Língua Inglesa - 6º ano
EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de Língua Inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados, com repertório de falas diversas incluída a fala do professor. *Com o estudante surdo, este eixo será desenvolvido por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras. |
||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Interação discursiva | Noções iniciais da prática da oralidade para a construção de laços afetivos e convívio social entre estudantes e professores |
Cabe ao professor realizar a articulação entre os objetivos de aprendizagem. (EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, engajando-se em jogos e brincadeiras, demonstrando iniciativa para utilizar a Língua Inglesa, observando os turnos da fala, com a mediação do professor (apresentar-se ao grupo, fazer uso de palavras que expressem cumprimentos, saudações, entre outros). (EF06LI02) Coletar informações do grupo perguntando e respondendo, com o auxílio do professor, sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade, para compreender as diferentes configurações familiares, identidades e espaços sociais. |
Interação discursiva |
Gêneros discursivos das esferas sociais de circulação escolar, cotidiana, entre outras, com a mediação do professor Aquisição de repertório lexical inicial de acordo com o conhecimento prévio |
Conhecer e compreender o significado de palavras e expressões em textos condizentes com a rotina familiar e ambiente escolar, ou presentes no cotidiano do estudante, que servirão de subsídios para a aquisição do próprio repertório lexical. |
Interação discursiva | Funções e usos da Língua Inglesa em sala de aula (Classroom language) | (EF06LI03) Solicitar esclarecimentos, em um primeiro momento em língua materna, e, posteriormente, em Língua Inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas, para aprimorar a construção do repertório linguístico anteriormente trabalhado pelo professor, considerando o nível vocabular de cada estudante. Este objetivo pode articular-se com o objetivo (EF06LI016). |
EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de Língua Inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados, com repertório de falas diversas incluída a fala do professor. Lembramos que a prática auditiva é característica fundamental no processo de ensino-aprendizagem e sua presença deve ser uma constante nas atividades propostas pelo professor. | ||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Compreensão oral |
Gêneros discursivos orais: interação e início de compreensão auditiva de músicas, trechos de filmes, desenhos animados, entre outros, que o professor considerar relevante Palavras cognatas e pistas do contexto discursivo |
Ouvir e perceber nos gêneros orais que os seus elementos composicionais e as suas estruturas linguísticas não são sempre as mesmas, para que se efetive a compreensão do contexto de uso da língua. (EF06LI04) Reconhecer com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas cotidianos, familiares, escolares, entre outros, como forma de aprimorar a compreensão oral. |
Compreensão oral | Pronúncia: particularidades dos falantes |
Reconhecer na pronúncia de palavras cognatas em Língua Inglesa, as diferenças e semelhanças de sua sonoridade e representação gráfica, em comparação com a língua materna. Investigar, na produção sonora de palavras, frases e expressões de textos orais, a entonação e a acentuação tônica (word stress), para aprimorar a prática da oralidade. |
Compreensão oral | Variação linguística | Reconhecer algumas semelhanças e diferenças entre os gêneros orais e escritos no que diz respeito aos níveis de formalidade, às escolhas lexicais, aos traços de oralidade no texto escrito, ao uso da linguagem própria da internet, abreviações, siglas, entre outros, a fim de compreender suas características e relações com as esferas de circulação em que são veiculados. |
EIXO ORALIDADE – Práticas de compreensão e produção oral de Língua Inglesa, em diferentes contextos discursivos presenciais ou simulados, com repertório de falas diversas incluída a fala do professor. Lembramos que a prática auditiva é característica fundamental no processo de ensino-aprendizagem e sua presença deve ser uma constante nas atividades propostas pelo professor. | ||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Produção oral | Produção de textos orais, com a mediação do professor |
(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da Língua Inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas, para efetivar a prática da oralidade com textos simples. Este objetivo pode articular-se com (EF06LI17) e (EF06LI18). (EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo, para desenvolver sua autonomia e interação social. |
EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em Língua Inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas. | ||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Estratégias de leitura |
Gêneros discursivos tais como: formulários de dados, bilhetes, receitas, letras de músicas, slogans, entre outros Hipóteses sobre a finalidade de um texto Mobilização de outros conhecimentos: características do gênero discursivo, por meio de questionamentos conduzidos pelo professor |
(EF06LI07) Formular hipóteses, com a mediação do professor, sobre a finalidade de um texto em Língua Inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas, para entender o propósito da construção de um texto. Compreender nos textos lidos, os aspectos de construção do seu sentido global, tais como: identificação do gênero, esfera social de circulação, suporte, entre outros. |
Estratégias de leitura |
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning) Relação da linguagem verbal e verbo-visual para a construção de sentido de gêneros discursivos: cartão de aniversário, convite, receita, panfletos, propagandas, capa de revistas ou DVD, jogos digitais, fotolegenda, entre outros |
(EF06LI08) Identificar o assunto e a ideia principal de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas, utilizando estratégias de pré-reading, com auxílio do professor. (EF06LI09) Localizar informações explícitas e específicas em textos adequados ao nível de aprendizagem dos estudantes, para desenvolver a percepção sobre informações relevantes. Analisar o papel de elementos verbo-visuais na construção de sentido em textos, para compreender as funções da linguagem verbal e visual (fotos, desenhos, ilustrações, etc.) e suas relações no texto, com a mediação do professor. Analisar o uso de elementos linguísticos simples empregados na construção de sentido de gêneros discursivos, para desenvolver o domínio gradativo das convenções de escrita em futuras produções e interações textuais. |
EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em Língua Inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas. | ||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Práticas de leitura e construção de repertório lexical |
Gêneros discursivos em ambientes virtuais, com a mediação do professor Construção de repertório lexical e autonomia leitora |
(EF06LI10) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line), para construir e ampliar o repertório lexical. Localizar no dicionário palavras específicas (gênero verbete), a fim de compreendê-las no contexto adequado ao texto em estudo. (EF06LI11) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir e ampliar repertório lexical na Língua Inglesa, conforme a realidade da escola. |
EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em Língua Inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas. | ||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Atitudes e disposições favoráveis do leitor | Partilha de leitura, com mediação do professor | (EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias (a interação poderá ocorrer em língua materna ou a critério do professor), sobre o que o texto informa/comunica, a fim de promover o desenvolvimento linguístico. |
Atitudes e disposições favoráveis do leitor | Variação Linguística | Perceber as semelhanças e diferenças entre os gêneros orais e escritos simples, para compreender os mecanismos de linguagem nos diferentes contextos de uso da escrita e da oralidade. |
Atitudes e disposições favoráveis do leitor | Intertextualidade | Articular o texto com outras referências, trazendo à tona as diversas possibilidades intertextuais como forma de acessar os diversos saberes possíveis para uma melhor compreensão do conteúdo temático. |
EIXO ESCRITA – Práticas de produção de textos em Língua Inglesa relacionados ao cotidiano dos alunos, presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem a escrita mediada pelo professor ou colegas e articulada com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas. | ||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Estratégias de escrita: pré-escrita |
Planejamento do texto: brainstorming Delimitação do tema |
(EF06LI13) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema, assunto, as características típicas do gênero e sua esfera social de circulação, para instigar o potencial criativo. Delimitar o tema, a finalidade, a linguagem adequada ao contexto de uso e outros aspectos necessários para a produção textual, a fim de exercer a capacidade de planejamento da prática escrita, com a mediação do professor. |
Estratégias de escrita: pré-escrita |
Planejamento do texto: organização de ideias Coesão e coerência |
(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto, para adequá-las ao gênero proposto. Utilizar os elementos simples de coesão e coerência para articular as ideias e produzir sentido no texto, com o auxílio do professor. |
EIXO LEITURA – Práticas de leitura de textos diversos em Língua Inglesa (verbais, verbo-visuais, multimodais) presentes em diferentes suportes e esferas de circulação. Tais práticas envolvem articulação com os conhecimentos prévios dos alunos em língua materna e/ou outras línguas. | ||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Práticas de escrita |
Produção de textos escritos em formatos diversos: histórias em quadrinhos, cartazes, chats, panfletos, agendas, fotolegendas, relatos pessoais, formulários básicos de informação, textos de mídias sociais, entre outros, com a mediação do professor Observância de recursos gráficos e pontuação Revisão textual |
(EF06LI15) Produzir textos simples escritos em Língua Inglesa sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar, a partir de um gênero previamente apresentado pelo professor, considerando aspectos da estrutura composicional, enunciatário, estilo, intencionalidade, informatividade, suporte, entre outros, a fim de compreender o processo de produção dos mesmos e refletir sua função em determinado contexto. Reconhecer no texto o uso e a função dos recursos gráficos (negrito, tamanho e tipo de fonte, tipos de balões, entre outros), com o objetivo de perceber que estes elementos também auxiliam a construção de sentido dos textos. Utilizar adequadamente os sinais de pontuação e outros recursos linguísticos, de forma a intensificar o domínio das normas da escrita e desenvolver a inteligibilidade do texto. Revisar o texto construído, observando se o mesmo atende à finalidade, se há coesão e coerência e se está adequado ao contexto de uso da língua, visando o aprimoramento da prática escrita, com a mediação do professor. |
EIXO CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS – Práticas de análise linguística para a reflexão sobre o funcionamento da Língua Inglesa, com base nos usos de linguagem trabalhados nos eixos Oralidade, Leitura, Escrita e Dimensão Intercultural. | ||
CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Análise linguística |
Construção e utilização de repertório lexical Pronúncia: noções da representação gráfica em relação à sonoridade entre a língua inglesa e outras línguas |
(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da Língua Inglesa em sala de aula, para desenvolver o conhecimento vocabular básico e gradativo, que proporcionará interações com colegas e professores. (EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros), a fim de ampliar o vocabulário utilizado em contextos que sejam significativos para os estudantes. (EF06LI18) Reconhecer algumas semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da Língua Inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas (de acordo com a realidade da comunidade escolar), para perceber as particularidades linguísticas e a diversidade cultural, aprendendo a respeitá-las no meio social. Utilizar o repertório lexical com frequência, para que seja assimilado e internalizado por meio de interações no ambiente escolar. |
Análise linguística |
Funções morfossintáticas, sintáticas, semânticas e funções dos demais elementos constitutivos dos gêneros discursivos, selecionados pelo professor Elementos linguísticos empregados na construção de sentido em textos orais e escritos, em seus processos de interação, compreensão e produção |
(EF06LI19) Compreender e utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias, compreendendo as ações no tempo presente. (EF06LI20) Reconhecer e utilizar o presente contínuo para descrever e expressar ações em progresso. (EF06LI21) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções simples, bem como utilizar nas produções orais ou escritas expressões que indiquem comandos e/ou instruções, a partir do estudo dos gêneros discursivos, para desenvolver a prática dessas estruturas linguísticas. (EF06LI22) Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s, visando a compreensão das relações de posse graficamente marcadas no texto. (EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos, para expressar linguisticamente relações de posse. |
EIXO DIMENSÃO INTERCULTURAL – Reflexão sobre aspectos relativos à interação entre culturas (dos alunos e aquelas relacionadas a demais falantes de Língua Inglesa), de modo a favorecer o convívio, o respeito, a superação de conflitos e a valorização da diversidade entre os povos. (As discussões para este eixo serão efetivadas em língua materna). | ||
INTERCULTURALIDADE | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
A Língua Inglesa no mundo |
Países que têm a Língua Inglesa como língua materna e/ou oficial e aspectos da cultura de povos em que a língua inglesa é falada A Língua Inglesa e as suas particularidades em diferentes contextos de utilização |
(EF06LI24) Investigar o alcance da Língua Inglesa no mundo, para conhecer os contextos de origem da Língua Inglesa e, ainda, alguns aspectos da cultura de povos em que a língua estudada é falada, suas nuances culturais, instigando a curiosidade por outras línguas estrangeiras. Investigar a utilização da Língua Inglesa por sujeitos de diferentes contextos geográficos, sociais e situacionais (sotaque, expressões idiomáticas, ritmo, léxico, etc.), a fim de compreender a Língua Inglesa como língua franca, com a mediação do professor. |
A Língua Inglesa no cotidiano da sociedade brasileira/comunidade |
Presença da Língua Inglesa no cotidiano Percepção da língua como meio para a compreensão de outras culturas e valorização da própria cultura |
(EF06LI25) Identificar a presença da Língua Inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado, de modo a compreender a necessidade de seu estudo e sua influência em nossa cultura. (EF06LI26) Avaliar, problematizando elementos/produtos culturais de países de Língua Inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/comunidade, a fim de desenvolver o pensamento crítico acerca do consumo de tais produtos. Desenvolver o interesse por outras culturas (anglófonas ou não) e suas diferenças, estimulando o respeito à diversidade cultural. |