Língua Inglesa - 7º ano
EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de Língua Inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados com repertório de falas diversas incluída a fala do professor. *Com o estudante surdo, este eixo será desenvolvido por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras. |
||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Interação discursiva |
Funções e usos da Língua Inglesa: convivência e colaboração em sala de aula Interação com gêneros orais: relatos de experiências, entrevistas e produção de outros textos orais (o gênero entrevista poderá servir de base para a produção escrita de gêneros como biografias, histórias de vida, entre outros) |
Cabe ao professor realizar a articulação entre os objetivos de aprendizagem. (EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos, que colaboram na construção do repertório relativo às expressões usadas no convívio social e no ambiente escolar, com a mediação do professor. Ouvir e perceber nos gêneros orais que os elementos composicionais e as estruturas linguísticas não são sempre as mesmas, com a orientação do professor, para que se efetive a compreensão do contexto de uso da língua. |
Interação discursiva | Práticas investigativas | (EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida, a fim de coletar informações sobre o local onde vivem, para tomar ciência das diferentes realidades, com o auxílio do professor. |
EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de Língua Inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados com repertório de falas diversas incluída a fala do professor. Lembramos que a prática auditiva é característica fundamental no processo de ensino-aprendizagem e sua presença deve ser uma constante nas atividades propostas pelo professor. |
||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Compreensão oral |
Compreensão de textos orais e seus contextos de produção: conhecimentos prévios Compreensão de textos orais de cunho descritivo ou narrativo Informações explicitas presentes no discurso oral Pronúncia: particularidades de cada falante. |
(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender textos orais, lançando mão de recursos auxiliares disponíveis como imagens, gestos, entre outros. (EF07LI04) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, no rádio, em dispositivos móveis, entre outros, a fim de compreender as características dos gêneros que circulam nesses suportes, sob orientação do professor. Identificar informações explícitas no discurso oral, para desenvolver a percepção sobre informações relevantes no texto. Reconhecer a pronúncia de alguns elementos linguísticos que indiquem ações ou acontecimentos do passado, de modo a compreender a temporalidade do texto. Investigar, na produção sonora de palavras, frases e expressões, o contexto de uso, entonação, particularidades da língua, entre outros, para aprimorar a prática da oralidade. |
EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de Língua Inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados com repertório de falas diversas incluída a fala do professor. Lembramos que a prática auditiva é característica fundamental no processo de ensino-aprendizagem e sua presença deve ser uma constante nas atividades propostas pelo professor. |
||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Produção oral |
Produção de textos orais tais como: biografia, autobiografia, memórias, notícias, relatos, entre outros, com a mediação do professor Turnos da fala |
(EF07LI05) Compor, em Língua Inglesa, pequenas narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado, de modo a estimular a imaginação e desenvolver habilidades intelectuais, considerando o nível vocabular adequado ao ano. Organizar a sequência de fala, a fim de tornar a produção oral clara e coesa. Na elaboração de textos orais considerar os turnos da fala para exercer o respeito ao discurso do outro. Elaborar textos orais curtos, com base em ideias previamente apresentadas pelo professor, observando os aspectos de construção do seu sentido global, a partir da análise de suas condições de produção (identificação do gênero, finalidade, esfera social de circulação, suporte, enunciador, enunciatário, intencionalidade, entre outros), a fim de ampliar o repertório de produções orais, com a mediação do professor. |
EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em Língua Inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas. |
||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Estratégias de leitura |
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning) Inferenciação: construção de sentidos por meio de inferências Construção do sentido global do texto Mobilização de outros conhecimentos: intencionalidade, esfera social de circulação e características do gênero discursivo, por meio de questionamentos conduzidos pelo professor |
(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em Língua Inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos, palavras-chave repetidas e palavras cognatas (e falsos cognatos), a fim de desenvolver a capacidade de inferenciação e seleção de informações relevantes, com a orientação do professor. (EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em Língua Inglesa (parágrafos), para construir o significado global do texto. (EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global e atender à intenção comunicativa do autor. Identificar as partes do texto – introdução, desenvolvimento, conclusão, para entender as relações existentes entre elas. Analisar a estrutura do texto lido, levando em conta o gênero, a intencionalidade, a esfera social de circulação, entre outros, de modo a reconhecer as características próprias de cada gênero discursivo. |
EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em Língua Inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas. |
||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Práticas de leitura e pesquisa | Informações específicas e recursos linguísticos |
(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura, sob orientação do professor. Compreender os principais recursos linguísticos utilizados pelos autores e o contexto de produção, para a construção do sentido do texto. |
Práticas de leitura e pesquisa | Gêneros digitais | (EF07LI10) Escolher, em ambientes virtuais, textos em Língua Inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares, como forma de instigar a criticidade e utilizar os diversos recursos digitais, com mediação do professor. |
EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em Língua Inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas. |
||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Atitudes e disposições favoráveis do leitor |
Partilha de leitura Intertextualidade |
(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos lidos na sala de aula ou em outros ambientes, para compartilhar os diferentes pontos de vista. Articular o texto com outras referências, trazendo à tona possibilidades intertextuais, como forma de acessar os diversos saberes possíveis para uma melhor compreensão do conteúdo temático, com a mediação do professor. |
EIXO ESCRITA – Práticas de produção de textos em Língua Inglesa relacionados ao cotidiano dos alunos, presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem a escrita mediada pelo professor ou colegas e articulada com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas. |
||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita |
Pré-escrita: planejamento de produção escrita, com mediação do professor Escrita: organização em parágrafos ou tópicos, com mediação do professor |
(EF07LI12) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público alvo, finalidade, layout e suporte). (EF07LI13) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto, mantendo a continuidade temática na produção textual. Reconhecer e utilizar adequadamente os recursos básicos de coesão e coerência, para tornar o texto claro e objetivo. |
EIXO ESCRITA – Práticas de produção de textos em Língua Inglesa relacionados ao cotidiano dos alunos, presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem a escrita mediada pelo professor ou colegas e articulada com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas. |
||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Práticas de escrita |
Produção de textos escritos, em formatos diversos, tais como: linha do tempo/timelines, autobiografias, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros, com mediação do professor Revisão textual |
(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades no passado simples de modo a expressar corretamente a temporalidade do texto. Revisar e observar se o texto construído atende à finalidade, se possui coesão e coerência, se mantém continuidade temática, se a linguagem está de acordo com o contexto e se o texto atinge o objetivo proposto, ademais, quando necessário, reescrever o texto, visando o aprimoramento do mesmo. |
EIXO CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS – Práticas de análise linguística para a reflexão sobre o funcionamento da Língua Inglesa, com base nos usos de linguagem trabalhados nos eixos Oralidade, Leitura, Escrita e Dimensão Intercultural. |
||
CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Análise linguística |
Construção de repertório lexical, a partir do contato com diversos textos verbais e não verbais Pronúncia: particularidades de cada falante Polissemia |
(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros), para compreender ações do passado e o encadeamento de fatos e acontecimentos da construção textual, sob orientação do professor. (EF07LI16) Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado simples (-ed), dentre outros elementos linguísticos presentes no texto, a fim de compreender as marcas temporais expressas linguisticamente. (EF07LI17) Explorar o caráter polissêmico de palavras, de acordo com o contexto de uso, compreendendo que elas podem ter mais do que um único significado e variam conforme a situação discursiva. |
Análise linguística | Funções morfossintáticas, sintáticas, semânticas e funções dos demais elementos constitutivos dos gêneros discursivos, selecionados pelo professor |
(EF07LI18) Utilizar o passado simples dos verbos principais e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade. (EF07LI19) Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados, para compreender o funcionamento da estrutura linguística nos textos. (EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado). |
EIXO DIMENSÃO INTERCULTURAL – Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas (dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de Língua Inglesa), de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos. (As discussões para este eixo serão efetivadas em língua materna). |
||
INTERCULTURALIDADE | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
A Língua Inglesa no mundo | A Língua Inglesa como língua global na sociedade contemporânea. | (EF07LI21) Analisar o alcance da Língua Inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado, utilizando textos diversos e levando em conta a influência da Língua Inglesa na produção cultural, artística e científica em nível global a fim de entender sua importância enquanto língua franca. |
EIXO DIMENSÃO INTERCULTURAL – Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas (dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de Língua Inglesa), de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos. (As discussões para este eixo serão efetivadas em língua materna). |
||
INTERCULTURALIDADE | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Comunicação intercultural | Variação linguística |
(EF07LI22) Explorar modos de falar em Língua Inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas. (EF07LI23) Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo, percebendo que as línguas podem representar culturas e modos de vida diferenciados e se constituírem em espaços de comunicação intercultural. Dialogar sobre as variedades linguísticas presentes na comunidade do estudante, no seu município, região, estado e até mesmo em nível nacional, compreendendo a variação linguística como fenômeno global. |