CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES |
Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.
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SABERES E CONHECIMENTOS |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
- Manipulação, exploração e organização de objetos.
- Características físicas, propriedades e utilidades dos objetos.
- Patrimônio natural e cultural.
- Percepção dos elementos no espaço.
- Órgãos dos sentidos e sensações.
- Textura, massa e tamanho dos objetos.
- Coleções: agrupamento de objetos por semelhança.
- Diferentes pessoas, espaços, tempos e culturas.
- Organização, comparação, classificação, sequenciação e ordenação de diferentes objetos.
- Formas geométricas.
- Figuras geométricas.
- Sólidos geométricos.
- Propriedades associativas.
- Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa, capacidade e tempo.
- Noção espacial.
- Contagem.
- Relação entre número e quantidade.
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(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
- Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e suas possibilidades: morder, chupar, produzir sons, apertar, encher, esvaziar, empilhar, colocar dentro, fora, fazer afundar, flutuar, soprar, montar, construir, lançar, jogar etc.
- Identificar objetos pessoais e do meio em que vive conhecendo suas características, propriedades e função social para que possa utilizá-los de forma independente, de acordo com suas necessidades.
- Observar objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais, a fim de perceber características dos mesmos.
- Manipular objetos e brinquedos explorando características, propriedades e possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar).
- Pesquisar, experimentar e sentir os elementos naturais: areia, água, barro, pedras, plantas etc.
- Usar características opostas das grandezas de objetos (grande/pequeno, comprido/curto etc.) ao falar sobre eles;
- Diferenciar, diante de objetos ou figuras, características como aberto/fechado, todo/parte, interior/exterior.
- Identificar fronteiras: fora/dentro.
- Perceber semelhanças e diferenças, com apoio de imagens e objetos.
- Manipular, explorar, comparar, organizar, sequenciar e ordenar diversos materiais.
- Comparar, classificar e ordenar (seriação) os objetos seguindo alguns critérios, como cor, forma, textura, tamanho, função etc.
- Participar de situações que envolvam unidades de medida:comprimento, massa e capacidade.
- Comparar tamanhos, pesos, capacidades e temperaturas de objetos, estabelecendo relações.
- Fazer uso de diferentes procedimentos ao comparar objetos.
- Colecionar objetos com diferentes características físicas e reconhecer formas de organizá-los.
- Observar e identificar no meio natural e social as formas geométricas, percebendo diferenças e semelhanças entre os objetos no espaço em situações diversas.
- Reconhecer e nomear as figuras geométricas planas: triângulo, círculo, quadrado, retângulo.
- Estabelecer relações entre os sólidos geométricos e os objetos presentes no seu ambiente.
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- Relação espaço-temporal.
- Elementos da natureza.
- Fenômenos da natureza e suas relações com a vida humana.
- Fenômenos físicos:movimento, inércia, flutuação, equilíbrio, força, magnetismo, atrito.
- Fenômenos naturais: luz solar, vento, chuva.
- Tempo atmosférico.
- Sistema Solar.
- Dia e noite.
- Luz sombra.
- Elementos da natureza: terra, fogo, ar e água.
- Diferentes fontes de pesquisa.
- Registros gráficos, orais, plásticos, dramáticos que retratam os conhecimentos.
- Instrumentos para observação e experimentação.
- Fenômenos químicos: produção, mistura, transformação.
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(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
- Observar fenômenos naturais por meio de diferentes recursos e experiências.
- Identificar os fenômenos naturais por meio de diferentes recursos e experiências.
- Nomear e descrever características e semelhanças frente aos fenômenos da natureza, estabelecendo relações de causa e efeito, levantando hipóteses, utilizando diferentes técnicas e instrumentos e reconhecendo características e consequências para a vida das pessoas;
- Perceber os elementos (fogo, ar, água e terra) enquanto produtores de fenômenos da natureza e reconhecer suas ações na vida humana (chuva, seca, frio e calor).
- Explorar os quatro elementos por meio de experimentos (fogo, ar, água e terra).
- Experimentar sensações físicas táteis em diversas situações da rotina.
- Observar e relatar sobre: o vento, a chuva, a luz do sol e outros.
- Observar o céu em diferentes momentos do dia.
- Identificar os elementos e características do dia e da noite.
- Explorar o efeito da luz por meio da sua presença ou ausência (luz e sombra).
- Experienciar simulações do dia e da noite com presença e ausência de luz e sol/lua.
- Observar e conhecer os astros, estrelas, planetas e suas características.
- Participar da construção de maquetes de sistema solar utilizando materiais diversos.
- Pesquisar sobre diversos fenômenos naturais e físicos.
- Fazer misturas, provocando mudanças físicas e químicas na realização de atividades de culinária, pinturas, e experiências com água, terra, argila e outros.
- Reunir informações de diferentes fontes para descobrir por que as coisas acontecem e como funcionam, registrando e comunicando suas descobertas de diferentes formas (oralmente, por meio da escrita, desenhos, encenações e outras).
- Reconhecer características geográficas e paisagens que identificam os lugares onde vivem, destacando aqueles que são típicos de sua região
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- Instrumentos para observação e experimentação.
- Tipos de moradia.
- Formas de organização da cidade: ruas, becos, avenidas.
- Elementos da paisagem: naturais e construídos pela humanidade.
- Coleta seletiva do lixo.
- Plantas, suas características e habitat.
- Animais, suas características, seus modos de vida e habitat.
- Preservação do meio ambiente.
- Seres vivos: ciclos e fases da vida.
- Transformação da natureza.
- Elementos da natureza.
- Diferentes fontes de pesquisa.
- Animais no ecossistema: cadeia alimentar.
- Órgãos dos sentidos e sensações.
- Utilidade, importância e preservação da água.
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(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
- Observar o trajeto de casa à escola e vice-versa, conhecendo e relatando os elementos que compõem a paisagem do percurso e suas modificações.
- Perceber que os seres vivos possuem ciclo de vida, reconhecendo as diferentes fases da vida.
- Identificar os animais, suas características físicas e habitat.
- Observar animais no ecossistema: modos de vida, cadeia alimentar e outras características.
- Vivenciar momentos de cuidado com animais que não oferecem riscos.
- Cooperar na construção de hortas, jardins, sementeiras, estufas e outros espaços para observação, experimentação e cuidado com as plantas.
- Responsabilizar-se pelo cultivo e cuidado de plantas.
- Cooperar na construção de aquários, terrários, minhocários e outros espaços para observação, experimentação e cuidados com os animais.
- Participar de situações de cuidado com o meio ambiente, preservação de plantas, cuidado com animais, separação de lixo, economia de água, reciclagem e outros.
- Auxiliar nas práticas de compostagem.
- Identificar, com auxílio do(a) professor(a), problemas ambientais nos lugares conhecidos.
- Assistir a vídeos, escutar histórias, relatos e reportagens que abordam os problemas ambientais para se conscientizar do papel do homem frente a preservação do meio ambiente.
- Coletar, selecionar e reaproveitar o lixo produzido por si ou por sua turma, compreendendo a importância de preservar a flora e a vida animal.
- Participar de visitas a áreas de preservação ambiental.
- Disseminar na comunidade, família e bairro os conhecimentos construídos sobre o tema.
- Desenvolver ações referentes aos cuidados com o uso consciente da água, destinação correta do lixo, conservação do patrimônio natural e construído, a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente.
- Utilizar percepções gustativas e experiências com a temperatura para realizar comparações e estabelecer relações, compreendendo os fenômenos quente, frio e gelado.
- Utilizar, com ou sem a ajuda do(a) professor(a), diferentes fontes para encontrar informações frente a hipóteses formuladas ou problemas a resolver relativos à natureza, seus fenômenos e sua conservação, como livros, revistas, pessoas da comunidade, fotografia, filmes ou documentários etc.
- Reunir informações de diferentes fontes e, com o apoio do(a) professor(a), ler, interpretar e produzir registros como desenhos, textos orais ou escritos (escrita espontânea), comunicação oral gravada, fotografia etc.
- Fazer registros espontâneos sobre as observações feitas nos diferentes espaços de experimentação.
- Conhecer fontes de informações que são típicas de sua comunidade.
- Valorizar a pesquisa em diferentes fontes para encontrar informações sobre questões relacionadas à natureza, seus fenômenos e conservação.
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- Percepção do entorno.
- Espaço físico.
- Linguagem matemática.
- Comparação dos elementos no espaço.
- Noções espaciais de orientação, direção, proximidade, lateralidade, exterior e interior, lugar e distância.
- Posição dos objetos.
- Posição corporal.
- Noção temporal.
- Organização de dados e informações em suas representações visuais.
- Representação de quantidades.
- Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa, capacidade e tempo.
- Fenômenos químicos: mistura de tintas para a produção de cores secundárias.
- Mudanças nos estados físicos da matéria.
- Medida de valor: sistema monetário brasileiro.
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(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
- Perceber que os números fazem parte do cotidiano das pessoas;
- Estabelecer a relação de correspondência (termo a termo) entre a quantidade de objetos de dois conjuntos;
- Reconhecer pontos de referência de acordo com as noções de proximidade, interioridade e direcionalidade comunicando-se oralmente e representando com desenhos ou outras composições, a sua posição, a posição de pessoas e objetos no espaço.
- Explorar o espaço escolar e do entorno, fazendo registros de suas observações.
- Utilizar mapas simples para localizar objetos ou espaços/locais.
- Participar de situações que envolvam a medição da altura de si e de outras crianças, por meio de fitas métricas e outros recursos.
- Comparar tamanhos entre objetos, registrando suas constatações e/ou da turma.
- Utilizar ferramentas de medidas não padronizadas, como os pés, as mãos e pequenos objetos de uso cotidiano em suas brincadeiras, construções ou criações.
- Utilizar instrumentos não convencionais (mãos, pés, polegares, barbante, palitos ou outros) para comparar diferentes elementos, estabelecendo relações de distância, tamanho, comprimento e espessura.
- Manipular tintas de diferentes cores e misturá-las identificando as cores que surgem, e registrando as constatações.
- Observar as transformações produzidas nos alimentos durante o cozimento, fazendo registros espontâneos.
- Conhecer os estados físicos da água e registrar suas transformações em diferentes contextos.
- Reconhecer, em atividades de sua rotina, os conceitos agora e depois, rápido e devagar, percebendo que a atividade desenvolvida por si e por seus colegas acontecem em um determinado tempo de duração.
- Observar, em atividades da sua rotina, a construção da sequência temporal: manhã/tarde, dia/noite, reconhecendo a passagem de tempo.
- Conhecer as características e regularidades do calendário relacionando com a rotina diária e favorecendo a construção de noções temporais.
- Explorar instrumentos não convencionais (sacos com alimentos, saco de areia, garrafas com líquidos ou outros) para comparar elementos e estabelecer relações entre leve e pesado.
- Utilizar instrumentos não convencionais (garrafas, xícaras, copos, colheres ou outros) para comparar elementos estabelecendo relações entre cheio e vazio.
- Explorar os conceitos básicos de valor (barato/caro, necessário/desnecessário, gostar/não de/não gostar ou outros), reconhecendo o uso desses conceitos nas relações sociais.
- Vivenciar situações que envolvam noções monetárias (compra e venda).
- Fazer registros espontâneos sobre as observações realizadas em momentos de manipulação de objetos, alimentos, materiais, identificando as transformações.
- Registrar suas observações e descobertas fazendo-se entender e escolhendo linguagens e suportes mais eficientes a partir de sua intenção comunicativa.
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- Propriedades e funções dos objetos.
- Semelhanças e diferenças entre elementos.
- Classificação e agrupamento dos objetos de acordo com atributos.
- Tamanho, peso, forma, textura e posição dos objetos.
- Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa, capacidade e tempo.
- Linguagem matemática.
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(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
- Explorar o espaço desenvolvendo noções de profundidade e analisando objetos, formas e dimensões.
- Explorar objetos pessoais e do meio em que vive conhecendo suas características, propriedades e função social, para que possa utilizá-los de forma independente de acordo com suas necessidades.
- Identificar e verbalizar as semelhanças e diferenças em objetos e figuras.
- Identificar as características geométricas dos objetos, como formas, bidimensionalidade e tridimensionalidade em situações de brincadeira, exploração e observação de imagens e ambientes e em suas produções artísticas.
- Organizar materiais e brinquedos em caixas de acordo com critérios definidos.
- Agrupar objetos e/ou figuras a partir de observações, manuseios e comparações sobre suas propriedades.
- Agrupar objetos por cor, tamanho, forma, peso.
- Observar e comparar com seus pares as diferenças entre altura e peso.
- Definir critérios em jogos e brincadeiras, para que outras crianças façam a classificação de objetos.
- Identificar objetos no espaço, fazendo relações e comparações entre eles ao observar suas propriedades de tamanho (grande, pequeno, maior, menor) de peso (leve, pesado) dentre outras características (cor, forma, textura).
- Classificar objetos de acordo com semelhanças e diferenças.
- Nomear os atributos dos objetos destacando semelhanças e diferenças.
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- Tipos de moradia.
- Diferentes pessoas, espaços, tempos e culturas.
- Planejamento da rotina diária.
- Família.
- Diferentes fontes de pesquisa.
- Fases do desenvolvimento humano.
- Os objetos, suas características, funções e transformações.
- Conceitos, formas e estruturas do mundo social e cultural.
- Autoconhecimento.
- Conceitos básicos de tempo: agora, ontem, hoje, amanhã etc.
- Noções de Tempo.
- Medidas e grandezas.
- Medidas padronizadas e não padronizadas de tempo.
- Linguagem matemática.
- Recursos culturais e tecnológicos de medida de tempo.
- Sequência temporal nas narrativas orais e registros gráficos.
- Formas de organização da cidade: bairros, ruas, praças etc.
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(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
- Identificar mudanças ocorridas no tempo, como, por exemplo, na família e na comunidade, usando palavras ou frases que remetem a mudanças, como “quando eu era bebê”, diferenciando eventos do passado e do presente.
- Entrevistar familiares para descobrir aspectos importantes de sua vida: Onde nasceu? Em que hospital? Como foi? Quanto pesava? Quanto media? Foi amamentado? dentre outras informações.
- Construir sua linha do tempo com auxílio da família ou do(a) professor(a), utilizando fotos.
- Relatar fatos de seu nascimento e desenvolvimento com apoio de fotos ou outros recursos.
- Descobrir quem escolheu o seu nome e dos colegas da turma.
- Descobrir o significado de seu nome e relatar para outras crianças.
- Identificar e apresentar objetos de família a outras crianças.
- Participar de rodas de conversa relatando sobre suas rotinas.
- Recontar eventos importantes em uma ordem sequencial.
- Identificar hábitos, ritos e costumes próprios, bem como de outras famílias.
- Perceber as diversas organizações familiares.
- Valorizar as formas de vida de outras crianças ou adultos, identificando costumes, tradições e acontecimentos significativos do passado e do presente.
- Identificar a diversidade cultural existente entre as famílias.
- Perceber as características do meio social no qual se insere, reconhecendo os papéis desempenhados pela família e pela escola.
- Conhecer celebrações e festas tradicionais da sua comunidade.
- Relatar aspectos da sua vida: família, casa, moradia, bairro ou outros.
- Pesquisar sobre os diferentes tipos de moradia.
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- Manipulação, exploração, comparação e agrupamento de objetos.
- Contagem oral.
- Sequenciação de objetos e fatos de acordo com critérios.
- Sistema de numeração decimal.
- Identificação e utilização dos números no contexto social.
- Lugar e regularidade do número natural na sequência numérica.
- Linguagem matemática.
- Noções básicas de quantidade: muito, pouco, mais menos, bastante, nenhum.
- Noções básicas de divisão.
- Relação número/quantidade.
- Tratamento da informação.
- Representação de quantidades.
- Noções de cálculo e contagem como recurso para resolver problemas.
- Comparação de quantidades utilizando contagem, notação numérica em registros convencionais e não convencionais.
- Correspondência termo a termo.
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(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
- Perceber quantidades nas situações rotineiras.
- Participar de brincadeiras envolvendo cantigas, rimas, lendas, parlendas ou outras situações que se utilizam de contagem oral e contato com números.
- Utilizar a contagem oral nas diferentes situações do cotidiano por meio de manipulação de objetos e atividades lúdicas como parlendas, músicas, adivinhas desenvolvendo o reconhecimento de quantidades.
- Realizar contagem em situações cotidianas: quantidade de meninas e meninos da turma, de objetos variados, de mochilas, de bonecas e outras possibilidades.
- Ler e nomear números, usando a linguagem matemática para construir relações, realizar descobertas e enriquecer a comunicação em momentos de brincadeiras, em atividades individuais, de grandes ou pequenos grupos.
- Contar objetos, brinquedos e alimentos e dividir entre as crianças.
- Ter contato e utilizar noções básicas de quantidade: muito/pouco, mais/menos, um/nenhum/muito.
- Realizar agrupamentos utilizando diferentes possibilidades de contagem;
- Reconhecer posições de ordem linear como “estar entre dois”, direita/esquerda, frente/atrás.
- Estabelecer a relação de correspondência (termo a termo) entre a quantidade de objetos de dois conjuntos;
- Identificar o que vem antes e depois em uma sequência de objetos, dias da semana, rotina diária e outras situações significativas.
- Reconhecer a sequência numérica até 9 ampliando essa possibilidade.
- Representar e comparar quantidades em contextos diversos (desenhos, objetos, brincadeiras, jogos e outros) de forma convencional ou não convencional, ampliando progressivamente a capacidade de estabelecer correspondência entre elas.
- Elaborar hipóteses para resolução de problemas que envolvam as ideias de adição e subtração com base em materiais concretos, jogos e brincadeiras, reconhecendo essas situações em seu cotidiano.
- Comunicar oralmente suas ideias, suas hipóteses e estratégias utilizadas em contextos de resolução de problemas matemáticos.
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- Contagem oral.
- Números e quantidades.
- Linguagem matemática.
- Identificação e utilização dos números no contexto social.
- Representação de quantidades.
- Tratamento da informação.
- Organização de dados.
- Sistema de numeração decimal.
- Representação gráfica numérica.
- Representação de quantidades de forma convencional ou não convencional.
- Agrupamento de quantidades.
- Comparação entre quantidades: menos, mais, igual.
- Registros gráficos.
- Leitura e construção de gráficos.
- Identificação e utilização dos gráficos no contexto social.
- Medidas de massa e comprimento.
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(EI03ET08) Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.
- Representar quantidades (quantidade de meninas, meninos, objetos, brinquedos, bolas e outros) por meio de desenhos e registros gráficos (riscos, bolinhas, numerais e outros).
- Usar unidades de medidas convencionais ou não em situações nas quais necessitem comparar distâncias ou tamanhos.
- Participar de situações de resolução de problemas envolvendo medidas.
- Comparar quantidades identificando se há mais, menos ou a quantidade é igual.
- Compreender a utilização social dos gráficos e tabelas por meio da elaboração, leitura e interpretação desses instrumentos como forma de representar dados obtidos em situações de seu contexto.
- Usar gráficos simples para comparar quantidades.
- Construir gráfico comparando altura, peso e registros de quantidades.
- Ler gráficos coletivamente.
- Medir comprimentos utilizando passos e pés em diferentes situações (jogos e brincadeiras);
- Utilizar a justaposição de objetos, fazendo comparações para realizar medições.
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