Ensino Religioso - 5º ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Manifestações religiosas (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). | Organizações Religiosas |
Reconhecer que as religiões do mundo possuem diferentes formas de organização. Reconhecer a estrutura hierárquica das religiões presentes no mundo. Identificar a existência do sagrado feminino na diversidade religiosa. |
Manifestações religiosas (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). | Festas Religiosas | Conhecer a função e a importância das festas religiosas e populares do mundo e sua relação com a temporalidade sagrada. |
Manifestações religiosas (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). | Linguagens Sagradas | Conhecer a função e a importância dos mitos e textos sagrados orais e escritos. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). | Narrativas Religiosas | (EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e organizações religiosas como recurso para preservar a memória. |
Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). | Mitos nas organizações religiosas |
(EF05ER02) Identificar mitos de criação em diferentes culturas e organizações religiosas. (EF05ER03) Reconhecer funções e mensagens religiosas contidas nos mitos de criação (concepções de mundo, natureza, ser humano, divindades, vida e morte). |
Crenças religiosas e filosofias de vida (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). | Ancestralidade e tradição oral |
(EF05ER04) Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos. (EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras. (EF05ER06) Identificar o papel dos sábios e anciãos na comunicação e preservação da tradição oral. (EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver. |