SUMÁRIO

3.5.5. Crianças bem pequenas (4 anos)

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:

I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; [...]

IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;

V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;

VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade; [...]

XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;

XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Respeito à individualidade e à diversidade.
  • Patrimônio material e imaterial.
  • Família.
  • Linguagem como expressão de ideias e sentimentos: oral, gestual, corporal, gráfica e outras.

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

  • Conhecer e conviver com outras pessoas respeitando as diferenças.
  • Brincar e interagir com outras crianças que possuem diferentes habilidades e características.
  • Interagir por meio de diferentes linguagens com adultos e crianças, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Compartilhar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos respeitando as ideias e sentimentos alheios.
  • Demonstrar respeito pelas ideias e gostos de seus colegas.
  • Engajar-se em decisões coletivas, aceitando a escolha da maioria.
  • Ouvir e compreender os sentimentos e necessidades de outras crianças.
  • Receber visitas e visitar outras turmas
  • Perceber as consequências de suas ações com o outro em situações de amizade e conflito.
  • Manifestar-se frente a situações que avalia como injustas.
  • Autoconhecimento.
  • Próprio corpo e suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • Confiança e imagem positiva de si.
  • Estratégias para resolver situações- problema.
  • Comunicação.
  • Autonomia.
  • Respeito à individualidade e diversidade.
  • Valores e hábitos para a vida em sociedade.
  • Cuidados com o corpo.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

  • Manifestar iniciativa na escolha de brincadeiras e atividades, na seleção de materiais e na busca de parcerias, considerando seu interesse.
  • Enfrentar desafios em brincadeiras e jogos para desenvolver confiança em si próprio.
  • Reconhecer-se como um integrante do grupo ao qual pertence.
  • Expressar suas emoções e sentimentos de modo que seus hábitos, ritmos e preferências individuais sejam respeitadas no grupo em que convive.
  • Demonstrar autonomia ao participar de atividades diversas, dentro e fora da sala.
  • Realizar ações como ir ao banheiro, tomar água, frequentar espaços da instituição com crescente autonomia.
  • Agir progressivamente de forma independente alimentando-se, vestindo-se e realizando atividades de higiene corporal.
  • Solicitar ajuda quando está em dificuldade e auxiliar o colega quando este necessita.
  • Ampliar, progressivamente, suas atividades com base nas orientações dos(as) professores(as).
  • Conhecer o próprio corpo e suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • O espaço social como ambiente de interações.
  • Patrimônio material e imaterial.
  • Atributos físicos e função social dos objetos.
  • Normas de convivência.
  • Organização do espaço escolar.
  • Regras.
  • Identidade e autonomia.
  • Reconhecimento oral e gráfico do próprio nome e dos outros.
  • Escola, família e bairro.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

  • Desenvolver noção de identidade e convivência em um espaço compartilhado com outras pessoas.
  • Participar de brincadeiras de faz de conta, compartilhando propósitos comuns, representando diferentes papéis e convidando outros colegas para participar.
  • Relacionar-se com crianças da mesma idade e com outras em situações de interações e brincadeira, agindo de forma solidária e colaborativa.
  • Levar em consideração o ponto de vista de seus colegas.
  • Perceber a expressão de sentimentos e emoções de seus companheiros.
  • Explorar os espaços da instituição, do bairro e da cidade conhecendo ambientes, fatos históricos e interagindo com diferentes pessoas e em diferentes contextos sociais.
  • Compartilhar objetos e espaços com crianças e professores(as) manifestando curiosidade e autonomia.
  • Realizar a guarda de seus pertences no local adequado.
  • Participar de conversas com professores(as) e crianças.
  • Esperar a vez quando está realizando atividades em grupo.
  • Participar de situações em que é instruída a levar objetos ou transmitir recados em outros locais da instituição.
  • Sensações, emoções e percepções próprias e do outro.
  • Linguagem oral e corporal.
  • Representação gráfica como expressão de conhecimentos, experiências e sentimentos.
  • Autonomia, criticidade e cidadania.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

  • Expressar e reconhecer diferentes emoções e sentimentos em si mesmo e nos outros.
  • Relatar e expressar sensações, sentimentos, desejos e ideias.
  • Demonstrar compreensão de seus sentimentos e nomeá-los.
  • Expressar e representar com desenho e outros registros gráficos seus conhecimentos, sentimentos e apreensão da realidade.
  • Relatar acontecimentos que vivencia, que ouve e que vê.
  • Interagir com outras crianças estabelecendo relações de troca enquanto trabalha na própria tarefa.
  • Participar de assembleias, rodas de conversas, eleições e outros processos de escolha dentro da instituição.
  • Oralizar reivindicações e desejos do grupo.
  • Próprio corpo e do outro.
  • Características físicas: semelhanças e diferenças.
  • Respeito à individualidade e diversidade.
  • Corpo humano.
  • Esquema corporal.
  • Relatos como forma de expressão.
  • Etapas do desenvolvimento e transformações corporais.

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

  • Perceber seus atributos corporais, expressando-os de diferentes formas e contribuindo para a construção de sua imagem corporal.
  • Observar e relatar sobre suas características, observando-se em fotos e imagens.
  • Observar e respeitar as características das diversas fases do desenvolvimento humano.
  • Perceber o próprio corpo e o do outro, reconhecendo as diferenças e semelhanças das pessoas quanto a: cabelos, pele, olhos, altura, peso e etc.
  • Identificar e respeitar as diferenças reconhecidas entre as características femininas e masculinas.
  • Valorizar suas próprias características e a de outras crianças enquanto pertencentes diferentes culturas.
  • Compreender as mudanças ocorridas nas suas características desde o nascimento, percebendo as transformações e respeitando as diversas etapas do desenvolvimento.
  • Reconhecer gradativamente suas habilidades, expressando-as e usando-as em suas brincadeiras e nas atividades individuais, de pequenos ou grandes grupos.
  • Normas e regras de convívio social.
  • Regras de jogos e brincadeiras.
  • Família.
  • Diferentes pessoas, espaços, tempos e culturas.
  • Transformações que ocorrem no mundo social.
  • Vida urbana e rural.
  • Manifestações culturais de sua cidade e outros locais.
  • Profissões.
  • Diferentes fontes de pesquisa.
  • Recursos tecnológicos e midiáticos.
  • Meios de transporte.

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

  • Participar de brincadeiras que estimulam a relação entre o adulto/criança e criança/criança.
  • Compreender e respeitar as diversas estruturas familiares.
  • Reconhecer pessoas que fazem parte de sua comunidade, conversar com elas sobre o que fazem.
  • Conhecer e se relacionar com crianças e pessoas de outros grupos sociais, seja por meio de situações presenciais, seja por outros meios de comunicação.
  • Conhecer diferentes povos e suas culturas por meio de pesquisas, filmes, fotos, entrevistas, relatos e outros.
  • Conhecer modos de vida urbana e rural.
  • Ouvir relatos de familiares e pessoas de mais idade sobre outras épocas históricas.
  • Conhecer objetos antigos e de outras culturas, como: ferro de passar roupa, escovão, fogão a lenha, lamparina e outros.
  • Participar de diferentes eventos culturais para conhecer novos elementos como: dança, música, vestimentas, ornamentos e outros.
  • Identificar as funções desempenhadas por diferentes profissionais.
  • Conhecer e identificar profissões de pessoas que fazem parte de sua comunidade, como o padeiro, o fazendeiro, o pescador etc.
  • Conhecer e identificar os diferentes meios de transporte e suas características.
  • Construir representações de meios de transporte e os trajetos com materiais diversos: caixas, rolos, pratos recicláveis, tintas, tampas, embalagens, papéis, tecidos, fita adesiva e outros.
  • Reconhecimento e respeito às diferenças.
  • Procedimentos dialógicos para a comunicação e resolução de conflitos.
  • Expressão de sentimentos que vivencia e reconhece no outro.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

  • Expressar, reconhecer e nomear necessidades, emoções e sentimentos que vivencia e observa no outro.
  • Cooperar, compartilhar objetos e receber auxílio quando necessário.
  • Utilizar estratégias pacíficas ao tentar resolver conflitos com outras crianças, buscando compreender a posição e o sentimento do outro.
  • Utilizar estratégias para resolver seus conflitos relacionais considerando soluções que satisfaçam a ambas as partes.
  • Realizar a escuta do outro.
  • Saber desculpar-se quando sua atitude desrespeitar o outro.
  • Usar do diálogo e estratégias simples para resolver conflitos, reconhecendo as diferentes opiniões e aprendendo a respeitá-las.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar; [...]
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Manifestações culturais.
  • Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • Estratégias e procedimentos para jogar e brincar.
  • Esquema corporal.
  • Movimento: gestos, expressões faciais e mímicas.
  • Linguagem musical, gestual e dramática.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

  • Representar-se em situações de brincadeiras ou teatro, apresentando suas características corporais, seus interesses, sentimentos, sensações ou emoções.
  • Expressar suas hipóteses por meio da representação de seus sentimentos, fantasias e emoções.
  • Vivenciar e promover jogos de imitação e de expressão de sentimentos.
  • Aceitar e valorizar suas características corporais, expressando-se de diferentes formas e construindo uma imagem positiva de si mesmo.
  • Expressar e comunicar suas características de diferentes maneiras.
  • Vivenciar brincadeiras de esquema e expressão corporal diante do espelho, utilizando as diferentes formas de linguagem.
  • Realizar movimentos com gestos, expressões faciais e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas.
  • Cantar, gesticular e expressar emoções acompanhando músicas e cantigas.
  • Participar de encenações e atividades que desenvolvam a expressão corporal a partir de jogos dramáticos.
  • Discriminar e nomear as percepções ao experimentar diferentes sensações proporcionadas pelos órgãos dos sentidos.
  • Explorar corporalmente o ambiente da sala de aula e outros espaços da unidade e lugares externos com o intuito de expressar-se.
  • Brincadeiras cantadas e cantigas de roda.
  • O corpo e o espaço.
  • Esquema Corporal
  • Motricidade: controle e equilíbrio do corpo.
  • Linguagem oral.
  • Jogos expressivos de linguagem corporal.
  • Localização e orientação espacial: dentro, fora, perto, longe, embaixo, em cima, de um lado, do outro, esquerda, direita, frente, atrás etc.
  •  Criação e reconto de histórias.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

  • Participar e promover brincadeiras de expressão corporal cantadas: escravos de jó, brincadeiras de roda, feijão queimado, a linda rosa juvenil, “seu lobo está?”, entre outras.
  • Adequar seus movimentos em situações de brincadeiras com o ritmo da música ou da dança.
  • Movimentar-se seguindo uma sequência e adequando-se ao compasso definido pela música ou pelas coordenadas dadas por seus colegas em brincadeiras ou atividades em pequenos grupos.
  • Percorrer trajetos inventados espontaneamente ou propostos: circuitos desenhados no chão, feitos com cordas, elásticos, tecidos, mobílias e outros limitadores e obstáculos para subir, descer, passar por baixo, por cima, por dentro, por fora, na frente, atrás, contornar demonstrando controle e adequação corporal e outros.
  • Participar de jogos e brincadeiras que permitam: andar e correr de diversas maneiras, saltar e gesticular.
  • Movimentar-se fazendo uso de diferentes movimentos corporais cada vez mais complexos.
  • Movimentar-se e deslocar-se com controle e equilíbrio.
  • Valorizar o esforço em adequar seus movimentos corporais aos de seus colegas em situações de brincadeiras ou atividades coletivas.
  • Movimentar-se seguindo orientações dos(as) professores(as), de outras crianças ou criando suas próprias orientações.
  • Participar de atividades que desenvolvam noções de proximidade, interioridade e direcionalidade.
  • Participar de situações livre ou orientadas para posicionar o corpo no espaço, como: dentro, fora, perto, longe, em cima, embaixo, ao lado, à frente, atrás, muito, pouco.
  • Participar de conversas em pequenos grupos escutando seus colegas e esperando a sua vez de falar.
  • Representar com o corpo, com linguagem dramática, em diferentes situações: encenações, imitações e dramatizações.
  • Imaginação.
  • O corpo e seus movimentos.
  • Esquema corporal.
  • Estratégias e procedimentos para brincar e jogar.
  • Dança.
  • Imitação como forma de expressão.
  • Ritmos: rápido e lento.
  • Jogo de papéis e domínio da conduta.
  • Linguagem: musical, dramática, corporal.
  • Motricidade: equilíbrio, destreza e controle do corpo.

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

  • Vivenciar situações de deslocamento e movimento do corpo fora e dentro da sala.
  • Explorar movimentos corporais ao dançar e brincar.
  • Dramatizar situações do dia a dia, músicas ou trechos de histórias.
  • Deslocar-se de acordo com ritmos musicais: rápido ou lento.
  • Criar movimentos dançando ou dramatizando para expressar-se em suas brincadeiras.
  • Participar de jogos de imitação, encenação e dramatização.
  • Vivenciar diferentes papéis em jogos e brincadeiras, .
  • Combinar seus movimentos com os de outras crianças e explorar novos movimentos usando gestos, seu corpo e sua voz.
  • Vivenciar brincadeiras e jogos corporais como amarelinha, roda, boliche, maria-viola, passa-lenço, bola ao cesto e outras.
  • Conhecer brincadeiras e atividades artísticas típicas de sua cultura local.
  • Práticas sociais relativas à higiene.
  • Autocuidado e autonomia.
  • Materiais de uso pessoal.
  • Hábitos alimentares, de higiene e descanso.
  • Cuidados com a saúde.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Consciência e imagem corporal.
  • Linguagem oral como forma de comunicação das necessidades e intenções.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

  • Identificar, nomear, e localizar as partes do corpo em si, no outro e em imagens, adquirindo consciência do próprio corpo.
  • Conhecer os vegetais e seu cultivo, para uma alimentação saudável.
  • Reconhecer a importância de desenvolver hábitos de boas maneiras ao alimentar-se.
  • Reconhecer e fazer uso de noções básicas de cuidado consigo mesmo.
  • Realizar, de forma independente, ações de cuidado com o próprio corpo como, por exemplo: buscar água quando sente sede.
  • Identificar e valorizar alguns alimentos saudáveis.
  • Realizar ações de higiene: ir ao banheiro, lavar as mãos e escovar os dentes com autonomia.
  • Servir-se e alimentar-se com independência.
  • Participar do cuidado dos espaços coletivos da escola, como o banheiro, o refeitório e outros.
  • Conhecer e cuidar de seu material de uso pessoal.
  • Conhecer hábitos de saúde de sua cultura local.
  • Perceber, oralizar e solucionar as necessidades do próprio corpo: fome, frio, calor, sono, sede.
  • Entrevistar com auxílio do(a) professor(a), profissionais da área da saúde e nutrição.
  • Esquema corporal.
  • Imaginação.
  • Motricidade e habilidade manual.
  • Elementos do meio natural e cultural.
  • Materiais e tecnologias para a produção da escrita.
  • Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear.
  • Os objetos, suas características, propriedades e funções.
  • Representação gráfica e plástica: desenho, pintura, colagem, dobradura, escultura etc.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

  • Manusear e nomear elementos do meio natural e objetos produzidos pelo homem, utilizando-os em suas produções manuais.
  • Usar a tesoura sem ponta para recortar.
  • Manipular objetos de diferentes tamanhos e pesos.
  • Explorar materiais como argila, barro, massinha de modelar e outros, com variadas intenções de criação.
  • Manipular objetos pequenos construindo brinquedos ou jogos e utilizar instrumentos como palitos, rolos e pequenas espátulas nas suas produções com cada vez maior destreza.
  • Manusear diferentes riscadores em suportes e planos variados para perceber suas diferenças e registrar suas ideias.
  • Pintar, desenhar, rabiscar, folhear, modelar, construir, colar à sua maneira, utilizando diferentes recursos e dando significados às suas ideias, aos seus pensamentos e sensações.
  • Vivenciar situações em que é feito o contorno do próprio corpo, nomeando suas partes e vestimentas.
  • Participar de jogos e brincadeiras de construção utilizando elementos estruturados ou não, com o intuito de montar, empilhar, encaixar e outros.
  • Virar páginas de livros, revistas, jornais e outros com crescente habilidade.
  • Executar habilidades manuais utilizando recursos variados: linha, lã, canudinho, argola e outros.
  • Realizar conquistas relacionadas às suas habilidades manuais.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical[...];
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura[...].

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Percepção e produção sonora.
  • Audição e percepção musical.
  • Execução musical (imitação).
  • Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
  • Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Melodia e ritmo.
  • Diferentes instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Canto.
  • Música e dança.
  • Movimento: expressão musical, dramática e corporal.

(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

  • Escutar sons do entorno e estar atento ao silêncio.
  • Perceber os sons da natureza e reproduzi-los: canto dos pássaros, barulho de ventania, som da chuva e outros, em brincadeiras, encenações e apresentações.
  • Produzir sons com materiais alternativos: garrafas, caixas, pedras, madeira, latas e outros durante brincadeiras, encenações e apresentações.
  • Escutar e produzir sons com instrumentos musicais.
  • Cantar canções conhecidas, acompanhando o ritmo com gestos ou com instrumentos musicais.
  • Participar de execução musical utilizando instrumentos musicais de uma banda.
  • Explorar os sons produzidos pelo corpo, por objetos, por elementos da natureza e instrumentos musicais, percebendo os parâmetros do som (altura, intensidade, duração e timbre).
  • Participar de brincadeiras cantadas e coreografadas produzindo sons com o corpo e outros materiais.
  • Reconhecer elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem, etc.
  • Explorar possibilidades vocais a fim de produzir diferentes sons.
  • Criar sons a partir de histórias (sonoplastia) utilizando o corpo e materiais diversos.
  • Dançar e criar sons a partir de diversos ritmos.
  • Reconhecer canções características que marcam eventos específicos de sua rotina ou de seu grupo.
  • Conhecer manifestações artísticas, canções ou instrumentos de sua região, comunidade, cultura local, nacional ou internacional.
  • Apreciar e valorizar a escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.
  • Representação visual.
  • Expressão cultural.
  • Suportes, materiais, instrumentos e técnicas das Artes Visuais e seus usos.
  • Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, espaços, formas etc.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Elementos bidimensionais e tridimensionais.
  • Estratégias de apreciação estética.
  • Produção de objetos tridimensionais.
  • Linguagem oral e expressão.
  • Obras de arte, autores e contextos.
  • Cores primárias e secundárias.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

  • Explorar formas variadas dos objetos para perceber as características das mesmas e utilizá-las em suas composições.
  • Criar com jogos de encaixe e de construção, explorando cores, formas e texturas.
  • Desenhar, construir e identificar produções bidimensionais e tridimensionais.
  • Experimentar possibilidades de representação visual bidimensional e tridimensional, utilizando materiais diversos: caixas, tecidos, tampinhas, gravetos, pedrinhas, lápis de cor, giz de cera, papéis etc.
  • Usar materiais artísticos para expressar suas ideias, sentimentos e experiências.
  • Expressar-se utilizando variedades de materiais e recursos artísticos.
  • Reconhecer as cores presentes na natureza e no dia a dia nomeando-as, com o objetivo de fazer a correspondência entre cores e elementos.
  • Experimentar as diversas possibilidades do processo de produção das cores secundárias e reconhecê-las na natureza, no dia a dia e em obras de arte.
  • Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, cor, forma, espaço e textura.
  • Manipular materiais de diferentes texturas: lisas, ásperas, macias, duras, moles etc.
  • Conhecer a apreciar artesanato e obras de Artes Visuais de diferentes técnicas, movimentos, épocas, estilos e culturas.
  • Utilizar a investigação que realiza sobre o espaço, as imagens, as coisas ao seu redor para significar e incrementar sua produção artística.
  • Conhecer e apreciar produções artísticas de sua cultura ou de outras culturas regionais, nacionais ou internacionais.
  • Percepção e memória auditiva.
  • Audição e percepção de sons e músicas.
  • Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
  • Ritmos.
  • Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Apreciação e produção sonora.
  • Canto.
  • Cantigas populares.
  • Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Imitação como forma de expressão.

(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

  • Perceber som do entorno e estar atento ao silêncio.
  • Perceber sons graves e agudos, curtos e longos produzidos pelo corpo, objetos e instrumentos musicais.
  • Reconhecer, em situações de escuta de música, características dos sons.
  • Brincar com a música explorando objetos ou instrumentos musicais para acompanhar ritmos.
  • Manipular e perceber os sons de instrumentos sonoros diversos.
  • Explorar possibilidades musicais para perceber diferentes sons e ritmos, em instrumentos sonoros diversos.
  • Explorar, em situações de brincadeiras com música, variações de velocidade e intensidade na produção de sons.
  • Dar sequência à música quando a mesma for interrompida.
  • Imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
  • Escutar a própria voz e de outras crianças em gravações.
  • Conhecer canções, brincadeiras ou instrumentos musicais que são típicos de sua cultura ou de alguma outra cultura que estão conhecendo.
  • Apreciar produções audiovisuais como musicais, brinquedos cantados, teatros para reconhecer as qualidades sonoras

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
[...] II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
[...] III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • A língua portuguesa falada, suas diversas funções e usos sociais.
  • Palavras e expressões da língua.
  • Oralidade e escuta.
  • Vocabulário.
  • Organização da narrativa considerando tempo, espaço, trama e personagens.
  • Registros gráficos: desenhos, letras e números.
  • Linguagem escrita, suas funções e usos sociais.
  • Identificação do próprio nome e reconhecimento do nome dos colegas.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Registro gráfico como expressão de conhecimentos, ideias e sentimentos.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

  • Expressar-se por meio da linguagem oral, transmitindo suas necessidades, desejos, ideias e compreensões de mundo.
  • Participar de variadas situações de comunicação onde seja estimulada a explicar suas ideias com clareza, progressivamente.
  • Comunicar-se com diferentes intenções, em diferentes contextos, com diferentes interlocutores, respeitando sua vez de falar e escutando o outro com atenção.
  • Oralizar sobre suas atividades na instituição.
  • Expressar oralmente seus sentimentos em diferentes momentos.
  • Interagir com outras pessoas por meio de situações mediadas ou não pelo(a) professor(a).
  • Ampliar seu vocabulário por meio de músicas, narrativas (poemas, histórias, contos, parlendas, conversas) e brincadeiras para desenvolver sua capacidade de comunicação.
  • Representar ideias, desejos e sentimentos por meio de escrita espontânea e desenhos para compreender que aquilo que está no plano das ideias pode ser registrado graficamente.
  • Fazer uso da escrita espontânea para comunicar suas ideias e opiniões aos colegas e professores(as).
  • Utilizar letras, números e desenhos em suas representações gráficas, progressivamente.
  • Elaborar hipóteses sobre a escrita para aproximar-se progressivamente do uso social e convencional da língua.
  • Identificar o próprio nome e dos colegas para o reconhecimento dos mesmos em situações da rotina escolar.
  • Criação musical
  • Regras de jogos e brincadeiras orais.
  • Patrimônio cultural, literário e musical.
  • Linguagem oral.
  • Gêneros textuais.
  • Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Rimas e aliterações
  • Sons da língua e sonoridade das palavras.
  • Cantigas de roda.
  • Textos poéticos.
  • Ritmo.
  • Consciência fonológica.
  • Canto.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

  • Participar de situações que envolvam cantigas de roda e textos poéticos.
  • Participar de brincadeiras cantadas e cantar músicas de diversos repertórios.
  • Participar de situações de criação e improvisação musical.
  • Conhecer poemas, parlendas, trava-línguas e outros gêneros textuais.
  • Declamar suas poesias e parlendas preferidas fazendo uso de ritmo e entonação.
  • Brincar com os textos poéticos em suas brincadeiras livres com outras crianças.
  • Participar de jogos e brincadeiras de linguagem que exploram a sonoridade das palavras (sons, rimas, sílabas, aliteração).
  • Perceber que os textos se dividem em partes e o verso corresponde a uma delas.
  • Reconhecer rimas
  • Conhecer textos poéticos típicos de sua cultura.
  • Escrita e ilustração
  • Direção de leitura: de cima para baixo, da esquerda para a direita.
  • Patrimônio cultural e literário.
  • Escuta, observação e respeito à fala do outro e textos literários.
  • Sensibilidade estética em relação aos textos literários.
  • Aspectos gráficos da escrita.
  • Vocabulário.
  • Gêneros textuais.
  • Portadores textuais, seus usos e funções.
  • Diferentes usos e funções da escrita.
  • Pseudoleitura.
  • Interpretação e compreensão de textos.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

  • Folhear livros e escolher aqueles que mais gostam para ler em momentos individuais.
  • Escolher e contar histórias, a sua maneira, para outras crianças.
  • Escolher livros de sua preferência explorando suas ilustrações e imagens para imaginar as histórias.
  • Realizar pseudoleitura.
  • Reconhecer as ilustrações/ figuras de um livro.
  • Perceber que imagens e palavras representam ideias.
  • Ordenar ilustração e corresponder com o texto.
  • Perceber as características da língua escrita: orientação e direção da escrita.
  • Participar de situações de escrita, com a mediação do(a) professor(a), de listas dos personagens das histórias.
  • Folhear livros e outros materiais tendo como referência o modo como outras pessoas fazem.
  • Relacionar fatos da história contada ou lida, com situações do dia a dia.
  • Participar coletivamente da leitura e escrita de listas, bilhetes, recados, convites, cantigas, textos, receitas e outros, tendo o(a) professor(a) como leitor e escriba.
  • Manusear diferentes portadores textuais, e ouvir sobre seus usos sociais.
  • Dramatização.
  • Criação de histórias.
  • Interpretação e compreensão textual.
  • Linguagem oral.
  • A língua portuguesa falada, em suas diversas funções e usos sociais.
  • Gêneros discursivos orais, suas diferentes estruturas e tramas.
  • Fatos da história narrada.
  • Características gráficas: personagens e cenários.
  • Vocabulário.
  • Narrativa: organização e sequenciação de ideias.
  • Elaboração de roteiros: desenvolvimento da história, personagens e outros.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

  • Oralizar sobre fatos e acontecimentos da história ouvida.
  • Relatar fatos e ideias com começo, meio e fim.
  • Representar os personagens de histórias infantis conhecidas.
  • Dramatizar histórias, criando personagens, cenários e contextos.
  • Dramatizar situações do dia a dia e narrativas: textos literários, informativos, trava-línguas, cantigas, quadrinhas, notícias e outros.
  • Responder a questionamentos sobre as histórias narradas.
  • Identificar personagens, cenários, trama, sequência cronológica, ação e intenção dos personagens.
  • Ditar partes da história ao participar da construção de roteiros de vídeos ou encenações.
  • Envolver-se em situações de pequenos grupos, contribuindo para a construção de roteiros de vídeos ou encenações coletivas.
  • Relato de fatos e situações com organização de ideias.
  • Criação e reconto de histórias
  • Vivências culturais:histórias, filmes e peças teatrais.
  • Expressividade pela linguagem oral e gestual.
  • A língua portuguesa falada, suas diversas funções e usos sociais.
  • Palavras e expressões da língua e sua pronúncia.
  • Vocabulário.
  • Relação entre imagem ou tema e narrativa.
  • Organização da narrativa considerando tempo e espaço.
  • Diferentes usos e funções da escrita.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.

(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o(a) professor(a) como escriba.

  • Recontar histórias, identificando seus personagens e elementos.
  • Participar da elaboração, criação e reconto de histórias e textos tendo o(a) professor(a) como escriba.
  • Criar e contar histórias ou acontecimentos oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
  • Criar histórias orais e escritas (desenhos), em situações com função social significativa.
  • Identificar personagens, cenários, trama, sequência cronológica, ação e intenção dos personagens.
  • Relatar situações diversas para outras crianças e familiares, ampliando suas capacidades de oralidade.
  • Escutar relatos de outras crianças.
  • Envolver-se em situações de pequenos grupos, contribuindo para a construção de encenações coletivas.
  • Narrar partes da história ao participar da construção de roteiros de vídeos ou encenações.
  • Participar da elaboração de histórias observando o(a) professor(a) registrar a história recontada.
  • Diferenciação entre desenhos, letras e números.
  • Criação e reconto de histórias.
  • A língua portuguesa falada, suas diversas funções e usos sociais.
  • Relação entre imagem ou tema e narrativa.
  • Repertório de textos orais que constituem o patrimônio cultural literário.
  • Linguagem oral.
  • Vocabulário.
  • Identificação e nomeação de elementos.
  • Pseudoleitura.
  • Diferentes usos e funções da escrita.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Aspectos gráficos da escrita.
  • Produção escrita.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

  • Escutar e nomear objetos, pessoas, personagens, fotografias e gravuras para ampliar seu vocabulário.
  • Oralizar contextos e histórias contadas, a seu modo.
  • Fazer uso de expressões da linguagem da narrativa.
  • Criar histórias e representá-las graficamente (desenho) a partir de imagens ou temas sugeridos.
  • Diferenciar desenho, letra e número em suas produções espontâneas.
  • Expressar hipóteses a respeito da escrita de letras e números, registrando símbolos para representar ideias.
  • Produzir escritas espontâneas, utilizando letras como marcas gráficas.
  • Ler, a seu modo, textos literários e seus próprios registros gráficos para outras crianças.
  • Usos e funções da escrita.
  • Tipos, gêneros e suportes de textos que circulam em nossa sociedade com suas diferentes estruturas textuais.
  • Gêneros literários, autores, características e suportes.
  • Escuta e apreciação de gêneros textuais.
  • Sensibilidade estética em relação aos textos literários.
  • Aspectos gráficos da escrita.
  • Estratégias e procedimentos para leitura e produção de textos.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Escrita do próprio nome.
  • Direção da leitura e da escrita: de cima para baixo, da esquerda para a direita.
  • Símbolos.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

  • Manusear e explorar diferentes portadores textuais como: livros, revistas, jornais, cartazes, listas telefônicas, cadernos de receitas, bulas e outros.
  • Expressar suas hipóteses sobre “para que servem” os diferentes gêneros textuais como: receitas, classificados, poesias, bilhetes, convites, bulas e outros.
  • Conhecer e compreender, progressivamente, a função social de diferentes suportes textuais: livros, revistas, jornais, cartazes, listas telefônicas, cadernos de receitas e outros.
  • Conversar com outras pessoas e familiares sobre o uso social de diferentes portadores textuais.
  • Fazer uso de cadernos ou livros de receitas em situações de brincadeiras de culinária.
  • Buscar informações sobre algum tema a ser estudado em livros ou revistas com textos informativos, fazendo uso da leitura das fotos ou legendas para se apropriar de informações.
  • Manusear diferentes portadores textuais imitando adultos.
  • Compreender a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos e da participação em diversas situações nas quais seus usos se fazem necessários.
  • Reconhecer as letras do alfabeto em diversas situações da rotina escolar.
  • Registrar o nome e outros textos significativos realizando tentativas de escrita.
  • Compreender como se organiza a escrita em nossa cultura: de cima para baixo, da esquerda para a direita.
  • Identificar símbolos que representam ideias, locais, objetos e momentos da rotina: a marca do biscoito preferido, placa do banheiro, cartaz de rotina do dia etc.
  • Observar o registro textual tendo o(a) professor(a) como escriba.
  • Acompanhar a leitura apontada do texto realizada pelo(a) professor(a).
  • Escuta e oralidade.
  • Criação de histórias: enredo, personagens, cenários.
  • Gêneros literários textuais, seus autores, características e suportes.
  • Sensibilidade estética em relação aos textos literários.
  • Imaginação.
  • Pseudoleitura.
  • Narrativa: organização e sequenciação de ideias.
  • Identificação dos elementos das histórias.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

  • Apreciar e participar de momentos de contação de histórias e de outros gêneros textuais de diferentes maneiras.
  • Escutar histórias contadas por outras pessoas convidadas a visitar a instituição: avós, irmãos, pais e outros.
  • Escutar histórias em espaços próximos à instituição: praças, bibliotecas, escolas e outros.
  • Contar, a seu modo, histórias para outras crianças e adultos.
  • Ler, à sua maneira, diferentes gêneros textuais.
  • Expressar suas opiniões sobre os diferentes textos lidos.
  • Escolher suportes textuais para observação e pseudoleitura.
  • Criar histórias a partir da leitura de ilustrações e imagens, desenvolvendo a criatividade e a imaginação.
  • Relacionar imagens de personagens e cenários às histórias a que pertencem.
  • Narrar histórias ouvidas utilizando somente a memória como recurso.
  • Apresentar uma história mostrando a capa do livro, o título e o nome do autor.
  • Identificar rimas em pequenos trechos de histórias contadas pelo(a) professor(a).
  • Identificação do nome próprio e de outras pessoas.
  • Uso e função social da escrita.
  • Valor sonoro de letras.
  • Consciência fonológica.
  • Marcas gráficas: desenhos, letras, números.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Escrita do nome e de outras palavras.
  • Produção gráfica.
  • Sensibilização para a escrita.
  • Materiais e tecnologias variadas para a produção da escrita: lápis, caneta, giz, computador e seus diferentes usos.
  • Apreciação gráfica.
  • Suportes de escrita.
  • Oralização da escrita.
  • Sonoridade das palavras.
  • Escrita convencional e espontânea.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

  • Vivenciar experiências que possibilitem perceber a presença da escrita em diferentes ambientes.
  • Compreender a função social da escrita.
  • Vivenciar jogos e brincadeiras que envolvam a escrita (forca, bingos, cruzadinhas, etc.) e utilizar materiais escritos em brincadeiras de faz de conta.
  • Participar de jogos que relacionam imagens e palavras.
  • Brincar com a sonoridade das palavras, explorando-as e estabelecendo relações com sua representação escrita.
  • Utilizar suportes de escrita diversos para desenhar e escrever espontaneamente (cartolina, sulfite, craft, livros, revistinhas e outros).
  • Registrar suas ideias utilizando desenhos, símbolos e palavras, escritas à sua maneira.
  • Realizar tentativas de escrita com recursos variados e em diferentes suportes.
  • Ter contato com o alfabeto em diferentes situações: brincadeiras, jogos e outros.
  • Escrever o nome próprio e de alguns colegas.
  • Verbalizar suas hipóteses sobre a escrita.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Manipulação, exploração e organização de objetos.
  • Características físicas, propriedades e utilidades dos objetos.
  • Patrimônio natural e cultural.
  • Percepção dos elementos no espaço.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Textura, massa e tamanho dos objetos.
  • Coleções: agrupamento de objetos por semelhança.
  • Diferentes pessoas, espaços, tempos e culturas.
  • Organização, comparação, classificação, sequenciação e ordenação de diferentes objetos.
  • Formas geométricas.
  • Figuras geométricas.
  • Sólidos geométricos.
  • Propriedades associativas.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa, capacidade e tempo.
  • Noção espacial.
  • Contagem.
  • Relação entre número e quantidade.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

  • Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e suas possibilidades: morder, chupar, produzir sons, apertar, encher, esvaziar, empilhar, colocar dentro, fora, fazer afundar, flutuar, soprar, montar, construir, lançar, jogar etc.
  • Identificar objetos pessoais e do meio em que vive conhecendo suas características, propriedades e função social para que possa utilizá-los de forma independente, de acordo com suas necessidades.
  • Observar objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais, a fim de perceber características dos mesmos.
  • Manipular objetos e brinquedos explorando características, propriedades e possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar).
  • Pesquisar, experimentar e sentir os elementos naturais: areia, água, barro, pedras, plantas etc.
  • Usar características opostas das grandezas de objetos (grande/pequeno, comprido/curto etc.) ao falar sobre eles;
  • Diferenciar, diante de objetos ou figuras, características como aberto/fechado, todo/parte, interior/exterior.
  • Identificar fronteiras: fora/dentro.
  • Perceber semelhanças e diferenças, com apoio de imagens e objetos.
  • Manipular, explorar, comparar, organizar, sequenciar e ordenar diversos materiais.
  • Comparar, classificar e ordenar (seriação) os objetos seguindo alguns critérios, como cor, forma, textura, tamanho, função etc.
  • Participar de situações que envolvam unidades de medida:comprimento, massa e capacidade.
  • Comparar tamanhos, pesos, capacidades e temperaturas de objetos, estabelecendo relações.
  • Fazer uso de diferentes procedimentos ao comparar objetos.
  • Colecionar objetos com diferentes características físicas e reconhecer formas de organizá-los.
  • Observar e identificar no meio natural e social as formas geométricas, percebendo diferenças e semelhanças entre os objetos no espaço em situações diversas.
  • Reconhecer e nomear as figuras geométricas planas: triângulo, círculo, quadrado, retângulo.
  • Estabelecer relações entre os sólidos geométricos e os objetos presentes no seu ambiente.
  • Relação espaço-temporal.
  • Elementos da natureza.
  • Fenômenos da natureza e suas relações com a vida humana.
  • Fenômenos físicos:movimento, inércia, flutuação, equilíbrio, força, magnetismo, atrito.
  • Fenômenos naturais: luz solar, vento, chuva.
  • Tempo atmosférico.
  • Sistema Solar.
  • Dia e noite.
  • Luz sombra.
  • Elementos da natureza: terra, fogo, ar e água.
  • Diferentes fontes de pesquisa.
  • Registros gráficos, orais, plásticos, dramáticos que retratam os conhecimentos.
  • Instrumentos para observação e experimentação.
  • Fenômenos químicos: produção, mistura, transformação.

(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

  • Observar fenômenos naturais por meio de diferentes recursos e experiências.
  • Identificar os fenômenos naturais por meio de diferentes recursos e experiências.
  • Nomear e descrever características e semelhanças frente aos fenômenos da natureza, estabelecendo relações de causa e efeito, levantando hipóteses, utilizando diferentes técnicas e instrumentos e reconhecendo características e consequências para a vida das pessoas;
  • Perceber os elementos (fogo, ar, água e terra) enquanto produtores de fenômenos da natureza e reconhecer suas ações na vida humana (chuva, seca, frio e calor).
  • Explorar os quatro elementos por meio de experimentos (fogo, ar, água e terra).
  • Experimentar sensações físicas táteis em diversas situações da rotina.
  • Observar e relatar sobre: o vento, a chuva, a luz do sol e outros.
  • Observar o céu em diferentes momentos do dia.
  • Identificar os elementos e características do dia e da noite.
  • Explorar o efeito da luz por meio da sua presença ou ausência (luz e sombra).
  • Experienciar simulações do dia e da noite com presença e ausência de luz e sol/lua.
  • Observar e conhecer os astros, estrelas, planetas e suas características.
  • Participar da construção de maquetes de sistema solar utilizando materiais diversos.
  • Pesquisar sobre diversos fenômenos naturais e físicos.
  • Fazer misturas, provocando mudanças físicas e químicas na realização de atividades de culinária, pinturas, e experiências com água, terra, argila e outros.
  • Reunir informações de diferentes fontes para descobrir por que as coisas acontecem e como funcionam, registrando e comunicando suas descobertas de diferentes formas (oralmente, por meio da escrita, desenhos, encenações e outras).
  • Reconhecer características geográficas e paisagens que identificam os lugares onde vivem, destacando aqueles que são típicos de sua região
  • Instrumentos para observação e experimentação.
  • Tipos de moradia.
  • Formas de organização da cidade: ruas, becos, avenidas.
  • Elementos da paisagem: naturais e construídos pela humanidade.
  • Coleta seletiva do lixo.
  • Plantas, suas características e habitat.
  • Animais, suas características, seus modos de vida e habitat.
  • Preservação do meio ambiente.
  • Seres vivos: ciclos e fases da vida.
  • Transformação da natureza.
  • Elementos da natureza.
  • Diferentes fontes de pesquisa.
  • Animais no ecossistema: cadeia alimentar.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Utilidade, importância e preservação da água.

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

  • Observar o trajeto de casa à escola e vice-versa, conhecendo e relatando os elementos que compõem a paisagem do percurso e suas modificações.
  • Perceber que os seres vivos possuem ciclo de vida, reconhecendo as diferentes fases da vida.
  • Identificar os animais, suas características físicas e habitat.
  • Observar animais no ecossistema: modos de vida, cadeia alimentar e outras características.
  • Vivenciar momentos de cuidado com animais que não oferecem riscos.
  • Cooperar na construção de hortas, jardins, sementeiras, estufas e outros espaços para observação, experimentação e cuidado com as plantas.
  • Responsabilizar-se pelo cultivo e cuidado de plantas.
  • Cooperar na construção de aquários, terrários, minhocários e outros espaços para observação, experimentação e cuidados com os animais.
  • Participar de situações de cuidado com o meio ambiente, preservação de plantas, cuidado com animais, separação de lixo, economia de água, reciclagem e outros.
  • Auxiliar nas práticas de compostagem.
  • Identificar, com auxílio do(a) professor(a), problemas ambientais nos lugares conhecidos.
  • Assistir a vídeos, escutar histórias, relatos e reportagens que abordam os problemas ambientais para se conscientizar do papel do homem frente a preservação do meio ambiente.
  • Coletar, selecionar e reaproveitar o lixo produzido por si ou por sua turma, compreendendo a importância de preservar a flora e a vida animal.
  • Participar de visitas a áreas de preservação ambiental.
  • Disseminar na comunidade, família e bairro os conhecimentos construídos sobre o tema.
  • Desenvolver ações referentes aos cuidados com o uso consciente da água, destinação correta do lixo, conservação do patrimônio natural e construído, a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente.
  • Utilizar percepções gustativas e experiências com a temperatura para realizar comparações e estabelecer relações, compreendendo os fenômenos quente, frio e gelado.
  • Utilizar, com ou sem a ajuda do(a) professor(a), diferentes fontes para encontrar informações frente a hipóteses formuladas ou problemas a resolver relativos à natureza, seus fenômenos e sua conservação, como livros, revistas, pessoas da comunidade, fotografia, filmes ou documentários etc.
  • Reunir informações de diferentes fontes e, com o apoio do(a) professor(a), ler, interpretar e produzir registros como desenhos, textos orais ou escritos (escrita espontânea), comunicação oral gravada, fotografia etc.
  • Fazer registros espontâneos sobre as observações feitas nos diferentes espaços de experimentação.
  • Conhecer fontes de informações que são típicas de sua comunidade.
  • Valorizar a pesquisa em diferentes fontes para encontrar informações sobre questões relacionadas à natureza, seus fenômenos e conservação.
  • Percepção do entorno.
  • Espaço físico.
  • Linguagem matemática.
  • Comparação dos elementos no espaço.
  • Noções espaciais de orientação, direção, proximidade, lateralidade, exterior e interior, lugar e distância.
  • Posição dos objetos.
  • Posição corporal.
  • Noção temporal.
  • Organização de dados e informações em suas representações visuais.
  • Representação de quantidades.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa, capacidade e tempo.
  • Fenômenos químicos: mistura de tintas para a produção de cores secundárias.
  • Mudanças nos estados físicos da matéria.
  • Medida de valor: sistema monetário brasileiro.

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

  • Perceber que os números fazem parte do cotidiano das pessoas;
  • Estabelecer a relação de correspondência (termo a termo) entre a quantidade de objetos de dois conjuntos;
  • Reconhecer pontos de referência de acordo com as noções de proximidade, interioridade e direcionalidade comunicando-se oralmente e representando com desenhos ou outras composições, a sua posição, a posição de pessoas e objetos no espaço.
  • Explorar o espaço escolar e do entorno, fazendo registros de suas observações.
  • Utilizar mapas simples para localizar objetos ou espaços/locais.
  • Participar de situações que envolvam a medição da altura de si e de outras crianças, por meio de fitas métricas e outros recursos.
  • Comparar tamanhos entre objetos, registrando suas constatações e/ou da turma.
  • Utilizar ferramentas de medidas não padronizadas, como os pés, as mãos e pequenos objetos de uso cotidiano em suas brincadeiras, construções ou criações.
  • Utilizar instrumentos não convencionais (mãos, pés, polegares, barbante, palitos ou outros) para comparar diferentes elementos, estabelecendo relações de distância, tamanho, comprimento e espessura.
  • Manipular tintas de diferentes cores e misturá-las identificando as cores que surgem, e registrando as constatações.
  • Observar as transformações produzidas nos alimentos durante o cozimento, fazendo registros espontâneos.
  • Conhecer os estados físicos da água e registrar suas transformações em diferentes contextos.
  • Reconhecer, em atividades de sua rotina, os conceitos agora e depois, rápido e devagar, percebendo que a atividade desenvolvida por si e por seus colegas acontecem em um determinado tempo de duração.
  • Observar, em atividades da sua rotina, a construção da sequência temporal: manhã/tarde, dia/noite, reconhecendo a passagem de tempo.
  • Conhecer as características e regularidades do calendário relacionando com a rotina diária e favorecendo a construção de noções temporais.
  • Explorar instrumentos não convencionais (sacos com alimentos, saco de areia, garrafas com líquidos ou outros) para comparar elementos e estabelecer relações entre leve e pesado.
  • Utilizar instrumentos não convencionais (garrafas, xícaras, copos, colheres ou outros) para comparar elementos estabelecendo relações entre cheio e vazio.
  • Explorar os conceitos básicos de valor (barato/caro, necessário/desnecessário, gostar/não de/não gostar ou outros), reconhecendo o uso desses conceitos nas relações sociais.
  • Vivenciar situações que envolvam noções monetárias (compra e venda).
  • Fazer registros espontâneos sobre as observações realizadas em momentos de manipulação de objetos, alimentos, materiais, identificando as transformações.
  • Registrar suas observações e descobertas fazendo-se entender e escolhendo linguagens e suportes mais eficientes a partir de sua intenção comunicativa.
  • Propriedades e funções dos objetos.
  • Semelhanças e diferenças entre elementos.
  • Classificação e agrupamento dos objetos de acordo com atributos.
  • Tamanho, peso, forma, textura e posição dos objetos.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa, capacidade e tempo.
  • Linguagem matemática.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

  • Explorar o espaço desenvolvendo noções de profundidade e analisando objetos, formas e dimensões.
  • Explorar objetos pessoais e do meio em que vive conhecendo suas características, propriedades e função social, para que possa utilizá-los de forma independente de acordo com suas necessidades.
  • Identificar e verbalizar as semelhanças e diferenças em objetos e figuras.
  • Identificar as características geométricas dos objetos, como formas, bidimensionalidade e tridimensionalidade em situações de brincadeira, exploração e observação de imagens e ambientes e em suas produções artísticas.
  • Organizar materiais e brinquedos em caixas de acordo com critérios definidos.
  • Agrupar objetos e/ou figuras a partir de observações, manuseios e comparações sobre suas propriedades.
  • Agrupar objetos por cor, tamanho, forma, peso.
  • Observar e comparar com seus pares as diferenças entre altura e peso.
  • Definir critérios em jogos e brincadeiras, para que outras crianças façam a classificação de objetos.
  • Identificar objetos no espaço, fazendo relações e comparações entre eles ao observar suas propriedades de tamanho (grande, pequeno, maior, menor) de peso (leve, pesado) dentre outras características (cor, forma, textura).
  • Classificar objetos de acordo com semelhanças e diferenças.
  • Nomear os atributos dos objetos destacando semelhanças e diferenças.
  • Tipos de moradia.
  • Diferentes pessoas, espaços, tempos e culturas.
  • Planejamento da rotina diária.
  • Família.
  • Diferentes fontes de pesquisa.
  • Fases do desenvolvimento humano.
  • Os objetos, suas características, funções e transformações.
  • Conceitos, formas e estruturas do mundo social e cultural.
  • Autoconhecimento.
  • Conceitos básicos de tempo: agora, ontem, hoje, amanhã etc.
  • Noções de Tempo.
  • Medidas e grandezas.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de tempo.
  • Linguagem matemática.
  • Recursos culturais e tecnológicos de medida de tempo.
  • Sequência temporal nas narrativas orais e registros gráficos.
  • Formas de organização da cidade: bairros, ruas, praças etc.

(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

  • Identificar mudanças ocorridas no tempo, como, por exemplo, na família e na comunidade, usando palavras ou frases que remetem a mudanças, como “quando eu era bebê”, diferenciando eventos do passado e do presente.
  • Entrevistar familiares para descobrir aspectos importantes de sua vida: Onde nasceu? Em que hospital? Como foi? Quanto pesava? Quanto media? Foi amamentado? dentre outras informações.
  • Construir sua linha do tempo com auxílio da família ou do(a) professor(a), utilizando fotos.
  • Relatar fatos de seu nascimento e desenvolvimento com apoio de fotos ou outros recursos.
  • Descobrir quem escolheu o seu nome e dos colegas da turma.
  • Descobrir o significado de seu nome e relatar para outras crianças.
  • Identificar e apresentar objetos de família a outras crianças.
  • Participar de rodas de conversa relatando sobre suas rotinas.
  • Recontar eventos importantes em uma ordem sequencial.
  • Identificar hábitos, ritos e costumes próprios, bem como de outras famílias.
  • Perceber as diversas organizações familiares.
  • Valorizar as formas de vida de outras crianças ou adultos, identificando costumes, tradições e acontecimentos significativos do passado e do presente.
  • Identificar a diversidade cultural existente entre as famílias.
  • Perceber as características do meio social no qual se insere, reconhecendo os papéis desempenhados pela família e pela escola.
  • Conhecer celebrações e festas tradicionais da sua comunidade.
  • Relatar aspectos da sua vida: família, casa, moradia, bairro ou outros.
  • Pesquisar sobre os diferentes tipos de moradia.
  • Manipulação, exploração, comparação e agrupamento de objetos.
  • Contagem oral.
  • Sequenciação de objetos e fatos de acordo com critérios.
  • Sistema de numeração decimal.
  • Identificação e utilização dos números no contexto social.
  • Lugar e regularidade do número natural na sequência numérica.
  • Linguagem matemática.
  • Noções básicas de quantidade: muito, pouco, mais menos, bastante, nenhum.
  • Noções básicas de divisão.
  • Relação número/quantidade.
  • Tratamento da informação.
  • Representação de quantidades.
  • Noções de cálculo e contagem como recurso para resolver problemas.
  • Comparação de quantidades utilizando contagem, notação numérica em registros convencionais e não convencionais.
  • Correspondência termo a termo.

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

  • Perceber quantidades nas situações rotineiras.
  • Participar de brincadeiras envolvendo cantigas, rimas, lendas, parlendas ou outras situações que se utilizam de contagem oral e contato com números.
  • Utilizar a contagem oral nas diferentes situações do cotidiano por meio de manipulação de objetos e atividades lúdicas como parlendas, músicas, adivinhas desenvolvendo o reconhecimento de quantidades.
  • Realizar contagem em situações cotidianas: quantidade de meninas e meninos da turma, de objetos variados, de mochilas, de bonecas e outras possibilidades.
  • Ler e nomear números, usando a linguagem matemática para construir relações, realizar descobertas e enriquecer a comunicação em momentos de brincadeiras, em atividades individuais, de grandes ou pequenos grupos.
  • Contar objetos, brinquedos e alimentos e dividir entre as crianças.
  • Ter contato e utilizar noções básicas de quantidade: muito/pouco, mais/menos, um/nenhum/muito.
  • Realizar agrupamentos utilizando diferentes possibilidades de contagem;
  • Reconhecer posições de ordem linear como “estar entre dois”, direita/esquerda, frente/atrás.
  • Estabelecer a relação de correspondência (termo a termo) entre a quantidade de objetos de dois conjuntos;
  • Identificar o que vem antes e depois em uma sequência de objetos, dias da semana, rotina diária e outras situações significativas.
  • Reconhecer a sequência numérica até 9 ampliando essa possibilidade.
  • Representar e comparar quantidades em contextos diversos (desenhos, objetos, brincadeiras, jogos e outros) de forma convencional ou não convencional, ampliando progressivamente a capacidade de estabelecer correspondência entre elas.
  • Elaborar hipóteses para resolução de problemas que envolvam as ideias de adição e subtração com base em materiais concretos, jogos e brincadeiras, reconhecendo essas situações em seu cotidiano.
  • Comunicar oralmente suas ideias, suas hipóteses e estratégias utilizadas em contextos de resolução de problemas matemáticos.
  • Contagem oral.
  • Números e quantidades.
  • Linguagem matemática.
  • Identificação e utilização dos números no contexto social.
  • Representação de quantidades.
  • Tratamento da informação.
  • Organização de dados.
  • Sistema de numeração decimal.
  • Representação gráfica numérica.
  • Representação de quantidades de forma convencional ou não convencional.
  • Agrupamento de quantidades.
  • Comparação entre quantidades: menos, mais, igual.
  • Registros gráficos.
  • Leitura e construção de gráficos.
  • Identificação e utilização dos gráficos no contexto social.
  • Medidas de massa e comprimento.

(EI03ET08) Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

  • Representar quantidades (quantidade de meninas, meninos, objetos, brinquedos, bolas e outros) por meio de desenhos e registros gráficos (riscos, bolinhas, numerais e outros).
  • Usar unidades de medidas convencionais ou não em situações nas quais necessitem comparar distâncias ou tamanhos.
  • Participar de situações de resolução de problemas envolvendo medidas.
  • Comparar quantidades identificando se há mais, menos ou a quantidade é igual.
  • Compreender a utilização social dos gráficos e tabelas por meio da elaboração, leitura e interpretação desses instrumentos como forma de representar dados obtidos em situações de seu contexto.
  • Usar gráficos simples para comparar quantidades.
  • Construir gráfico comparando altura, peso e registros de quantidades.
  • Ler gráficos coletivamente.
  • Medir comprimentos utilizando passos e pés em diferentes situações (jogos e brincadeiras);
  • Utilizar a justaposição de objetos, fazendo comparações para realizar medições.
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