Arte - 6º ao 9º ano
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETOS DE CONHECIMENTO | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM |
Artes Integradas: 6.º, 7.º, 8.º, 9.º Anos |
Contextos e práticas |
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Estabelecer relações entre as produções artísticas e as diferentes dimensões humanas: social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. |
Artes Integradas: 6.º, 7.º, 8.º, 9.º Anos |
Processos de criação |
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. Compreender e produzir trabalhos criativos relativos às diferentes linguagens artísticas. |
Artes Integradas: 6.º, 7.º, 8.º, 9.º Anos |
Matrizes estéticas e culturais | (EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.). |
Artes Integradas: 6.º, 7.º, 8.º, 9.º Anos |
Patrimônio cultural |
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Resgatar a cultura local, reconstruindo conceitos e costumes, de forma a evidenciar sua importância. |
Artes Integradas: 6.º, 7.º, 8.º, 9.º Anos |
Arte e tecnologia |
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável. Compreender, utilizar e apropriar-se de diferentes instrumentos tecnológicos. |
Artes integradas – 6.º ao 9.º ano – Considerar as sugestões para todos os anos escolares – aumentando o grau de complexidade.