3.5.1. Bebês (zero a 1 ano)
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS | |
Artigo 9.º DCNEIs – As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos: |
|
SABERES E CONHECIMENTOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
|
(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
|
|
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
|
|
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
|
|
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
|
|
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
|
|
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
|
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS | |
Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos: |
|
SABERES E CONHECIMENTOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
|
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
|
|
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
|
|
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
|
|
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
|
|
(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
|
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS | |
Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos: |
|
SABERES E CONHECIMENTOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
|
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
|
|
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
|
|
(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
|
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO | |
Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos: II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...] |
|
SABERES E CONHECIMENTOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
|
(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
|
|
(EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
|
|
(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
|
|
(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.
|
|
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
|
|
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
|
|
(EI01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).
|
|
(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).
|
|
(EI01EF09) Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
|
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES | |
Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos: |
|
SABERES E CONHECIMENTOS | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
|
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
|
|
(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
|
|
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
|
|
(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
|
|
(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
|
|
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
|