SUMÁRIO

3.5.2. Crianças bem pequenas (1 ano)

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; [...]
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade; [...]
XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Cuidados com a organização do ambiente.
  • Valores para a vida em sociedade.
  • Respeito à individualidade e à diversidade de todos.
  • Família e escola.

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

  • Conhecer e relacionar-se com outros indivíduos, e com profissionais da instituição.
  • Receber visitas e visitar crianças de outras turmas para vivenciar experiências.
  • Reconhecer seus familiares.
  • Vivenciar situações de convívio social com crianças de diferentes idades.
  • Perceber as consequências de suas ações com o outro em situações de amizade e conflito.
  • Vivenciar dinâmicas de troca de afeto percebendo a importância do abraço, fazer um carinho, entre outras.
  • Demonstrar sentimentos de afeição pelas pessoas com as quais interage.
  • Demonstrar incômodo quando suas ações geram o choro de outra criança ou fazer carinho quando um colega da sala está triste.
  • Ajudar o(a) professor(a) em tarefas simples, como guardar brinquedos.
  • Imitar ações de outras crianças e dos(as) professores(as) estabelecendo relações.
  • Autoconhecimento.
  • Próprio corpo e suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • Estratégias para a resolução de situações-problema.

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

  • Reconhecer sua imagem corporal no espelho ou através de fotos.
  • Brincar com seu corpo por meio de gestos e movimentos ou apontar partes do seu corpo e mostrar a correspondência destas em seus colegas.
  • Realizar progressivamente ações como andar, levantar, sentar, engatinhar, carregar, rastejar, rolar e outros.
  • Perceber as possibilidades de seu corpo frente aos desafios (agachar, rolar, rastejar, engatinhar).
  • Resolver situações de dificuldades e desafios (lançar um brinquedo, pegar algo que caiu, alcançar algo) à sua maneira.
  • Participar de situações diversas interagindo com os pares e professores(as).
  • Patrimônio material e imaterial.
  • Recursos tecnológicos e midiáticos.
  • Convívio e interação social.
  • Atributos físicos e função social dos objetos.
  • Meios de transporte.

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

  • Explorar espaços e objetos de uso coletivo.
  • Vivenciar situações coletivas de brincadeiras com seus pares e professores(as).
  • Brincar com brinquedos e objetos em pequenos grupos considerando suas funções sociais.
  • Explorar coletivamente em diferentes momentos: fantasias, acessórios como lenços, chapéus, entre outros, brincando de faz de conta.
  • Interagir com colegas para iniciar uma brincadeira ou compartilhar brinquedos em suas atividades de explorações, investigações ou de faz de conta.
  • Explorar e compartilhar instrumentos e objetos de nossa cultura: óculos, chapéus, pentes, escovas, telefones, caixas, panelas, instrumentos musicais, livros, rádio, gravadores, etc.
  • Brincar livremente com crianças da mesma faixa etária e adultos estabelecendo relações.
  • Manter interações que gradativamente tenham maior duração, intenção de continuidade e complexidade de relações nas suas brincadeiras e jogos de exploração.
  • Observar e nomear os meios de transportes que fazem parte do seu contexto.
  • Comunicação verbal e não verbal.
  • Sensações, emoções, percepções e sentimentos.

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

  • Relacionar-se com o outro e percebê-lo nas diferentes situações sociais.
  • Interagir com seus pares, professor(a) e outras pessoas à sua volta.
  • Expressar as sensações e percepções que tem de seu entorno por meio do choro, balbucio, gestos, palavras e frases simples.
  • Expressar necessidades, emoções e sentimentos que vivencia, por meio de diferentes linguagens, sinalizando situações positivas e negativas que experimenta.
  • Brincar livremente com o outro estabelecendo relações.
  • Participar de situações de brincadeira buscando compartilhar enredos e cenários, usando expressões faciais como forma de expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio da dança, da música ou da arte.
  • Participar de situações de brincadeiras de faz de conta que incentivem a comunicação entre as crianças.
  • Identificação do próprio corpo.
  • Identificação do corpo do outro.
  • Características físicas.
  • Respeito à individualidade e diversidade.
  • Outras pessoas, tempos e culturas.

(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

  • Observar as suas características físicas.
  • Observar o outro e suas características físicas.
  • Observar características individuais, semelhanças e diferenças entre as pessoas.
  • Vivenciar situações diversas de convívio social com crianças de diferentes idades e adultos.
  • Demonstrar afeto e respeito ao outro.
  • Normas de convívio social.
  • Manifestações culturais.

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

  • Adaptar-se à rotina conhecendo seus pares e o espaço de convivência.
  • Vivenciar normas e combinados de convívio social em momentos de alimentação, cuidado com a saúde e brincadeiras.
  • Participar de situações coletivas que exijam compartilhar brinquedos, objetos e espaços.
  • Conhecer e participar dos ritos, festas ou celebrações típicas de sua cultura.
  • Reconhecimento e respeito às diferenças.
  • Brincadeiras de cooperação, solidariedade e respeito.
  • Procedimentos dialógicos para a resolução de conflitos.

(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

  • Participar de interações e brincadeiras coletivas.
  • Vivenciar situações de compartilhamento de objetos com a mediação do(a) professor(a).
  • Interagir com as crianças e professor(a) percebendo situações de conflitos e suas soluções.
  • Reconhecer o(a) professor(a) como apoio para ajudar a resolver conflitos nas brincadeiras e interações com outras crianças.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar; [...]
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Cuidados com o corpo.
  • Manifestações culturais.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Coordenação motora ampla: equilíbrio, destreza e postura corporal.
  • Orientação espacial.
  • Estratégias para a resolução de situações-problema.
  • Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • O próprio corpo.
  • O corpo do outro.

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

  • Explorar progressivamente o próprio corpo na perspectiva de conhecê-lo, sentindo os seus movimentos, ouvindo seus barulhos, conhecendo suas funções e formas de funcionamento.
  • Movimentar as partes do corpo para expressar emoções, necessidades e desejos.
  • Associar o nome dos sentimentos às suas expressões.
  • Participar de brincadeiras envolvendo cantigas, rimas, lendas, parlendas ou outras situações que envolvam movimentos corporais.
  • Explorar objetos diversos de: borracha, madeira, metal, papel e outros para apertar, morder, tocar, balançar, produzir sons, arremessar, empurrar, puxar, rolar, encaixar, rosquear e outros.
  • Compreender e realizar comandos em momentos de brincadeira e do dia a dia: levantar, sentar, abaixar, subir, descer, dançar, comer, beber, etc.
Brincar nos espaços externos e internos, com obstáculos que permitem empurrar, rodopiar, balançar, escorregar, equilibrar-se, arrastar, engatinhar, levantar, subir, descer, passar por dentro, por baixo, saltar, rolar, virar cambalhotas, perseguir, procurar, pegar etc., vivenciando limites e possibilidades corporais.
  • Cuidados com o corpo.
  • Manifestações culturais.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Coordenação motora ampla: equilíbrio, destreza e postura corporal.
  • Orientação espacial.
  • Estratégias para a resolução de situações-problema.
  • Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • O próprio corpo.
  • O corpo do outro.

(EI02CG01) Continuação.

  • Vivenciar brincadeiras de esquema corporal, de exploração e expressão corporal diante do espelho, utilizando as diferentes formas de linguagens e percebendo suas características.
  • Imitar gestos e movimentos de outras crianças, professores(as) e animais.
  • Expressar sentimentos referentes a confortos e desconfortos por meio de gestos e movimentos
  • Ouvir orientações sobre o cuidado com o corpo: escovar os dentes, tomar banho, lavar mãos etc.
  • Participar de situações de cuidado pessoal com auxílio.
  • Perceber o desconforto do colega e oferecer acolhimento.
  • Participar de situações coletivas de danças ou outras formas da cultura corporal.
  • Participar de situações coletivas de danças da região paranaense.
  • O corpo e o espaço.
  • Jogos expressivos de linguagem corporal.
  • Noções espaciais: dentro, fora, perto, longe, embaixo, em cima, de um lado, do outro, frente, atrás etc.
  • Orientação espacial.

(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

  • Realizar movimentos variados como: levantar o corpo ao estar deitado no chão, sentar com ou sem autonomia, engatinhar ou se arrastar pelo espaço, brincar com o próprio corpo, envolver-se em brincadeiras de cobrir e descobrir o rosto ou alguma outra parte do corpo, ficar em pé com ou sem autonomia, andar cada vez com mais destreza, subir pequenos degraus e depois descer e outros.
  • Explorar o ambiente da escola considerando a localização de seus elementos no espaço: dentro, fora, perto, longe, em cima, ao lado, frente, atrás, no alto, embaixo e outros.
  • Participar de experiências executando ações que envolvam noções de espaço: colocar as bolinhas dentro da caixa, guardar a boneca na frente do carrinho, sentar ao lado do colega, dentre outras possibilidades.
  • Empurrar e puxar brinquedos enquanto anda ou engatinha.
  • Corpo e movimento.
  • Esquema corporal.

(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

  • Explorar o espaço ao seu redor fazendo movimentos como correr, lançar, galopar, pendurar-se, pular, saltar, rolar, arremessar, engatinhar, dançar, esconder e achar objetos de forma independente ou de acordo com comandos dados em brincadeiras e jogos.
  • Participar de situações de deslocamento e movimento do corpo fora e dentro da sala.
  • Percorrer circuitos feitos com cordas, elásticos, fitas adesivas, cubos, túneis, pneus e outros obstáculos para subir, descer, passar por baixo, por cima, dar voltas.
  • Dançar, executando movimentos variados.
  • Vivenciar jogos de imitação, durante brincadeiras, contação de histórias e outras possibilidades.
  • Realizar atividades corporais e vencer desafios motores.
  • Práticas sociais relativas à higiene.
  • Autocuidado.
  • Materiais de uso pessoal.
  • Hábitos alimentares, de higiene e descanso.
  • Cuidados com a saúde.

(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

  • Participar de momentos como: limpar-se, lavar as mãos, vestir-se e alimentar-se solicitando ajuda.
  • Experimentar diferentes alimentos.
  • Identificar os cuidados básicos ouvindo, antecipadamente, as ações a serem realizadas.
  • Conhecer o material de uso pessoal.
  • Utilizar utensílios nos momentos de alimentação e higienização.
  • Sentar-se no assento sanitário por alguns minutos.
  • Elementos do meio natural e cultural.
  • Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear.

(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

  • Manusear elementos do meio natural e objetos produzidos pelo homem.
  • Conhecer e explorar instrumentos gráficos, seus usos ou funções.
  • Manipular diferentes riscadores, tintas, giz, massas de modelar, argila.
  • Pintar, desenhar, rabiscar, folhear com diferentes recursos e em diferentes suportes.
  • Coordenar progressivamente o movimento das mãos para segurar o giz de cera, lápis e outros instrumentos para fazer suas marcas gráficas.
  • Utilizar instrumentos gráficos (pincel grosso, pincel de rolinho, giz de cera, giz pastel etc.) para conseguir diferentes marcas gráficas.
  • Participar de situações que envolvam o rasgar, o enrolar e o amassar.
  • Virar páginas de um livro, revista, jornais etc.
  • Explorar materiais de construção e brinquedos de encaixe de diferentes tamanhos, cores e formatos.
  • Conhecer brinquedos, livros ou jogos de sua cultura local.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical [...];
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura [...].

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Percepção e produção sonora.
  • Audição e percepção musical.
  • Execução musical (imitação).
  • Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
  • Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Melodia e ritmo.
  • Diferentes instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Diversidade musical.
  • Canto.

(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

  • Produzir, ouvir e imitar sons com o corpo: bater palmas, estalar os dedos, bater os pés, roncar, tossir, espirrar, chorar, gritar, rir, cochichar, etc.
  • Explorar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais.
  • Perceber sons do ambiente e na manipulação de objetos.
  • Ouvir, imitar e produzir sons de alturas e durações variadas com o corpo, com instrumentos musicais convencionais ou não e materiais diversos.
  • Imitar, inventar e reproduzir criações musicais ou explorar novos materiais buscando diferentes sons para acompanhar canções que lhes são familiares.
  • Buscar adequar os sons produzidos com os diferentes objetos ou instrumentos ao ritmo da música.
  • Conhecer e manipular instrumentos musicais, objetos ou canções que são típicos da cultura local e regional.
  • Escutar músicas da sua cultura local e de diferentes culturas.
  • Completar músicas conhecidas com palavras, onomatopeias e outros sons.
  • Explorar possibilidades vocais e instrumentais, como produzir sons, agudos e graves, fortes e fracos, longos e curtos.
  • Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, espaços, formas, etc.
  • Propriedade dos objetos.
  • Suportes, materiais e instrumentos das Artes Visuais e seus usos.
  • Estratégias de apreciação estética.
  • Obras de arte.

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

  • Manusear argila e massa de modelar espontaneamente.
  • Manusear objetos tridimensionais com argila e massa de modelar a partir de seu próprio repertório, explorando diferentes elementos, como forma, volume, textura, planos e outros.
  • Manipular jogos de encaixe e de construção, explorando cores, formas, texturas, planos e volumes.
  • Manipular materiais de diferentes texturas: lisas, ásperas, macias e outras.
  • Explorar superfícies com texturas tridimensionais diversas: pedrinhas, sementes, algodão, argila e outros.
  • Apreciar obras de arte tridimensionais.
  • Participar da criação de objetos tridimensionais com materiais diversos: caixas, embalagens, tecidos, tintas, tampinhas, argila, massa de modelar e outros.
  • Conhecer objetos, obras de arte e materiais que são típicos da região, comunidade ou cultura local.
  • Vivenciar situações de cuidado com sua própria produção e a dos colegas.
  • Audição e percepção de sons e músicas.
  • Linguagem musical, corporal e dramática.
  • Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
  • Ritmos.
  • Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Músicas e danças.
  • Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Recursos tecnológicos e midiáticos que produzem e reproduzem músicas.
  • Diversidade musical de várias culturas, locais, regionais e globais.
  • Paisagem sonora: sons naturais, humanos, industriais ou tecnológicos.

(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

  • Perceber sons da natureza: barulho de água, chuva, canto de pássaro, ruídos e sons dos animais, dentre outros.
  • Perceber o som de diferentes fontes sonoras presentes no dia a dia: buzinas, despertador, toque do telefone, sino, apito, dentre outros sons.
  • Perceber sons do entorno e estar atento ao silêncio.
  • Perceber sons graves e agudos, fortes e fracos, curtos e longos, produzidos pelo corpo, objetos, instrumentos musicais convencionais ou não.
  • Manipular e perceber os sons de instrumentos musicais diversos.
  • Ouvir músicas de diferentes ritmos e estilos.
  • Ouvir, cantar, dançar músicas de diversas culturas.
  • Participar de brincadeiras cantadas do nosso folclore.
  • Explorar possibilidades vocais ao cantar.
  • Apreciar produções audiovisuais como musicais, brinquedos cantados, teatro de fantoches.
  • Ouvir a própria voz ou de pessoas conhecidas por meio de gravações.
  • Produzir sonoplastias.
  • Conhecer instrumentos ou manifestações culturais que são típicas de sua cultura, região ou de outras culturas.
  • Escutar e perceber músicas de diversos estilos musicais, por meio da audição de CDs, DVDs, rádio, MP3, computador ou por meio de intérpretes da comunidade.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
[...] II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • A língua portuguesa falada, em suas diversas funções e usos sociais.
  • Palavras e expressões da língua.
  • Identificação nominal.
  • Linguagem oral.

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

  • Expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio de diferentes linguagens, como a dança, o desenho, a mímica, a música, a linguagem escrita ou oral.
  • Interagir com outras crianças fazendo uso da linguagem oral e tentando se fazer entender.
  • Reconhecer-se quando é chamado e dizer o próprio nome.
  • Reconhecer na oralidade o próprio nome e o das pessoas com quem convive.
  • Combinar o uso de palavras e gestos para se fazer entender.
  • Responder sim ou não quando questionada.
  • Participar de brincadeiras que estimulem a relação dialógica entre o(a) professor(a)/criança e criança/criança.
  • Utilizar palavras e expressões da língua para se comunicar.
  • Combinar palavras para se expressar.
  • Ampliar o vocabulário utilizado para se expressar.
  • Escutar o outro.
  • Patrimônio cultural.
  • Linguagem oral.
  • Gêneros textuais.
  • Sonorização, rimas e aliterações.

(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

  • Vivenciar brincadeiras com outras crianças e professores(as) acompanhando parlendas como “janela, janelinha”, “serra, serra, serrador”, “bambalalão” e outros.
  • Confeccionar brinquedos a partir de materiais recicláveis para trabalhar sons e ritmos.
  • Participar de brincadeiras cantadas.
  • Escutar/imitar parlendas e participar de brincadeiras como corre-cotia produzindo diferentes entonações e ritmos.
  • Completar cantigas e músicas com sons e rimas.
  • Participar de brincadeiras de linguagem que exploram a sonoridade das palavras percebendo rimas e aliterações.
  • Explorar e brincar com a linguagem, criando sons e reproduzindo rimas e aliterações.
  • Imitar diferentes sons da fala, de animais, barulhos, músicas e outros.
  • Participar de momentos de contação de textos poéticos.
  • Patrimônio cultural e literário.
  • Escuta, observação e respeito à fala do outro e textos literários.
  • Sensibilidade estética em relação aos textos literários.
  • Aspectos gráficos da escrita.
  • Formação e ampliação de vocabulário.

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

  • Participar de momentos de contação: contos, poesias, fábulas e outros gêneros literários.
  • Escutar e atentar-se a leituras de histórias, poemas e músicas.
  • Participar de momentos de leituras de textos em que o(a) professor(a) realiza a leitura apontada.
  • Explorar diferentes gêneros textuais, observando ilustrações.
  • Ouvir o nome e identificar objetos, pessoas, fotografias, gravuras, palavras e outros elementos presentes nos textos.
  • Observar ilustrações dos livros buscando identificar sua relação com o texto lido.
  • Linguagem oral.
  • A língua portuguesa falada, em suas diversas funções e usos sociais.
  • Gêneros discursivos orais, suas diferentes estruturas e tramas.
  • Fatos da história narrada.
  • Características gráficas: personagens e cenários.

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

  • Participar de variadas situações de comunicação, escutando as narrativas de histórias e acontecimentos.
  • Reconhecer personagens das histórias, cenários e identificar alguns acontecimentos.
  • Responder perguntas referentes à história apontando para personagens e cenários.
  • Oralizar o nome de alguns personagens das histórias contadas.
  • Identificar a história pela capa do livro.
  • Formular hipóteses e perguntas simples, a seu modo, sobre fatos, cenários e personagens.
  • Identificar características dos personagens das histórias.
  • Expressividade pela linguagem oral e gestual.
  • A língua portuguesa falada, em suas diversas funções e usos sociais.
  • Palavras e expressões da língua e sua pronúncia.

(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

  • Participar de variadas situações de comunicação.
  • Expressar-se por meio de balbucios, palavras e frases simples transmitindo suas necessidades, desejos, sentimentos e percepção de mundo em relação aos textos e recursos audiovisuais observados.
  • Emitir sons articulados e gestos observados nos recursos textuais e audiovisuais.
  • Expressar-se em conversas, narrações e brincadeiras, ampliando seu vocabulário e fazendo uso de estruturas orais que aprimorem suas competências comunicativas.
  • Criação e reconto de histórias.
  • A língua portuguesa, em suas diversas funções e usos sociais.
  • Relação entre imagem e narrativa.
  • Repertório de textos orais que constituem o patrimônio cultural literário.

(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

  • Ouvir e nomear objetos, pessoas, personagens, fotografias e gravuras.
  • Identificar histórias a partir de imagens.
  • Oralizar histórias contadas, a seu modo.
  • Participar de situações em que é convidado a contar histórias com o apoio de imagens, fotos ou temas disparadores.
  • Usos e funções da escrita.
  • Gêneros e suportes de textos.

(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.

  • Manipular jornais, revistas, livros, cartazes, cadernos de receitas e outros, ouvindo e conhecendo sobre seus usos sociais.
  • Ouvir e apreciar histórias e outros gêneros textuais, como: poemas, contos, literatura popular, lendas, fábulas, parlendas, músicas, etc.
  • Participar de experiências que utilizem como recurso os portadores textuais como fonte de informação: revistas, jornais, livros, dentre outros.
  • Gêneros textuais, seus autores, características e suportes.
  • Sensibilidade estética em relação aos textos literários.

(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

  • Participar de situações de escuta envolvendo diferentes gêneros textuais.
  • Vivenciar experiências lúdicas em contato com diferentes textos.
  • Ter contato com diferentes suportes textuais observando e manipulando: jornal, livro de receitas, revistas, dentre outros.
  • Marcas gráficas.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Sensibilização para a escrita.
  • Materiais e tecnologias variadas para a produção da escrita e seus diferentes usos.

(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

  • Presenciar situações significativas de leitura e escrita.
  • Ter contato visual com sua imagem (foto), juntamente com a escrita do nome.
  • Produzir marcas gráficas com diferentes suportes de escrita: brochinha, giz de cera, lápis, pincel e outros, conhecendo suas funções.
  • Vivenciar registros em diferentes suportes: papel, papelão, plástico, dentre outros.
  • Manipular revistas, jornais, livros e outros materiais impressos.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais; [...]
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza; [...]
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Manipulação, exploração e organização de objetos.
  • Percepção dos elementos no espaço.
  • Órgãos dos sentidos.
  • Características físicas, propriedades e utilidades dos objetos.
  • Textura, massa e tamanho dos objetos.

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

  • Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e possibilidades:morder, chupar, produzir sons, apertar, encher, esvaziar, empilhar, afundar, flutuar, soprar, montar, lançar, jogar etc.
  • Observar semelhanças e diferenças entre objetos.
  • Manusear e explorar elementos do meio natural e objetos produzidos pelo homem.
  • Participar de situações misturando areia e água, diversas cores de tinta e explorando elementos da natureza como: terra, lama, plantas etc.
  • Manipular, explorar e organizar, progressivamente brinquedos e outros materiais realizando classificações simples.
  • Explorar e descobrir as propriedades dos objetos e materiais: odor, cor, sabor, temperatura, tamanho.
  • Observar os atributos dos objetos por meio da exploração: grande/pequeno, áspero/liso/macio, quente/frio, pesado/leve dentre outras possibilidades.
  • Preservação do meio ambiente.
  • Fenômenos naturais: luz solar, vento, chuva.
  • Tempo atmosférico
  • Elementos da natureza.

(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

  • Perceber os elementos e fenômenos da natureza, a partir das práticas coletivas.
  • Observar e descobrir diferentes elementos e fenômenos da natureza, ex.: luz solar, chuva, vento, dunas, lagoas, entre outros.
  • Perceber os elementos da natureza explorando os espaços externos da instituição e incentivando a preservação do meio ambiente.
  • Participar de momentos no ambiente externo em que perceba o calor e a luz solar.
  • Participar de momentos dentro e fora da sala, em que sinta a presença do vento.
  • Observar a chuva, seu som , bem como o fenômeno trovão.
  • Ouvir músicas e histórias que envolvem a temática fenômenos da natureza.
  • Oralizar sobre objetos, seres vivos e eventos naturais no ambiente.
  • Plantas e seu habitat.
  • Animais e seus modos de vida.
  • Preservação do meio ambiente.
  • Transformação da natureza.
  • Elementos da natureza.

(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

  • Observar e conhecer animais e plantas percebendo a existência de diferentes tipos de seres vivos.
  • Perceber-se enquanto parte integrante do meio ambiente.
  • Observar e ter contato com animais e plantas, nomeados pelo(a) professor(a).
  • Conhecer o modo de vida de insetos e animais presentes no dia a dia.
  • Conhecer plantas, suas características físicas, habitat e acompanhar seu crescimento.
  • Experimentar em diferentes momentos o contato com elementos naturais em hortas e jardins.
  • Ouvir músicas e histórias que envolvem a temática plantas, animais e meio ambiente.
  • Participar de situações do cuidado com o meio ambiente: preservar as plantas e não maltratar animais.
  • Linguagem matemática.
  • Comparação da posição dos elementos no espaço.
  • Noções espaciais de orientação, direção, proximidade, lateralidade, exterior e interior, lugar e distância.
  • Noção temporal.
  • Posição do corpo no espaço.

(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

  • Participar de momentos de exploração dos dias da semana com músicas.
  • Conhecer os diferentes espaços da escola por meio de explorações que promovam a identificação de relações espaciais.
  • Participar de situações realizando comandos: dentro, fora, em cima, embaixo, lado, frente, atrás e outros.
  • Encontrar objetos ou brinquedos desejados nas situações de brincadeiras ou a partir de orientações do(a) professor(a) sobre a sua localização.
  • Explorar o ambiente da escola considerando a localização de si e de elementos no espaço: frente, atrás, entre, em cima, embaixo, dentro, fora e outros.
  • Manipular, experimentar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamento de si e dos objetos.
  • Posicionar o corpo no espaço considerando ações como: subir, descer, abaixar e outros.
  • Explorar o espaço por meio do corpo e dos sentidos, a fim de perceber formas e limites presentes em seu ambiente.
  • Participar de situações que envolvam circuitos onde possa subir, descer, ir para frente e para trás e outros movimentos.
  • Perceber noções de tempo ao ouvir comandos como: agora, depois e durante e ao observar situações da rotina.
  • Identificar os momentos da rotina ou conversar sobre os acontecimentos do dia utilizando expressões temporais como antes, durante e depois.
  • Propriedades dos objetos.
  • Classificação dos objetos de acordo com atributos.
  • Tamanho, forma e posição dos objetos.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento e massa.
  • Linguagem matemática.

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

  • Explorar as propriedades físicas e funções dos objetos.
  • Manipular, experimentar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamento de si e dos objetos.
  • Explorar e descobrir as propriedades dos objetos e materiais: tamanho, massa, cor, forma, dentre outras.
  • Participar de situações em que o(a) professor(a) nomeia os atributos dos objetos destacando semelhanças e diferenças.
  • Agrupar os objetos, seguindo critérios: tamanho, peso, forma, cor dentre outras possibilidades.
  • Perceber os atributos dos objetos atentando-se à fala e demonstração do(a) professor(a): objetos leves e pesados, objetos grandes e pequenos, objetos de cores diferentes, dentre outros.
  • Noções de tempo.
  • Transformações na natureza:dia e a noite
  • Medidas e grandezas.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de tempo.
  • Linguagem matemática.

(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

  • Brincar no espaço externo explorando diversos movimentos corporais e experimentando diferentes níveis de velocidades.
  • Participar de atividades de culinária, produções artísticas que envolvam: pintura, experiências com argila e outras situações para que adquiram noções do tempo de preparo ou secagem para estar pronto.
  • Participar de situações em que o(a) professor(a) relaciona noções de tempo a seus ritmos biológicos, para perceber a sequência temporal em sua rotina diária: alimentar-se, brincar, descansar, tomar banho.
  • Compreender o agora e o depois nos diferentes momentos do cotidiano de seu grupo construindo referências para apoiar sua percepção do tempo, por exemplo, ao pegar um livro entende-se que é o momento de escuta de histórias.
  • Observar o céu, astros, estrelas e seus movimentos (dia e noite), para que percebam a passagem do tempo.
  • Manipulação, exploração e organização de objetos.
  • Contagem oral.
  • Sistema de numeração decimal.
  • Identificação e utilização dos números no contexto social.
  • Sequência numérica.
  • Linguagem matemática.

(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

  • Participar de brincadeiras que envolvam a recitação da sequência numérica por meio de cantigas, rimas, lendas e ou parlendas.
  • Ter contato com números e contagem em situações contextualizadas e significativas, distribuição de materiais diversos, divisão de objetos, coleta de objetos, dentre outras situações.
  • Participar de brincadeiras que envolvam a contagem oral.
  • Perceber o uso da contagem por meio de diferentes experiências realizadas oralmente pelo(a) professor(a), para que o estabeleça noções de quantificação, progressivamente como: quadro de faltas e presenças e em outros momentos.
  • Contagem oral.
  • Números e quantidades.
  • Linguagem matemática.
  • Identificação e utilização dos números no contexto social.
  • Representação de quantidades.
  • Organização de dados.

(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

  • Participar de brincadeiras envolvendo cantigas, rimas, lendas, parlendas ou outras situações que se utilizam de contagem oral e envolvam representação numérica.
  • Observar contagens e registros de quantidades realizados pelo(a) professor(a).
  • Participar de situações de agrupamento de elementos da mesma natureza em quantidades preestabelecidas.
  • Participar de situações onde há o registro escrito de músicas e outros textos observando a grafia numérica.
Recomendar esta página via e-mail: