar.
  • Modelar diferentes formas, de diferentes tamanhos com massinha ou argila.
  • Explorar livros de materiais diversos: plástico, tecido, borracha, papel.
  • Virar páginas de livros, revistas, jornais e etc. com crescente habilidade.
  • Conhecer brinquedos ou jogos de sua cultura local.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Percepção e produção sonora.
  • Audição e percepção musical.
  • Execução musical (imitação).
  • Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
  • Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Melodia e ritmo.
  • Diferentes instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Canto.

(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

  • Conhecer e explorar materiais, objetos e instrumentos musicais.
  • Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais.
  • Reconhecer e diferenciar sons dos objetos sonoros e dos instrumentos musicais.
  • Buscar adequar os sons produzidos com os diferentes objetos ou instrumentos ao ritmo da música.
  • Ouvir, imitar e produzir sons de alturas e durações variadas com o corpo, com instrumentos convencionais ou não e materiais diversos para acompanhar diversos ritmos de música.
  • Participar da construção de instrumentos musicais, utilizando-os para execução musical.
  • Explorar possibilidades vocais e instrumentos para produzir sons agudos e graves, fortes e fracos, longos e curtos.
  • Conhecer instrumentos musicais, objetos ou canções que são típicos da cultura local e regional.
  • Ouvir e conhecer produções artísticas de diferentes culturas.
  • Perceber e identificar os sons da natureza e reproduzi-los.
  • Completar músicas conhecidas com palavras, onomatopeias e outros sons.
  • Explorar diversos objetos e materiais sonoros, compreendendo que os mesmos produzem sons, sentindo a vibração de cada material.
  • Suportes, materiais, instrumentos e técnicas das Artes Visuais e seus usos.
  • Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, espaços, formas, etc.
  • Órgãos dos sentidos.
  • Propriedade dos objetos:formas e tridimensionalidade.
  • Estratégias de apreciação estética
  • Obras de arte.

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

  • Manipular diversos materiais das Artes Visuais e plásticas explorando os cinco sentidos.
  • Explorar as formas dos objetos percebendo suas características.
  • Conhecer objetos e materiais que são típicos da região, comunidade ou cultura local.
  • Experimentar diversas possibilidades de representação visual bidimensionais e tridimensionais.
  • Participar da criação de objetos tridimensionais com materiais diversos: caixas, embalagens, tecidos, tintas, tampinhas, argila, massa de modelar e outros.
  • Criar objetos tridimensionais com argila e massa de modelar a partir de seu próprio repertório, explorando diferentes elementos, como forma, volume, textura, planos e outros.
  • Participar da criação de objetos tridimensionais com materiais diversos: caixas, embalagens, tecidos, tintas, tampinhas, argila, massa de modelar e outros.
  • Explorar superfícies tridimensionais com texturas diversas: pedrinhas, sementes, algodão, argila e outros.
  • Manipular materiais de diferentes texturas: lisas, ásperas, macias e outras.
  • Manipular jogos de encaixe e de construção, explorando cores, formas e texturas.
  • Apreciar diferentes imagens e elementos tridimensionais (objetos, revistas, fotos, produções coletivas e obras de arte).
  • Cuidar e apreciar a sua própria produção e a dos colegas.
  • Audição e percepção de sons e músicas.
  • Linguagem musical, corporal e dramática.
  • Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
  • Ritmos.
  • Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Músicas e danças.
  • Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Recursos tecnológicos e midiáticos que produzem e reproduzem músicas.
  • Diversidade musical de várias culturas, locais, regionais e globais.
  • Paisagem sonora: sons naturais, humanos, industriais ou tecnológicos
  • Apreciação e produção sonora.
  • Canto.
  • Manifestações culturais.
  • Melodias diversas.

(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

  • Perceber sons do entorno e estar atento ao silêncio.
  • Perceber sons da natureza: barulho de água/ chuva, canto de pássaro, ruídos e sons dos animais, dentre outros.
  • Explorar e identificar possibilidades sonoras de objetos de seu cotidiano ou de instrumentos musicais.
  • Perceber o som de diferentes fontes sonoras presentes no dia a dia: buzinas, despertador, toque do telefone, sino, apito dentre outros.
  • Ouvir a própria voz em gravações ou em músicas interpretadas pelo grupo e identificar-se.
  • Ouvir vozes gravadas de pessoas conhecidas cantando.
  • Participar de canções e brincadeiras cantadas apresentadas pelo professor(a) ou seus colegas.
  • Reproduzir sons ou canções conhecidas e usar em suas brincadeiras.
  • Conhecer objetos, canções, instrumentos ou manifestações culturais que são típicas de sua cultura, região ou de outras culturas.
  • Ouvir canções de diferentes culturas buscando cantar e imitar gestos característicos.
  • Explorar possibilidades musicais para perceber diferentes sons, melodias e ritmos.
  • Reconhecer cantigas de roda e suas formas de brincar.
  • Participar de brincadeiras cantadas do nosso folclore.
  • Apreciar produções audiovisuais como musicais, brinquedos cantados, teatro de fantoches.
  • Escutar e perceber músicas de diversos estilos musicais, por meio da audição de CDs, DVDs, rádio, MP3, computador ou por meio de intérpretes da comunidade.
  • Perceber sons graves e agudos, fortes e fracos, curtos e longos, produzidos pelo corpo, objetos, instrumentos musicais convencionais ou não.
  • Imitar e reproduzir sonoplastias.
  • Explorar possibilidades vocais ao cantar.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • A língua portuguesa falada, em suas diversas funções e usos sociais.
  • Palavras e expressões da língua.
  • Identificação nominal.
  • Linguagem oral.
  • Vocabulário.

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

  • Expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio de diferentes linguagens, como a dança, o desenho, a mímica, a música, a linguagem escrita ou oral.
  • Participar de variadas situações de comunicação.
  • Oralizar sobre suas atividades na instituição ou vivências fora dela.
  • Iniciar diálogos estruturados e ter atenção ao escutar o outro.
  • Combinar palavras para se expressar usando verbos e adjetivos.
  • Interagir com outras pessoas por meio de situações mediadas pelo(a) professor(a).
  • Responder a pergunta “quem é você?” com o nome e também a outras perguntas investigativas.
  • Formular perguntas.
  • Interagir com outras crianças fazendo uso da linguagem oral e tentando se fazer entender.
  • Ampliar seu vocabulário por meio de músicas, narrativas, poemas, histórias, contos, parlendas, rodas de conversas e brincadeiras para desenvolver sua capacidade de comunicação.
  • Levantar hipóteses sobre as situações de aprendizagem que vivencia oralizando suas ideias e opiniões.
  • Sons e ritmos.
  • Manifestações culturais.
  • Patrimônio cultural, literário e musical.
  • Linguagem oral.
  • Gêneros textuais.
  • Rimas e aliterações.
  • Sons da língua e sonoridade das palavras.

(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

  • Identificar sons da natureza e de objetos da cultura humana.
  • Confeccionar brinquedos, a partir de materiais recicláveis para trabalhar sons e ritmos.
  • Utilizar materiais estruturados e não estruturados para criar sons rítmicos ou não.
  • Participar de situações que envolvam cantigas de roda e textos poéticos.
  • Declamar poesias, parlendas e brincadeiras como corre-cotia produzindo diferentes entonações e ritmos.
  • Criar sons enquanto canta.
  • Participar de brincadeiras de linguagem que também exploram a sonoridade das palavras.
  • Explorar e brincar com a linguagem, criando sons e reconhecendo rimas e aliterações.
  • Conhecer textos poéticos e cantigas de roda típicos da sua cultura.
  • Escrita e ilustração.
  • Direção de leitura: de cima para baixo, da esquerda para a direita
  • Patrimônio cultural e literário.
  • Escuta, observação e respeito à fala do outro e textos literários.
  • Sensibilidade estética em relação aos textos literários.
  • Aspectos gráficos da escrita.
  • Vocabulário.
  • Portadores textuais.
  • Gêneros Textuais.

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

  • Ouvir, visualizar e apreciar histórias, bem como outros textos literários: poemas, parlendas, contos, literaturas, lendas, fábulas, músicas etc.
  • Manusear diferentes portadores textuais e ouvir sobre seus usos sociais.
  • Participar de momentos de contação de histórias com base em imagens.
  • Observar as ilustrações dos livros buscando identificar sua relação com o texto lido.
  • Fazer uso de diferentes técnicas, materiais e recursos gráficos para produzir ilustrações.
  • Participar de momentos de leitura de textos em que o(a) professor(a) realiza a leitura apontada percebendo que palavras representam ideias.
  • Linguagem oral.
  • A língua portuguesa falada, em suas diversas funções e usos sociais.
  • Gêneros discursivos orais, suas diferentes estruturas e tramas.
  • Fatos da história narrada.
  • Características gráficas: personagens e cenários.
  • Vocabulário.

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

  • Reconhecer cenários de diferentes histórias.
  • Identificar personagens e/ou cenários e descrever suas características.
  • Identificar características dos personagens das histórias.
  • Identificar os personagens principais das histórias nomeando-os.
  • Responder a questionamentos sobre as histórias narradas.
  • Formular perguntas simples, a seu modo, sobre fatos da história narrada, personagens e cenários.
  • Ordenar partes do texto segundo a sequência da história apoiado por ilustrações.
  • Vivências culturais:histórias, filmes ou peças teatrais.
  • Expressividade pela linguagem oral e gestual.
  • A língua portuguesa falada, em suas diversas funções e usos sociais.
  • Palavras e expressões da língua e sua pronúncia.
  • Vocabulário.
  • Relação entre imagem ou tema e narrativa.

(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

  • Expressar-se verbalmente em conversas, narrações e brincadeiras, ampliando seu vocabulário e fazendo uso de estruturas orais que aprimorem suas competências comunicativas.
  • Conhecer o conteúdo e o propósito de diferentes mensagens em diversos contextos.
  • Participar de situações de conversas em grandes e pequenos grupos ou duplas, relatando suas experiências pessoais e escutando o relato dos colegas.
  • Recontar histórias, identificando seus personagens e elementos.
  • Contar histórias ou acontecimentos oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
  • Assistir filmes e peças teatrais.
  • Participar de relatos de acontecimentos vividos, observados em histórias, filmes ou peças teatrais.
  • Criação e reconto de histórias.
  • A língua portuguesa falada, em suas diversas funções e usos sociais.
  • Relação entre imagem e narrativa.
  • Repertório de textos orais que constituem o patrimônio cultural literário.
  • Vocabulário.

(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

  • Oralizar contextos e histórias contadas, a seu modo.
  • Recontar histórias ao brincar de faz de conta.
  • Participar de situações em que é convidado a contar ou criar histórias com ou sem o apoio de imagens, fotos ou temas disparadores.
  • Ouvir e nomear objetos, pessoas, personagens, fotografias e gravuras para ampliar o vocabulário.
  • Relacionar diferentes histórias conhecidas.
  • Usos e funções da escrita.
  • Gêneros e suportes de textos.
  • Escuta e apreciação de gêneros textuais.

(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.

  • Ouvir histórias e outros gêneros textuais: poemas, contos, literatura popular, lendas, fábulas, parlendas, músicas, etc.
  • Manipular jornais, revistas, livros, cartazes, cadernos de receitas e outros ouvindo sobre seus usos sociais.
  • Participar de experiências que utilizem como recurso os portadores textuais como fonte de informação: revistas, jornais, livros, dentre outros.
  • Conhecer diferentes portadores textuais, buscando fazer uso deles segundo seus usos sociais.
  • Folhear livros contando suas histórias para seus colegas em situações de livre escolha.
  • Gêneros textuais, seus autores, características e suportes.

(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

  • Apreciar e participar de momentos de contação de histórias realizados de diferentes maneiras.
  • Brincar recitando parlendas.
  • Participar de situações de exploração de portadores de diferentes gêneros textuais em brincadeiras ou atividades de pequenos grupos.
  • Participar de situações de escuta envolvendo diferentes gêneros textuais percebendo suas funções.
  • Vivenciar experiências lúdicas em contato com diferentes textos.
  • Participar de atividades de culinária fazendo uso de livros de receitas etc.
  • Marcas gráficas.
  • Marcas gráficas de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Produção gráfica.
  • Sensibilização para a escrita.
  • Materiais e tecnologias variadas para a produção da escrita: lápis, caneta, giz, computador e seus diferentes usos.
  • Apreciação gráfica.

(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

  • Presenciar situações significativas de leitura e escrita para compreender a sua função social.
  • Produzir marcas gráficas com diferentes suportes de escrita conhecendo suas funções.
  • Conceber seus desenhos como uma forma de comunicação.
  • Registrar vivências em diferentes suportes: papel, papelão, plástico, dentre outros.
  • Manipular revistas, jornais, livros e outros materiais impressos para conhecer diferentes suportes de leitura e escrita.
  • Interagir com livros e letras de materiais resistentes e adequados à faixa etária (Ex. Livros de banho, letras de madeira e outros).

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais; [...]
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza; [...]
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Manipulação, exploração e organização de objetos.
  • Características físicas, propriedades e utilidades dos objetos.
  • Classificação dos objetos.
  • Patrimônio material e imaterial.
  • Percepção dos elementos no espaço.
  • Órgãos dos sentidos.
  • Textura, massa e tamanho dos objetos.

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

  • Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e possibilidades:morder, chupar, produzir sons, apertar, encher, esvaziar, empilhar, fazer afundar, flutuar, soprar, montar, construir, lançar, jogar etc.
  • Identificar e manusear elementos do meio natural e objetos produzidos pelo homem.
  • Observar e nomear alguns atributos dos objetos que exploram.
  • Explorar e identificar semelhanças e diferenças entre objetos.
  • Manipular, explorar e organizar progressivamente brinquedos e outros materiais descrevendo semelhanças e diferenças e fazendo classificações simples.
  • Perceber e oralizar semelhanças e diferenças entre objetos por meio da observação e manuseio: grande/pequeno, áspero/liso/macio, quente/frio, pesado/leve, dentre outras possibilidades.
  • Participar de situações misturando areia e água, diversas cores de tinta e explorando elementos da natureza como: terra, lama, plantas etc.
  • Relação espaço-temporal.
  • Preservação do meio ambiente.
  • Fenômenos naturais: luz solar, vento, chuva.
  • Tempo atmosférico.
  • Elementos da natureza.
  • Água.

(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

  • Participar de práticas coletivas nas quais possa ser estimulada a
  • Perceber os elementos da natureza explorando os espaços externos da instituição
  • Observar fenômenos da natureza como chuva, vento, luz solar e sombra.
  • Participar de momentos no em que perceba o calor e a luz solar.
  • Participar de momentos dentro e fora da sala, em que sinta a presença do vento.
  • Observar a chuva, seu som e outras sensações características (cheiro e vibrações), bem como do fenômeno trovão e suas características.
  • Vivenciar e reconhecer os fenômenos atmosféricos: chuva, sol, vento, nuvem, etc.
  • Fazer observações para descobrir diferentes elementos e fenômenos da natureza, como: luz solar, chuva, vento, dunas, lagoas, entre outros.
  • Realizar investigações de como os fenômenos naturais ocorrem e quais suas consequências.
  • Falar sobre o que está vendo e o que está acontecendo, descrevendo mudanças em objetos, seres vivos e eventos naturais no ambiente.
  • Conhecer fenômenos naturais típicos de sua região e de todo planeta.
  • Usar ferramentas variadas para explorar o mundo e aprender como as coisas funcionam.
  • Ouvir músicas e histórias que envolvem a temática fenômenos da natureza.
  • Reconhecer a importância da água para os seres vivos, bem como a necessidade de seu uso racional.
  • Plantas, suas características e habitat.
  • Animais, suas características e seus modos de vida.
  • Seres vivos.
  • Preservação do meio ambiente.
  • Transformação da natureza.
  • Elementos da natureza.

(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

  • Identificar, pela exploração e observação, características que diferenciam os seres vivos de outros elementos e materiais de seu meio.
  • Perceber-se enquanto parte integrante do meio ambiente.
  • Observar e conhecer animais e plantas percebendo a existência de diferentes tipos de seres vivos.
  • Observar e ter contato com animais e plantas, nomeados pelo(a) professor(a).
  • Conhecer os animais, suas características físicas e habitat.
  • Explorar o modo de vida de insetos e animais presentes no dia a dia.
  • Observar, imitar e nomear algumas particularidades dos animais.
  • Conhecer plantas e acompanhar seu crescimento.
  • Experimentar em diferentes momentos o contato com elementos naturais em hortas e jardins.
  • Participar de situações do cuidado com o meio ambiente: preservar as plantas, não maltratar animais.
  • Ouvir músicas e histórias que envolvem as temáticas plantas, animais e meio ambiente.
  • Percepção do entorno.
  • Espaço físico e objetos.
  • Linguagem matemática.
  • Comparação dos elementos no espaço.
  • Noções espaciais de orientação, direção, proximidade, lateralidade, exterior e interior, lugar e distância.
  • Posição dos objetos.
  • Posição corporal.
  • Noção temporal.
  • Escola.

(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

  • Explorar o espaço por meio do corpo e dos sentidos, a fim de perceber elementos presentes em seu ambiente.
  • Participar de momentos de exploração dos
  • Realizar circuitos subindo, descendo, andando para frente, para trás, dentre outros.
  • Conhecer os diferentes ambientes da escola por meio de explorações que promovam a identificação de relações espaciais.
  • Explorar o ambiente da escola considerando a localização de si e de elementos no espaço.
  • Manipular, experimentar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamento de si e dos objetos.
  • Encontrar objetos ou brinquedos desejados nas situações de brincadeiras ou a partir de orientações do(a) professor(a) sobre a sua localização.
  • Posicionar o corpo no espaço a partir de orientações: Vem até aqui. Vamos subir? Você quer descer?
  • Compreender e realizar comandos: dentro, fora, em cima, embaixo, ao lado, frente, atrás, etc., identificando essas posições no espaço.
  • Identificar os momentos da rotina ou conversar sobre os acontecimentos do dia utilizando expressões temporais como antes, durante e depois.
  • Perceber noções de tempo ao compreender comandos como agora, depois e durante em situações rotineiras: depois do lanche vamos escovar os dentes; durante a brincadeira vamos comer uma fruta; antes de ir ao parque precisamos arrumar a sala e outros.
  • Propriedades e funções dos objetos.
  • Semelhanças e diferenças entre elementos.
  • Classificação.
  • Tamanho, forma e posição dos objetos.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento e massa.
  • Linguagem matemática.

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

  • Explorar objetos pessoais e do meio em que vive conhecendo suas características, propriedades e função social para que possa utilizá-los de forma independente de acordo com suas necessidades.
  • Manipular objetos de diferentes formas, a fim de observar diferenças e semelhanças entre eles.
  • Participar de situações em que o(a) professor(a) nomeia os atributos dos objetos destacando semelhanças e diferenças.
  • Explorar e descobrir as propriedades dos objetos e materiais: tamanho, peso, forma, cor, dentre outras possibilidades.
  • Relacionar e comparar objetos observando suas propriedades.
  • Observar e comparar com seus pares as diferenças entre tamanho, forma e massa.
  • Usar seus conhecimentos sobre os atributos de diferentes objetos para selecioná-los segundo suas intenções.
  • Agrupar os objetos, seguindo critérios mediados pelo(a) professor(a): tamanho, cor, peso, forma, dentre outras possibilidades.
  • Perceber os atributos dos objetos atentando-se à fala e demonstração do(a) professor(a): objetos leves e pesados, objetos grandes e pequenos, objetos de diferentes cores dentre outros.
  • Participar dos momentos de organização dos brinquedos da sala usando seus atributos para agrupá-los.
  • Noções de tempo.
  • Transformações na natureza:dia e noite.
  • Medidas e grandezas.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de tempo.
  • Linguagem matemática.
  • Sequência temporal.

(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

  • Brincar no espaço externo explorando diversos movimentos corporais e experimentando diferentes níveis de velocidades.
  • Participar de situações em que o adulto relaciona noções de tempo a seus ritmos biológicos, para perceber a sequência temporal em sua rotina diária: alimentar-se, brincar, descansar, tomar banho.
  • Compreender o agora e o depois nos diferentes momentos do cotidiano de seu grupo construindo referências para apoiar sua percepção do tempo, por exemplo, ao pegar um livro entende-se que é o momento de escuta de histórias.
  • Desenvolver noções de tempo: agora, depois, antes, amanhã, ontem, hoje, depressa, devagar, lento, rápido através de atividades que estimulem a percepção: andar em ritmos diferentes, planejar o que fará amanhã, relembrar atividades realizadas ontem etc.
  • Participar de atividades de culinária ou produções artísticas que envolvam: pintura, experiências com argila e outras situações para perceber a importância do tempo para esperar de preparo ou até secagem.
  • Observar o céu, astros, estrelas e seus movimentos (dia e noite), para perceber a passagem do tempo.
  • Explorar diferentes instrumentos de nossa cultura que usam número, grandezas e medidas de tempo, em contextos significativos como: calendário, termômetro, balança, relógio, ampulheta, ábaco, calculadora etc.
  • Manipulação, exploração e organização de objetos.
  • Contagem oral.
  • Sistema de numeração decimal.
  • Identificação e utilização dos números no contexto social.
  • Sequência numérica.
  • Linguagem matemática.
  • Relação objeto/ quantidade (ideia de correspondência).
  • Agrupamento dos elementos.

(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

  • Perceber o uso da contagem por meio de diferentes atividades realizadas oralmente pela professora.
  • Participar de brincadeiras que envolvam a recitação da sequência numérica por meio de cantigas, rimas, lendas e ou parlendas.
  • Realizar contagem oral durante brincadeiras.
  • Manipular, explorar, organizar brinquedos e outros materiais em agrupamentos de até 5 elementos e ir aumentando gradativamente.
  • Contagem oral.
  • Números e quantidades.
  • Linguagem matemática.
  • Identificação e utilização dos números no contexto social.
  • Representação de quantidades.
  • Sistema de numeração decimal.
  • Classificação.
  • Sequência numérica.

(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

  • Ter contato com números, identificá-los e usá-los nas diferentes práticas sociais em que se encontram.
  • Participar de situações que envolvam o registro de quantidades de forma convencional e não convencional em jogos, brincadeiras e situações do cotidiano.
  • Participar de jogos que envolvam números como boliche, jogos cantados como parlendas e outros.
  • Perceber os números em diferentes objetos da nossa cultura que possibilitem usar e pensar sobre o número em contextos significativos como: relógio, telefone, calendário etc.
  • Participar de situações onde há a observação do registro escrito de números para que se observe a grafia.
  • Participar de situações de agrupamento de elementos da mesma natureza em quantidades preestabelecidas.
Recomendar esta página via e-mail: