Geografia - 7º ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
O sujeito e o seu lugar no mundo | Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil e do Paraná | (EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil e do Paraná. |
O sujeito e o seu lugar no mundo | A transformação demográfica, a distribuição espacial e os indicadores estatísticos da população | Entender a transformação demográfica e a distribuição espacial da população, como resultado de diferentes fatores (econômicos, históricos, naturais e políticos). |
O sujeito e o seu lugar no mundo | O espaço rural e a modernização da agricultura |
Conhecer as diferentes práticas desenvolvidas na agricultura, dando ênfase àquelas ligadas à sustentabilidade. Reconhecer o uso das tecnologias de informação e comunicação utilizadas no espaço rural. |
O sujeito e o seu lugar no mundo | A formação, o crescimento das cidades, a dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização |
Entender o processo de formação e a localização dos microterritórios urbanos. Compreender o processo de urbanização e suas relações socioambientais no Paraná e no Brasil. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Conexões e escalas | Formação territorial do Brasil |
Reconhecer a formação territorial brasileira e suas transformações nas diferentes escalas geográficas: local, regional e nacional. (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades. |
Conexões e escalas | Diversas regionalizações do espaço geográfico brasileiro | Reconhecer as diversas formas de regionalização do espaço brasileiro e paranaense nas diferentes escalas geográficas. |
Conexões e escalas | Características da população brasileira | (EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim com aspectos de renda, sexo, gênero e idade nas regiões brasileiras. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Mundo do trabalho | Produção, circulação e consumo de mercadorias |
Compreender que a produção, circulação e consumo de mercadorias são elementos humanos modificadores do espaço geográfico. (EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo. (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares. Reconhecer o papel das redes de transporte e comunicação para a produção, circulação e consumo de mercadorias no Paraná e no Brasil. Estabelecer relações entre o uso de tecnologias nas diferentes atividades econômicas e as consequentes mudanças socioespaciais e ambientais. |
Mundo do trabalho | Desigualdade social e o trabalho |
(EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro e paranaense. Compreender as desigualdades sociais como resultado de um processo histórico excludente de produção de riquezas. (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro e paranaense, nas cidades e no campo. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Formas de representação e pensamento espacial | Mapas temáticos do Brasil |
Compreender a representação gráfica – mapas temáticos – como recurso para analisar a espacialização dos fenômenos e processos geográficos. (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e paranaense (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais. (EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileira, especialmente do Paraná. |
Formas de representação e pensamento espacial | Dimensões econômica, política, socioambiental e cultural/demográfica do espaço no desenvolvimento do raciocínio geográfico | Compreender os conceitos geográficos: lugar, paisagem, região, território, sociedade, rede e escala geográfica de acordo com os conteúdos a serem abordados ao longo do ano letivo. |
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Natureza, ambientes e qualidade de vida | Biodiversidade brasileira |
Estabelecer relação entre as dimensões territoriais a localização geográfica e as diferentes paisagens naturais brasileiras. (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais (rochas, relevo, solo, clima, hidrografia, vegetação) no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Mata de Araucária). (EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Reconhecer as unidades hidrográficas do Brasil e Paraná, seu aproveitamento econômico, bem como o uso do solo. Entender a influência dos aspectos ambientais na produção agropecuária brasileira. Entender a importância do saneamento ambiental na qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. Compreender a formação, exploração e conservação dos recursos naturais brasileiros. |