SUMÁRIO

3.5.1. Bebês (zero a 1 ano)

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS

Artigo 9.º DCNEIs – As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; [...]
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade; [...]
XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Valores e atitudes para a vida em sociedade.
  • Família e pessoas do convívio social.
  • Comunicação oral e corporal.

(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.

  • Perceber-se e se relacionar com outros indivíduos.
  • Conhecer e reconhecer seus familiares e outras pessoas do convívio social.
  • Perceber que pode se comunicar por meio de sorriso, choro, balbucio e gestos.
  • Oralizar em resposta a estímulos estabelecendo relações.
  • Demonstrar sentimento de afeição pelas pessoas com as quais interage.
  • Envolver-se em situações simples de dar e receber brinquedos, alimentos e demais elementos.
  • Lançar objetos e manifestar-se ao recebê-los de volta.
  • Brincar com outras crianças e adultos, imitando ou mostrando suas ações para estabelecer relações.
  • O próprio corpo
  • Corpo: possibilidades e limites.
  • Possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • Esquema corporal.
  • Motricidade: equilíbrio, destreza e postura corporal.

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

  • Explorar o próprio corpo na perspectiva de conhecê-lo, sentindo os seus movimentos, ouvindo seus barulhos, conhecendo suas funções e formas de funcionamento.
  • Conhecer e identificar as partes do corpo.
  • Identificar e brincar com sua própria imagem no espelho.
  • Participar de experiências em que o(a) professor(a) realiza movimentos com o seu corpo como por exemplo, “Serra, serra, serrador”.
  • Observar pessoas ou objetos que se movem em sua linha de visão e gradativamente ao seu redor.
  • Participar de brincadeiras que estimulem a relação com o outro.
  • Segurar e examinar objetos, explorando-os.
  • Explorar objetos de diversos materiais:borracha, madeira, metal, papel e outros, demonstrando curiosidade.
  • Experimentar novos movimentos ao explorar objetos ou brinquedos.
  • Esconder e achar objetos e pessoas.
  • Realizar progressivamente ações de engatinhar, andar, levantar, sentar, carregar, rastejar e outros.
  • Vivenciar brincadeiras com obstáculos que permitam empurrar, rodopiar, balançar, escorregar, equilibrar-se, arrastar, engatinhar, levantar, subir, descer, passar por debaixo, por cima, saltar, rolar, virar cambalhotas, perseguir, procurar, pegar.
  • Experienciar atividades de apertar, tocar, balançar, arremessar, empurrar, rolar, engatinhar, dançar e outros.
  • Assistir e participar de apresentações de danças, de vários estilos e ritmos, segundo suas possibilidades.
  • Brincar livremente e quando orientada realizar jogos de comando.
  • Cuidados com a organização do ambiente.
  • Profissionais e espaços da instituição.
  • Patrimônio material e imaterial.
  • Características físicas, propriedades e utilidades dos objetos.
  • Recursos tecnológicos e midiáticos.
  • Manifestações culturais.
  • Possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • Meios de transporte.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

  • Conhecer e relacionar-se com as crianças e profissionais da instituição.
  • Interagir com os(as) professores(as), funcionários(as) e outras crianças estabelecendo vínculos afetivos.
  • Interagir com crianças de diferentes turmas, em situações coletivas e pequenos grupos.
  • Explorar materiais diversos como: caixas, bolas, chocalhos, chapéus, óculos, panelas, brinquedos, instrumentos musicais e outros, em situações de interação social.
  • Explorar objetos de nossa cultura tecnológica: livros, rádio, gravador, máquina de calcular, telefone outros, interagindo com as demais crianças.
  • Brincar com jogos de encaixe e construção experimentando possibilidades de montar, desmontar ou empilhar e derrubar.
  • Perceber por meio dos sentidos os atributos dos objetos, brincando entre pares
  • Experienciar coletivamente objetos que estimulam a percepção visual, tátil e sonora.
  • Vivenciar tarefas como guardar brinquedos.
  • Participar de eventos culturais coletivos.
  • Oferecer brinquedos, objetos ou pedaços de alimento a outra pessoa.
  • Brincar livremente nos diversos espaços e ambientes escolares interagindo com outras crianças e adultos.
  • Visualizar imagens e escutar os nomes de meios de transportes que fazem parte do seu contexto.
  • Comunicação verbal, expressão e sentimentos.

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

  • Comunicar-se com seu professor(a) e colegas fazendo uso de diferentes formas de expressão, buscando contato e atenção durante as situações de interação.
  • Comunicar desejos e necessidades utilizando, gradativamente, gestos e movimentos, como: estender os braços pedindo colo, apontar para o banheiro quando sente vontade de urinar, colocar a mão na barriga para manifestar que está com fome, apontar para pessoas e objetos reconhecendo-os e outros.
  • Sorrir e oralizar em resposta a uma estimulação feita por outro sujeito.
  • Interagir com adultos e sentir-se confiante nas situações de cuidados pessoais.
  • Próprio corpo e o corpo humano.
  • Cuidados com o corpo.
  • Hábitos alimentares, de higiene e de descanso.
  • Cuidados com a saúde.
  • Expressão corporal.

(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

  • Manifestar desconforto ao necessitar ser trocado, ao estar com fome ou sono.
  • Demonstrar satisfação ao participar de rotinas relacionadas à sua alimentação, sono, descanso e higiene.
  • Interagir ao receber cuidados básicos ouvindo antecipadamente, as ações realizadas.
  • Participar de práticas de higiene, conhecendo o próprio corpo.
  • Conhecer e reconhecer o material de uso pessoal.
  • Vivenciar o contato com diferentes alimentos.
  • Expressar necessidades, emoções e sentimentos que vivencia.
  • Interagir com o outro ao receber aconchego nos momentos de choro e conflito.
  • Vivenciar dinâmicas de troca de afeto como abraço, gestos de carinho, segurar na mão e outras.
  • Expressar-se em jogos e brincadeiras corporais.
  • Respeito à individualidade e à diversidade.
  • Normas de convivência e combinados.

(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

  • Participar de momentos de interação com crianças da mesma idade, outras idades e adultos.
  • Comunicar-se com o outro imitando gestos, palavras e ações.
  • Perceber ações e expressões de seus colegas.
  • Experienciar momentos onde objetos e brinquedos são compartilhados.
  • Vivenciar normas e combinados de convívio social.
  • Identificar as pessoas que compõem o grupo familiar.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar; [...]
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Comunicação corporal.
  • Estado de tensão, movimento, relaxamento corporal.

(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

  • Expressar sentimentos e desejos produzindo reações corporais como choro, sorriso, balbucio e inquietações.
  • Ouvir o nome dos sentimentos que expressa.
  • Movimentar as mãos e os pés com o intuito de observar-se.
  • Movimentar as mãos com o intuito de alcançar e segurar objetos que chamem sua atenção.
  • Movimentar o corpo para alcançar objetos que estão próximos ou distantes.
  • Virar-se para visualizar ou alcançar objetos que lhe chamam a atenção.
  • Observar-se no espelho, explorando movimentos.
  • Reconhecer a sua imagem ao visualizar fotos.
  • Participar de situações coletivas de canto, dança, teatro e outras manifestando-se corporalmente.
  • Reagir positivamente frente a estímulos sensoriais.
  • Possibilidades corporais.
  • Orientação espacial.
  • Estado de tensão, movimentação e relaxamento corporal.
  • Movimento.

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

  • Explorar os espaços da instituição utilizando habilidades corporais como sentar, subir, descer, engatinhar, ficar em pé, rolar, deitar dentre outras possibilidades.
  • Pegar objetos que estão próximos.
  • Agarrar objetos e explorá-los.
  • Transferir objetos de uma mão para outra.
  • Lançar objetos acompanhando seu trajeto.
  • Colocar objetos em um recipiente e tirá-los.
  • Brincar com o próprio corpo agindo progressivamente com autonomia para ficar em pé, andar com crescente destreza, subir pequenos degraus e depois descer.
  • Bater palmas e realizar outros movimentos coordenados com as mãos.
  • Movimentar-se para alcançar objetos distantes.
  • Percorrer circuito simples, organizados com materiais diversos de acordo com suas habilidades motoras.
  • Imitação como forma de expressão.
  • Movimento.

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

  • Explorar possibilidades corporais como: engatinhar, andar, rolar, arrastar-se, dentre outras.
  • Perceber características de diferentes pessoas e animais.
  • Produzir movimentos e gestos com intencionalidade de imitar.
  • Movimentar-se ao som de músicas que retratam características sonoras e gestuais dos animais.
  • Movimentar-se livremente ou ao comando do(a) professor(a) imitando gestos de pessoas e animais.
  • Conhecer e movimentar-se imitando os animais típicos da região.
  • Cuidados com o corpo.
  • Práticas sociais relativas à saúde, higiene e alimentação.

(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.

  • Participar dos cuidados do seu corpo enquanto trocada ou higienizada.
  • Reconhecer o(a) professor(a) como auxiliador de suas ações.
  • Demonstrar através de gestos e expressões quando está suja ou com fome.
  • Alimentar-se demonstrando curiosidade pelos alimentos.
  • Buscar objetos de conforto para si ou para seus colegas.
  • Reconhecer os locais de higiene e alimentação, bem como onde estão seus pertences.
  • Perceber a importância dos cuidados com o corpo.
  • Preensão, encaixe e lançamento.
  • Os objetos e suas características.

(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.

  • Explorar diferentes materiais e suas características físicas.
  • Agarrar e segurar materiais estruturados e não estruturados de diferentes tamanhos, explorando-os.
  • Participar de atividades que desenvolvam o lançamento de bolas, almofadas e outros materiais.
  • Participar de atividades que envolvam encaixe/desencaixe de peças, apreensão e distribuição das peças em recipientes, dentre outras possibilidades.
  • Explorar objetos diversos de borracha, de madeira, de metal, de papel etc., apertando, mordendo, tocando, balançando, produzindo sons, arremessando, empurrando, puxando, rolando, encaixando, rosqueando, etc.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical [...];
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura [...];

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Linguagem sonora.
  • Percepção auditiva.
  • Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Estilos musicais.
  • Sons do corpo, dos objetos.
  • Melodia e ritmo.
  • Diversidade musical.
  • Paisagem sonora: sons naturais, humanos, industriais ou tecnológicos.

(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

  • Explorar o próprio corpo, os sons que emite e outras possibilidades corporais.
  • Experienciar sons com o corpo: bater palmas, bocejar, espirrar, bater os pés, chorar, gritar, rir, cochichar, roncar.
  • Explorar possibilidades vocais, como produzir sons: agudos e graves, fortes e fracos, longos e curtos.
  • Perceber sons do ambiente e na manipulação de objetos.
  • Explorar músicas de diferentes melodias, ritmos e estilos.
  • Vivenciar histórias e brincadeiras cantadas e dramatizadas.
  • Linguagem gráfica.
  • Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, linhas, espaços, formas etc.
  • Suportes, materiais e instrumentos das Artes Visuais.
  • Estratégias de apreciação estética.
  • Obras de Arte.

(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

  • Manusear e explorar diferentes materiais e superfícies desenvolvendo as sensações, com diferentes possibilidades percebendo as texturas.
  • Produzir marcas gráficas em diferentes suportes.
  • Rabiscar e pintar à sua maneira.
  • Explorar e reconhecer diferentes movimentos gestuais ao produzir marcas gráficas em diferentes suportes.
  • Explorar, observar, misturar e descobrir cores.
  • Manipular e explorar obras de arte, percebendo seus elementos visuais como: forma, espaço, cor, textura, linhas, ponto e outros, por meio da mediação do(a) professor(a).
  • Experienciar com tintas e materiais típicos da região como folhas, sementes, flores, terras de diferentes texturas e cores etc.
  • Linguagem musical, corporal e dramática.
  • Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
  • Ritmos.
  • Músicas e danças.
  • Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Recursos tecnológicos e midiáticos que produzem e reproduzem músicas.
  • Diversidade musical de várias culturas, locais, regionais e globais.
  • Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Paisagem sonora: sons naturais, humanos, industriais ou tecnológicos.

(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

  • Perceber o som de diferentes fontes sonoras presentes no dia a dia: buzinas, despertador, toque do telefone, sino, apito, dentre outros.
  • Conhecer e reconhecer sons de diferentes animais por meio de reprodução de áudios.
  • Perceber os sons e explorar diferentes instrumentos convencionais ou não, acompanhando brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
  • Perceber sons graves, agudos, fortes e fracos, curtos e longos de diferentes fontes sonoras.
  • Escutar músicas de diferentes estilos e em diferentes suportes.
  • Experienciar ritmos diferentes produzindo gestos e sons.
  • Perceber vozes gravadas de pessoas conhecidas.
  • Responder virando em direção ao som quando há mais de um estímulo sonoro presente.
  • Apreciar produções audiovisuais como musicais, brinquedos cantados, teatro de fantoches.
  • Escutar cantigas e músicas folclóricas da região paranaense e outras regiões.
  • Escutar e dançar músicas de diferentes culturas.
  • Imitar e reproduzir sonoplastias.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:

II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • A língua falada e suas diversas funções e usos sociais.
  • Linguagem oral.
  • Palavras e expressões da língua.
  • Identificação nominal.

(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.

  • Reconhecer a si mesmo e aos colegas em fotos, no convívio e no contato direto.
  • Participar de brincadeiras e cantigas típicas envolvendo os nomes das crianças da sua convivência.
  • Vivenciar experiência em que outras crianças ou professores(as) e funcionários citam seu nome.
  • Reconhecer seu nome quando chamado.
  • Verbalizar, a seu modo, o próprio nome e de outras crianças.
  • Patrimônio cultural, literário e musical.
  • Escuta, observação e respeito à fala do outro.
  • Linguagem, gêneros e suportes textuais.
  • Sons da língua e sonoridade das palavras.

(EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.

  • Participar de situações de escuta de poemas e músicas.
  • Cantar e participar articulando gestos e palavras.
  • Conhecer poemas e músicas típicas regionais.
  • Manipular diferentes suportes textuais de músicas e poemas.
  • Participar de jogos e brincadeiras de linguagem que explorem a sonoridade das palavras.
  • Patrimônio cultural, literário e musical.
  • Escuta, observação e respeito à fala do outro e textos literários.
  • Sensibilidade estética em relação aos textos literários.

(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

  • Ouvir a história e observar seus elementos.
  • Ampliar a capacidade de seleção de sons e direcionamento da escuta.
  • Perceber os diferentes sons.
  • Participar de situações que envolvam a leitura de textos, onde utiliza-se diferentes suportes.
  • Explorar as histórias, observando o adulto-leitor nos momentos de segurar o portador e de virar as páginas.
  • Imitar comportamentos do(a) professor(a) ou de seus colegas ao explorar livros.
  • Escutar histórias lidas, contadas com fantoches, representadas em encenações, escutadas em áudios e outras situações.
  • Personagens e cenários.
  • Elementos das histórias.
  • Vocabulário.

(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.

  • Observar e manusear livros com imagens, apontando fotos, figuras ou objetos conhecidos em ilustrações.
  • Observar e identificar personagens, elementos e cenários nas narrativas.
  • Interagir a estímulos do(a) professor(a), no decorrer das contações de histórias.
  • Ampliar o conjunto de palavras conhecidas fazendo uso destas ao oralizar sobre as histórias.
  • Conhecer e formar um repertório de histórias preferidas.
  • Conhecer livros com imagens típicas de seu território que são adequados para a faixa etária
  • Escuta, fala e expressões da língua.
  • Entonação de voz.
  • Linguagem oral e gestual.
  • Vocabulário.

(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.

  • Reproduzir sons e gestos realizados por outras crianças e professor(a), durante leitura de histórias ou ao cantar músicas.
  • Responder a estímulos sonoros realizados durante a contação de história ou ao cantar músicas desenvolvendo reações como assustar-se, entristecer-se, alegra-se, dentre outros.
  • Vocalizar em resposta aos estímulos das histórias e músicas.
  • Perceber os sentimentos dos personagens: tristeza, alegria, medo, dentre outros.
  • Comunicar-se por meio da vocalização, gestos ou movimentos nas situações de leitura de histórias e ao cantar músicas.
  • Brincar com enredos, objetos ou adereços, tendo como referência histórias conhecidas.
  • Observar e imitar entonações, gestos, movimentos ou expressões ao participar de situações de leitura de história, explorações de livros e ao cantar.
  • A comunicação e suas funções sociais.
  • Linguagem oral.
  • Gestos e movimentos.

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

  • Comunicar-se com professor(a) e colegas realizando diferentes formas expressão e buscando-se entender.
  • Responder a estímulos sorrindo ou parando de chorar.
  • Participar de experiências de interação que envolvem jogos corporais como, por exemplo, esconder partes do corpo e ter prazer ao encontrá-las, situações de dar e receber brinquedos ou outros objetos para que tenha a oportunidade de brincar, interagir e se comunicar.
  • Responder com gestos e outros movimentos com a intenção de comunicar-se.
  • Responder a perguntas simples com linguagem não verbal.
  • Executar gestos simples quando solicitada.
  • Usar palavras para designar objetos ou pessoas.
  • Imitar sons e gestos realizados por outras pessoas.
  • Expressar-se com gestos comuns de sua cultura, como: " dar tchau", brincar de barco emitindo o movimento e som do impacto nas águas, imitar o movimento e som do carro ao acelerar, dentre outras possibilidades.
  • Materiais gráficos e tecnologias audiovisuais.
  • Diferentes usos e funções da língua falada e escrita.
  • Gêneros e suportes de texto.

(EI01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).

  • Manipular livros, gibis, jornais, cartazes, revistas e outros.
  • Explorar diferentes tipos de materiais impressos imitando ações e comportamentos típicos de um leitor, como virar a página, apontar as imagens, usar palavras, gestos ou vocalizar na intenção de ler em voz alta o que está escrito.
  • Manipular e explorar instrumentos tecnológicos como: microfone, telefone, dentre outros percebendo suas funções.
  • Identificar o uso e a função de alguns recursos tecnológicos e midiáticos, por exemplo, dançando ou cantando quando o(a) professor(a) pega um CD, encenando frente a uma filmadora ou fazendo pose frente a uma máquina fotográfica.
  • Gêneros textuais e sensibilidade estética literária.

(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).

  • Participar de situações de escuta de diferentes gêneros textuais como: poemas, fábulas, contos, receitas e outros.
  • Perceber a variedade de suportes textuais observando e manipulando: jornais, livros de receitas, revistas, dentre outros.
  • Escutar poemas, parlendas e canções brincando com tecidos e outros materiais.
  • Materiais e tecnologias para a produção da escrita.
  • Registro escrito.
  • Gêneros e suportes de texto.

(EI01EF09) Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.

  • Participar de situações significativas de leitura e escrita.
  • Manipular e explorar revistas, jornais, livros e outros materiais impressos.
  • Explorar suportes textuais de materiais diversos: plástico, tecido, borracha, papel, dentre outros.
  • Registrar vivências utilizando diferentes suportes de escrita: tinta, giz de cera, carvão, dentre outros, conhecendo suas funções.
  • Explorar diferentes instrumentos e suportes de escrita em situações de brincadeira ou pequenos grupos.
  • Reconhecer os livros demonstrando preferência por algumas histórias ou poemas ao apontar para solicitar a leitura.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Percepção dos elementos no espaço.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Os objetos e suas características, propriedades e funções.
  • Odores, sabores, texturas, temperaturas, cores etc.

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

  • Manipular e explorar objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e suas possibilidades: morder, chupar, produzir sons, apertar, lançar, etc.
  • Explorar o espaço por meio do corpo e dos sentidos, a fim de perceber odores, cores, sabores, temperaturas e outras possibilidades presentes em seu ambiente.
  • Explorar espaços naturais e construídos percebendo-os com o corpo.
  • Manusear e explorar objetos naturais e industrializados observando suas formas e características.
  • Sentir o odor de diferentes elementos.
  • Observar as cores de elementos presentes em seu dia a dia.
  • Experimentar diferentes sabores com o intuito de desenvolver o paladar.
  • Experienciar com diferentes temperaturas: quente/frio.
  • Conhecer os alimentos típicos da região ampliando o contato com os alimentos, por exemplo, pela consistência: sólidos, pastosos, líquidos ou pelos odores e sabores.
  • Relação causa e efeito.
  • Fenômenos físicos: fusão, mistura, transformação.
  • Fenômenos químicos: produção, mistura, transformação.

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

  • Brincar com diferentes materiais percebendo a atividade de mover e remover objetos como: tirar e colocar em recipientes, colar e descolar objetos com velcro, dentre outras possibilidades.
  • Realizar ações como puxar ou arrastar brinquedos amarrados com barbantes.
  • Participar de atividades que envolvam mistura de corantes ou tinta para que perceba a reação.
  • Realizar pintura com diferentes misturas: terra com água, cola com corante, espuma com corante, dentre outras possibilidades.
  • Observar e vivenciar situações de contato com fenômenos da natureza, exemplo: chuva, vento, correnteza etc.
  • Elementos naturais: água, sol, ar e solo.
  • Seres vivos: pessoas, animais e plantas.
  • Instrumentos para observação e experimentação.

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

  • Interagir em diferentes espaços que permitem, por meio dos sentidos, a percepção dos elementos naturais: água, sol, ar, solo.
  • Perceber a existência de diferentes tipos de seres vivos observando animais e plantas.
  • Explorar ambientes naturais para que perceba pequenos animais e insetos.
  • Explorar ambientes naturais para que perceba diferentes vegetações.
  • Descobrir, por meio de seus sentidos, os seres vivos próximos do seu entorno.
  • Conhecer as características (tamanho, cheiro, som, cores, movimentos e etc.) dos seres vivos.
  • Apreciar e manifestar curiosidade frente aos elementos da natureza, se entretendo com eles.
  • Espaço.
  • Elementos do espaço.
  • Deslocamento e força.
  • Organização espacial.
  • Noções espaciais de orientação, direção, proximidade, lateralidade, exterior e interior, lugar, distância.
  • Estratégias para a resolução de situações-problema.

(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

  • Explorar elementos presentes no espaço percebendo suas características e possibilidades.
  • Brincar de deslocar elementos em um espaço como, puxar carrinhos amarrados com barbante, empurrar carrinhos de boneca ou de supermercados, deslocar materiais de um lado para outro e etc.
  • Movimentar-se de forma a explorar os espaços da instituição de forma autônoma e participativa.
  • Deslocar-se de diferentes formas: engatinhando, andando, rolando, arrastando-se.
  • Lançar objetos.
  • Acompanhar com os olhos os movimentos dos materiais e usar o corpo para explorar o espaço, virando-se para diferentes lados ou rastejando-se.
  • Ajudar a organizar brinquedos e outros objetos nos seus respectivos espaços.
  • Participar de situações que envolvam a resolução de problemas (superar desafios, passar por obstáculos e outras).
  • Diferenças e semelhanças entre os objetos
  • Órgãos dos sentidos.
  • Os objetos, suas características e propriedades.

(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

  • Manipular objetos com formas, cores, texturas, tamanhos e espessuras diferentes.
  • Participar de situações em que o(a) professor(a) nomeia os atributos dos objetos destacando semelhanças e diferenças.
  • Perceber objetos com características variadas:leves, pesados, pequenos, grandes, finos, grossos, roliços, e suas possibilidades de manuseio.
  • Explorar materiais com texturas variadas como: mole, macio, áspero, liso, duro, dentre outras.
  • Ritmos, velocidades e fluxos.
  • Noção Temporal.
  • Sequência Temporal.

(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

  • Participar de situações em que o(a) professor(a) relaciona noções de tempo a seus ritmos biológicos, para perceber a sequência temporal em sua rotina diária: alimentar-se, brincar, descansar, tomar banho.
  • Realizar movimentos corporais na mesma frequência dos ritmos musicais.
  • Realizar brincadeiras que envolvam fluxo e velocidade, como exemplo: serra, serra, serrador; bambalalão; dentre outras.
Recomendar esta página via e-mail: