SUMÁRIO

Língua Inglesa - 7º ano

EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de Língua Inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados com repertório de falas diversas incluída a fala do professor.

*Com o estudante surdo, este eixo será desenvolvido por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Interação discursiva

Funções e usos da Língua Inglesa: convivência e colaboração em sala de aula

Interação com gêneros orais: relatos de experiências, entrevistas e produção de outros textos orais (o gênero entrevista poderá servir de base para a produção escrita de gêneros como biografias, histórias de vida, entre outros)

Cabe ao professor realizar a articulação entre os objetivos de aprendizagem.

(EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos, que colaboram na construção do repertório relativo às expressões usadas no convívio social e no ambiente escolar, com a mediação do professor.

Ouvir e perceber nos gêneros orais que os elementos composicionais e as estruturas linguísticas não são sempre as mesmas, com a orientação do professor, para que se efetive a compreensão do contexto de uso da língua.
Interação discursiva Práticas investigativas (EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida, a fim de coletar informações sobre o local onde vivem, para tomar ciência das diferentes realidades, com o auxílio do professor.

 

 

EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de Língua Inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados com repertório de falas diversas incluída a fala do professor. Lembramos que a prática auditiva é característica fundamental no processo de ensino-aprendizagem e sua presença deve ser uma constante nas atividades propostas pelo professor.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Compreensão oral

Compreensão de textos orais e seus contextos de produção: conhecimentos prévios

Compreensão de textos orais de cunho descritivo ou narrativo

Informações explicitas presentes no discurso oral

Pronúncia: particularidades de cada falante.

(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender textos orais, lançando mão de recursos auxiliares disponíveis como imagens, gestos, entre outros.

(EF07LI04) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, no rádio, em dispositivos móveis, entre outros, a fim de compreender as características dos gêneros que circulam nesses suportes, sob orientação do professor.

Identificar informações explícitas no discurso oral, para desenvolver a percepção sobre informações relevantes no texto.

Reconhecer a pronúncia de alguns elementos linguísticos que indiquem ações ou acontecimentos do passado, de modo a compreender a temporalidade do texto.

Investigar, na produção sonora de palavras, frases e expressões, o contexto de uso, entonação, particularidades da língua, entre outros, para aprimorar a prática da oralidade.

 

 

EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de Língua Inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados com repertório de falas diversas incluída a fala do professor. Lembramos que a prática auditiva é característica fundamental no processo de ensino-aprendizagem e sua presença deve ser uma constante nas atividades propostas pelo professor.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Produção oral

Produção de textos orais tais como: biografia, autobiografia, memórias, notícias, relatos, entre outros, com a mediação do professor

Turnos da fala

(EF07LI05) Compor, em Língua Inglesa, pequenas narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado, de modo a estimular a imaginação e desenvolver habilidades intelectuais, considerando o nível vocabular adequado ao ano.

Organizar a sequência de fala, a fim de tornar a produção oral clara e coesa.

Na elaboração de textos orais considerar os turnos da fala para exercer o respeito ao discurso do outro.

Elaborar textos orais curtos, com base em ideias previamente apresentadas pelo professor, observando os aspectos de construção do seu sentido global, a partir da análise de suas condições de produção (identificação do gênero, finalidade, esfera social de circulação, suporte, enunciador, enunciatário, intencionalidade, entre outros), a fim de ampliar o repertório de produções orais, com a mediação do professor.

 

 

EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em Língua Inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Estratégias de leitura

Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)

Inferenciação: construção de sentidos por meio de inferências

Construção do sentido global do texto

Mobilização de outros conhecimentos: intencionalidade, esfera social de circulação e características do gênero discursivo, por meio de questionamentos conduzidos pelo professor

(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em Língua Inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos, palavras-chave repetidas e palavras cognatas (e falsos cognatos), a fim de desenvolver a capacidade de inferenciação e seleção de informações relevantes, com a orientação do professor.

(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em Língua Inglesa (parágrafos), para construir o significado global do texto.

(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global e atender à intenção comunicativa do autor.

Identificar as partes do texto – introdução, desenvolvimento, conclusão, para entender as relações existentes entre elas.

Analisar a estrutura do texto lido, levando em conta o gênero, a intencionalidade, a esfera social de circulação, entre outros, de modo a reconhecer as características próprias de cada gênero discursivo.

 

 

EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em Língua Inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Práticas de leitura e pesquisa Informações específicas e recursos linguísticos

(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura, sob orientação do professor.

Compreender os principais recursos linguísticos utilizados pelos autores e o contexto de produção, para a construção do sentido do texto.
Práticas de leitura e pesquisa Gêneros digitais (EF07LI10) Escolher, em ambientes virtuais, textos em Língua Inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares, como forma de instigar a criticidade e utilizar os diversos recursos digitais, com mediação do professor.

 

 

EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em Língua Inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Atitudes e disposições favoráveis do leitor

Partilha de leitura

Intertextualidade

(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos lidos na sala de aula ou em outros ambientes, para compartilhar os diferentes pontos de vista.

Articular o texto com outras referências, trazendo à tona possibilidades intertextuais, como forma de acessar os diversos saberes possíveis para uma melhor compreensão do conteúdo temático, com a mediação do professor.

 

 

EIXO ESCRITA – Práticas de produção de textos em Língua Inglesa relacionados ao cotidiano dos alunos, presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem a escrita mediada pelo professor ou colegas e articulada com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita

Pré-escrita: planejamento de produção escrita, com mediação do professor

Escrita: organização em parágrafos ou tópicos, com mediação do professor

(EF07LI12) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público alvo, finalidade, layout e suporte).

(EF07LI13) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto, mantendo a continuidade temática na produção textual.

Reconhecer e utilizar adequadamente os recursos básicos de coesão e coerência, para tornar o texto claro e objetivo.

 

 

EIXO ESCRITA – Práticas de produção de textos em Língua Inglesa relacionados ao cotidiano dos alunos, presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem a escrita mediada pelo professor ou colegas e articulada com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Práticas de escrita

Produção de textos escritos, em formatos diversos, tais como: linha do tempo/timelines, autobiografias, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros, com mediação do professor

Revisão textual

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades no passado simples de modo a expressar corretamente a temporalidade do texto.

Revisar e observar se o texto construído atende à finalidade, se possui coesão e coerência, se mantém continuidade temática, se a linguagem está de acordo com o contexto e se o texto atinge o objetivo proposto, ademais, quando necessário, reescrever o texto, visando o aprimoramento do mesmo.

 

 

EIXO CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS – Práticas de análise linguística para a reflexão sobre o funcionamento da Língua Inglesa, com base nos usos de linguagem trabalhados nos eixos Oralidade, Leitura, Escrita e Dimensão Intercultural.

CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Análise linguística

Construção de repertório lexical, a partir do contato com diversos textos verbais e não verbais

Pronúncia: particularidades de cada falante

Polissemia

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros), para compreender ações do passado e o encadeamento de fatos e acontecimentos da construção textual, sob orientação do professor.

(EF07LI16) Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado simples (-ed), dentre outros elementos linguísticos presentes no texto, a fim de compreender as marcas temporais expressas linguisticamente.

(EF07LI17) Explorar o caráter polissêmico de palavras, de acordo com o contexto de uso, compreendendo que elas podem ter mais do que um único significado e variam conforme a situação discursiva.
Análise linguística Funções morfossintáticas, sintáticas, semânticas e funções dos demais elementos constitutivos dos gêneros discursivos, selecionados pelo professor

(EF07LI18) Utilizar o passado simples dos verbos principais e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

(EF07LI19) Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados, para compreender o funcionamento da estrutura linguística nos textos.

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal can para descrever habilidades (no presente e no passado).

 

 

EIXO DIMENSÃO INTERCULTURAL – Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas (dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de Língua Inglesa), de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos. (As discussões para este eixo serão efetivadas em língua materna).

INTERCULTURALIDADE OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
A Língua Inglesa no mundo A Língua Inglesa como língua global na sociedade contemporânea. (EF07LI21) Analisar o alcance da Língua Inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado, utilizando textos diversos e levando em conta a influência da Língua Inglesa na produção cultural, artística e científica em nível global a fim de entender sua importância enquanto língua franca.

 

 

EIXO DIMENSÃO INTERCULTURAL – Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas (dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de Língua Inglesa), de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos. (As discussões para este eixo serão efetivadas em língua materna).

INTERCULTURALIDADE OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Comunicação intercultural Variação linguística

(EF07LI22) Explorar modos de falar em Língua Inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.

(EF07LI23) Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo, percebendo que as línguas podem representar culturas e modos de vida diferenciados e se constituírem em espaços de comunicação intercultural.

Dialogar  sobre as variedades linguísticas presentes na comunidade do estudante, no seu município, região, estado e até mesmo em nível nacional, compreendendo a variação linguística como fenômeno global.

 

 

Recomendar esta página via e-mail: