Ensino Religioso - 8º ano
UNIDADE TEMÁTICA
OBJETOS DE CONHECIMENTO
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental).
Festas Religiosas, crenças, convicções e atitudes
(EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.
(EF08ER02) Analisar filosofias de vida, festas, rituais, manifestações e organizações religiosas destacando seus princípios éticos e sua importância na sociedade.
Identificar as festas religiosas como elemento de confraternização e fortalecimento da identidade cultural na sociedade, destacando as festas religiosas dentro do estado paranaense.
Compreender a importância da temporalidade sagrada, a questão do reviver e rememorar dentro dos ritos, dos mitos e das festas religiosas nas diversas organizações religiosas.
Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental).
Doutrinas religiosas
(EF08ER03) Analisar doutrinas das diferentes organizações religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte.
Conhecer a existência dos diferentes calendários nas organizações religiosas e entender a sua importância na temporalidade sagrada.
Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental).
Crenças, filosofias de vida e esfera pública
(EF08ER04) Discutir como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia).
(EF08ER05) Debater sobre as possibilidades e os limites da interferência das organizações religiosas na esfera pública.
(EF08ER06) Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.
Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental).
Organizações religiosas, mídias e tecnologias
(EF08ER07) Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações religiosas.