SUMÁRIO

Ensino Religioso - 9º ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). Imanência e transcendência

(EF09ER01) Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas organizações religiosas e filosofias de vida.

(EF09ER02) Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias.

Compreender que existem organizações religiosas baseadas na transcendência e outras na imanência.
Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). Vida e morte

(EF09ER03) Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes organizações religiosas, através do estudo de mitos fundantes.

(EF09ER04) Identificar concepções de vida e morte em diferentes organizações religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres.

(EF09ER05) Analisar as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas organizações religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição).
Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). Princípios e valores éticos

(EF09ER06) Reconhecer a coexistência como uma atitude ética e moral de respeito à vida e à dignidade humana.

(EF09ER07) Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) e morais que possam alicerçar a construção de projetos de vida.

(EF09ER08) Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos.

 

 

Recomendar esta página via e-mail: