SUMÁRIO

3.5.6. Crianças bem pequenas (5 anos)

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, em seu artigo 9º estabelece que:
As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; [...]
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade; [...]
XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Escuta e compreensão do outro.
  • Respeito à individualidade e à diversidade.
  • Patrimônio material e imaterial.
  • Família.
  • Linguagem como expressão de ideias e sentimentos: oral, gestual, corporal, gráfica e outras.

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

  • Demonstrar respeito pelas ideias e gostos de seus colegas.
  • Brincar e interagir com outras crianças que possuem diferentes habilidades e características.
  • Manifestar-se frente a situações que avalia como injustas.
  • Engajar-se em decisões coletivas, aceitando a escolha da maioria.
  • Interagir por meio de diferentes linguagens com professores(as) e crianças, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Receber visitas e visitar outras turmas
  • Apresentar, identificar e nomear pessoas e objetos culturais da família.
  • Perceber as consequências de suas ações com o outro em situações de amizade e conflito.
  • Ouvir, compreender e relatar os sentimentos e necessidades de outras crianças.
  • Conhecer e conviver com outras pessoas respeitando as diferenças.
  • Compartilhar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos respeitando as ideias e sentimentos alheios.
  • Próprio corpo e suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • Confiança e imagem positiva de si.
  • Interações com o outro.
  • Estratégias para resolver dificuldades.
  • Comunicação.
  • Autonomia.
  • Respeito à individualidade e diversidade.
  • Cuidados com o corpo.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

  • Manifestar iniciativa na escolha de brincadeiras e atividades, na seleção de materiais e na busca de parcerias, considerando seu interesse.
  • Reconhecer-se como um integrante do grupo ao qual pertence.
  • Perseverar frente a desafios ou a novas atividades.
  • Realizar escolhas manifestando e argumentando sobre seus interesses e curiosidades.
  • Expressar suas emoções e sentimentos de modo que seus hábitos, ritmos e preferências individuais sejam respeitadas no grupo em que convive.
  • Enfrentar desafios em brincadeiras e jogos para desenvolver confiança em si próprio.
  • Realizar ações como ir ao banheiro, alimentar-se, tomar água e frequentar espaços da instituição com crescente autonomia.
  • Demonstrar autonomia ao participar de atividades diversas, dentro e fora da sala.
  • Agir de forma independente alimentando-se, vestindo-se e realizando atividades de higiene corporal.
  • Solicitar ajuda quando está em dificuldade e auxiliar o colega quando este necessita.
  • Ampliar, progressivamente, suas atividades com base nas orientações dos(as) professore(as).
  • Conhecer o próprio corpo e suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • O espaço social como ambiente de interações.
  • Cidade, bairro e contexto social no qual está inserida a instituição escolar.
  • Manifestações culturais.
  • Convívio e interação social.
  • Normas de convivência.
  • Organização do espaço escolar.
  • Regras.
  • Identidade e autonomia.
  • Reconhecimento oral e gráfico do próprio nome e dos outros.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

  • Participar de brincadeiras de faz de conta, compartilhando propósitos comuns, representando diferentes papéis e convidando outros colegas para participar.
  • Levar em consideração o ponto de vista de seus colegas.
  • Perceber a expressão de sentimentos e emoções de seus companheiros.
  • Explorar os espaços da instituição, do bairro e da cidade conhecendo ambientes, fatos históricos e interagindo com diferentes pessoas e contextos sociais.
  • Relacionar-se com crianças da mesma idade e com outras, colaborando em situações diversas.
  • Participar de situações de interações e brincadeiras agindo de forma solidária e colaborativa.
  • Compartilhar objetos e espaços com crianças e professores(as) manifestando curiosidade e autonomia.
  • Participar de conversas com professores(as) e crianças.
  • Participar de situações em que é instruída a levar objetos ou transmitir recados em outros locais da instituição.
  • Realizar a guarda de seus pertences no local adequado.
  • Participar de jogos, conduzidos pelas crianças ou pelos professores(as), seguindo regras.
  • Esperar a vez quando está realizando atividades em grupo.
  • Participar de brincadeiras coletivas, assumindo papéis e criando enredos com os colegas.
  • Representar o próprio nome e a idade, bem como o nome e a idade dos colegas.
  • Comunicação verbal, expressão de sentimentos e ideias.
  • Sensações, emoções e percepções próprias e do outro.
  • Linguagem oral e corporal.
  • Representação gráfica como expressão de conhecimentos, experiências e sentimentos.
  • Relato: descrição do espaço, personagens e objetos.
  • Direitos e deveres.
  • Autonomia, criticidade e cidadania.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

  • Identificar emoções ou regulá-las conforme as ações que realizam.
  • Expressar e reconhecer diferentes emoções e sentimentos em si mesmos e nos outros.
  • Relatar acontecimentos que vivencia, que ouve e que vê.
  • Relatar e expressar sensações, sentimentos, desejos e ideias.
  • Interagir com pessoas de diferentes idades em situações do dia a dia.
  • Expressar, reconhecer e nomear necessidades, emoções, sentimentos que vivencia e/ou que observa no outro.
  • Mostrar compreensão de sentimentos, sensibilizando-se com o sentimento do outro.
  • Interagir com outras crianças estabelecendo relações de troca enquanto trabalha na própria tarefa.
  • Transmitir recados a colegas e profissionais da instituição, desenvolvendo a oralidade e a organização de ideias.
  • Representar no desenho seus conhecimentos, sentimentos e apreensão da realidade.
  • Participar de assembleias, rodas de conversas, eleições e outros processos de escolha para vivenciar o exercício da cidadania e de práticas democráticas.
  • Oralizar e argumentar sobre reivindicações e desejos do grupo.
  • Próprio corpo e do outro.
  • Características físicas: semelhanças e diferenças.
  • Respeito à individualidade e diversidade.
  • Corpo humano.
  • Esquema corporal.
  • Relatos como forma de expressão.
  • Etapas do desenvolvimento humano e transformações corporais.

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

  • Perceber seu corpo, expressando-se de diferentes formas e contribuindo para a construção de sua imagem corporal.
  • Reconhecer gradativamente suas habilidades, expressando-as e usando-as em suas brincadeiras e nas atividades individuais, em pequenos ou grandes grupos.
  • Identificar e respeitar as diferenças reconhecidas entre as características femininas e masculinas.
  • Perceber o próprio corpo e o do outro.
  • Observar e relatar sobre suas características observando-se em fotos e imagens.
  • Reconhecer diferenças e semelhanças das pessoas quanto a:cabelos, pele, olhos, altura, massa e outros.
  • Valorizar suas próprias características e a de outras crianças para estabelecer boa auto estima e relações de respeito ao outro enquanto pertencentes a uma cultura.
  • Reconhecer as mudanças ocorridas nas suas características desde o nascimento, percebendo as transformações e respeitando as diversas etapas do desenvolvimento.
  • Normas e regras de convívio social.
  • Regras de jogos e brincadeiras.
  • Diferentes pessoas, espaços, tempos e culturas.
  • Transformações que ocorrem no mundo social.
  • Vida urbana e rural.
  • Manifestações culturais de sua cidade e outros locais.
  • Profissões.
  • Diferentes fontes de pesquisa.
  • Recursos tecnológicos e midiáticos.
  • Meios de transporte.
  • Trânsito.

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

  • Reconhecer as pessoas que fazem parte de sua comunidade e conversar com elas sobre o que fazem.
  • Conhecer e se relacionar com crianças e pessoas de outros grupos sociais, seja por meio de situações presenciais, seja por outros meios de comunicação.
  • Conhecer e identificar profissões de pessoas que fazem parte de sua comunidade, como o padeiro, o fazendeiro, o pescador e outras.
  • Participar de brincadeiras que estimulem a relação entre o(a) professor(a)/criança e criança/criança
  • Construir e respeitar normas e combinados de convívio social, de organização e de utilização de espaços da instituição e de outros ambientes.
  • Participar de diferentes eventos culturais para conhecer novos elementos como: dança, música, vestimentas, ornamentos e outros.
  • Conhecer diferentes povos e suas culturas por meio de pesquisas, filmes, fotos, entrevistas, relatos e outros.
  • Ouvir e compreender relatos de familiares e pessoas de mais idade sobre outras épocas históricas.
  • Conhecer objetos antigos como: ferro de passar roupa, escovão, fogão a lenha, lamparina e outros.
  • Conhecer modos de vida urbana e rural.
  • Compreender e respeitar as diversas estruturas familiares.
  • Identificar as funções desempenhadas por diferentes profissionais.
  • Conhecer e identificar os diferentes meios de transporte, suas características e importância para circulação de pessoas e mercadorias.
  • Construir representações de meios de transporte e os trajetos com materiais diversos: caixas, rolos, pratos recicláveis, tintas, tampas, embalagens, papéis, tecidos, fita adesiva, giz e outros.
  • Discutir sobre as regras de trânsito.
  • Ouvir sobre os problemas ambientais causados pelo trânsito (poluição sonora e do ar).
  • Reconhecimento e respeito às diferenças.
  • Procedimentos dialógicos para a comunicação e resolução de conflitos.
  • Expressão de sentimentos que vivencia e reconhece no outro.
  • Escuta e compreensão do outro.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

  • Utilizar estratégias pacíficas ao tentar resolver conflitos com outras crianças, buscando compreender a posição e o sentimento do outro.
  • Usar estratégias para resolver seus conflitos relacionais considerando soluções que satisfaçam a ambas as partes.
  • Realizar a escuta e respeitar a opinião do outro.
  • Expressar, reconhecer e nomear necessidades, emoções e sentimentos que vivencia e observa no outro.
  • Saber desculpar-se quando sua atitude desrespeitar o outro.
  • Cooperar, compartilhar, receber auxílio quando necessário.
  • Usar do diálogo e estratégias simples para resolver conflitos, reconhecendo as diferentes opiniões e aprendendo a respeitá-las.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, em seu artigo 9º estabelece que:
As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar; [...]
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Autocuidado com o corpo.
  • Manifestações culturais.
  • Coordenação motora ampla: equilíbrio, destreza e postura corporal.
  • Orientação espacial.
  • Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • Estratégias e procedimentos para jogar e brincar.
  • Esquema corporal.
  • Movimento: gestos, expressões faciais e mímicas.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Linguagem musical, gestual e dramática.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

  • Representar-se em situações de brincadeiras ou teatro, apresentando suas características corporais, seus interesses, sentimentos, sensações ou emoções.
  • Expressar suas hipóteses por meio da representação de seus sentimentos, fantasias ou emoções.
  • Expressar e comunicar suas características de diferentes maneiras.
  • Participar e conduzir brincadeiras envolvendo cantigas, rimas, lendas, parlendas ou outras situações com movimentos corporais.
  • Criar e imitar movimentos com gestos, expressões faciais e mímicas em brincadeiras, jogos outra e atividades artísticas.
  • Vivenciar e conduzir brincadeiras de esquema corporal, de exploração e a expressão corporal diante do espelho, utilizando diferentes formas de linguagens e percebendo suas características específicas.
  • Brincar nos espaços externos e internos com obstáculos que permitam empurrar, rodopiar, balançar, escorregar, equilibrar-se, arrastar, engatinhar, levantar, subir, descer, passar por dentro, por baixo, saltar, rolar, virar cambalhotas, perseguir, procurar, pegar, etc., vivenciando limites e possibilidades corporais.
  • Chutar, pegar, manusear, mover e transportar objetos com diferentes características, identificando suas propriedades e função social.
  • Utilizar diferentes movimentos e materiais para o cuidado de si percebendo sensações corporais.
  • Cantar, gesticular e expressar emoções acompanhando músicas e cantigas.
  • Criar expressões corporais a partir de jogos dramáticos.
  • Manifestações culturais.
  • O corpo e o espaço.
  • Esquema Corporal.
  • Motricidade: controle e equilíbrio do corpo.
  • Linguagem oral.
  • Produção de sons.
  • Jogos expressivos de linguagem corporal.
  • Noções espaciais: dentro, fora, perto, longe, embaixo, em cima, de um lado, do outro, esquerda, direita, à frente, atrás etc.
  • Sensibilidade estética literária.
  • Noções de direcionalidade, lateralidade, proximidade e interioridade.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

  • Participar de conversas em pequenos grupos escutando seus colegas e esperando a sua vez de falar.
  • Adequar seus movimentos aos de seus colegas em situações de brincadeiras com o ritmo da música ou da dança.
  • Movimentar-se fazendo uso de diferentes movimentos corporais cada vez mais complexos.
  • Movimentar-se seguindo orientações dos(as) professores(as), de outras crianças ou criando suas próprias orientações.
  • Movimentar-se seguindo uma sequência e adequando-se ao compasso definido pela música ou pelas coordenadas dadas por seus colegas em brincadeiras ou atividades em pequenos grupos.
  • Valorizar o esforço em adequar seus movimentos corporais aos de seus colegas em situações de brincadeiras ou atividades coletivas.
  • Participar e promover situações que envolvam comandos (dentro, fora, perto, longe, em cima, embaixo, ao lado, à frente, atrás, muito, pouco).
  • Percorrer trajetos inventados espontaneamente ou propostos: circuitos desenhados no chão, feitos com corda, elásticos, tecidos, mobília e outros limitadores e obstáculos para subir, descer, passar por baixo, por cima, por dentro, por fora, na frente, atrás, contornar e outros.
  • Participar e promover brincadeiras de expressão corporal cantadas: “escravos de jó”, brincadeiras de roda, “feijão queimado”, “a linda rosa juvenil”, “seu lobo está?”, entre outras.
  • Movimentar-se nos jogos e brincadeiras: andar e correr de diversas maneiras, saltar e gesticular com controle e equilíbrio.
  • Produzir sons com diferentes materiais durante brincadeiras, encenações, comemorações etc.
  • Sensibilizar-se durante leituras e contações de histórias.
  • Movimentar-se e deslocar-se com controle e equilíbrio.
  • Realizar jogos e brincadeiras que permitam: andar e correr de diversas maneiras, saltar e gesticular.
  • Participar de atividades que desenvolvam noções de proximidade, interioridade, lateralidade e direcionalidade.
  • Imaginação.
  • O corpo e seus movimentos.
  • Esquema corporal.
  • Dança.
  • Imitação como forma de expressão.
  • Ritmos: rápido e lento.
  • Jogo de papéis e domínio da conduta.
  • Linguagem: musical, dramática, corporal.
  • Motricidade: equilíbrio, destreza e controle do corpo.

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

  • Explorar movimentos corporais ao dançar e brincar.
  • Criar movimentos dançando ou dramatizando para expressar-se em suas brincadeiras.
  • Combinar seus movimentos com os de outras crianças e explorar novos movimentos usando gestos, seu corpo e sua voz.
  • Conhecer brincadeiras e atividades artísticas típicas de sua cultura local.
  • Criar movimentos e gestos ao brincar, dançar, representar etc.
  • Pular, saltar, rolar, arremessar, engatinhar e dançar em brincadeiras e jogos.
  • Vivenciar situações de deslocamento e movimento do corpo fora e dentro da sala.
  • Deslocar-se em ambientes livres ou passando por obstáculos.
  • Deslocar-se de diferentes modos: andando de frente e de costas, correndo, agachando, rolando, saltando etc.
  • Deslocar-se de acordo com ritmos musicais: rápido ou lento movimentando-se de forma condizente.
  • Participar de jogos de imitação.
  • Vivenciar diferentes papéis em jogos e brincadeiras criando movimentos e gestos ao brincar.
  • Dançar ao ritmo de músicas.
  • Vivenciar brincadeiras e jogos corporais como amarelinha, roda, boliche, maria viola, passa lenço, bola ao cesto e outras conhecendo suas regras.
  • Dramatizar situações do dia a dia, músicas ou trechos de histórias.
  • Práticas sociais relativas à higiene.
  • Autocuidado e autonomia.
  • Materiais de uso pessoal.
  • Hábitos alimentares, de higiene e descanso.
  • Cuidados com a saúde.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Consciência e imagem corporal.
  • Linguagem oral como forma de comunicação das necessidades e intenções.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

  • Realizar, de forma independente, ações de cuidado com o próprio corpo.
  • Identificar e valorizar os alimentos saudáveis.
  • Identificar e fazer uso de noções básicas de cuidado consigo mesmo.
  • Servir-se e alimentar-se com independência.
  • Participar do cuidado dos espaços coletivos da escola, como o banheiro e o refeitório.
  • Conhecer hábitos de saúde de sua cultura local.
  • Identificar, nomear e localizar as partes do corpo em si, no outro e em imagens adquirindo consciência do próprio corpo.
  • Realizar ações de higiene: ir ao banheiro, lavar as mãos e escovar os dentes com autonomia.
  • Conhecer, cuidar e utilizar de forma autônoma seu material de uso pessoal.
  • Vivenciar práticas que desenvolvam bons hábitos alimentares: consumo de frutas, legumes, saladas e outros.
  • Entrevistar, com auxílio do(a) professor(a), profissionais da área da saúde e nutrição.
  • Perceber, oralizar e solucionar as necessidades do próprio corpo: fome, frio, calor, sono, sede.
  • Conhecer os vegetais e seu cultivo, para uma alimentação saudável.
  • Reconhecer a importância de desenvolver hábitos de boas maneiras ao alimentar-se.
  • Esquema corporal
  • Imaginação.
  • Motricidade e habilidade manual.
  • Elementos do meio natural e cultural.
  • Materiais e tecnologias para a produção da escrita.
  • Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear.
  • Os objetos, suas características, propriedades e funções.
  • Representação gráfica e plástica: desenho, pintura, colagem, dobradura, escultura etc.
  • Representações bidimensionais e tridimensionais.
  • Representação gráfica como recurso de expressão de conhecimentos, ideias e sentimentos.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

  • Manipular objetos de diferentes tamanhos e pesos.
  • Usar a tesoura para recortar.
  • Explorar materiais como argila, barro, massinha de modelar e outros, com variadas intenções de criação.
  • Modelar diferentes formas, de diferentes tamanhos com massinha ou argila.
  • Manipular objetos pequenos construindo brinquedos ou jogos e utilizar instrumentos como palitos, rolos e pequenas espátulas nas suas produções, com cada vez mais destreza.
  • Manusear e nomear elementos do meio natural e objetos produzidos pelo homem.
  • Pintar, desenhar, rabiscar, folhear, modelar, construir, colar utilizando diferentes recursos à sua maneira, dando significados às suas ideias, aos seus pensamentos e sensações.
  • Vivenciar situações em que é feito o contorno do próprio corpo, nomeando suas partes e vestimentas.
  • Manusear diferentes riscadores em suportes e planos variados para perceber suas diferenças e registrar suas ideias.
  • Participar de jogos e brincadeiras de construção, utilizando elementos estruturados ou não com o intuito de montar, empilhar, encaixar e outros.
  • Executar atividades manuais utilizando recursos variados: linha, lã, canudinho, argola e outros.
  • Expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura, escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • Manusear livros, revistas, jornais e outros com crescente habilidade.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, em seu artigo 9º estabelece que:
As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Percepção e produção sonora.
  • Audição e percepção musical.
  • Execução musical (imitação).
  • Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
  • Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Melodia e ritmo.
  • Diferentes instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Canto.
  • Música e dança.
  • Movimento: expressão musical, dramática e corporal.

(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

  • Cantar canções conhecidas acompanhando o ritmo com gestos ou com instrumentos musicais
  • Reconhecer canções características que marcam eventos específicos de sua rotina ou de seu grupo.
  • Reconhecer alguns elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.
  • Valorizar a escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.
  • Participar de brincadeiras cantadas e coreografadas produzindo sons com o corpo e outros materiais.
  • Participar de execução musical utilizando e reconhecendo alguns instrumentos musicais de uma banda.
  • Explorar possibilidades vocais a fim de produzir diferentes sons.
  • Ouvir e produzir sons com instrumentos musicais.
  • Perceber os sons da natureza e reproduzi-los: canto dos pássaros, barulho de ventania, som da chuva e outros.
  • Explorar os sons produzidos pelo corpo, por objetos, por elementos da natureza e por instrumentos musicais, percebendo os parâmetros do som (altura, intensidade, duração e timbre).
  • Produzir sons com materiais alternativos: garrafas, caixas, pedras, madeiras, latas e outros.
  • Explorar diversos movimentos corporais (danças, imitações, mímicas, gestos, expressões faciais e jogos teatrais) intensificando as capacidades expressivas.
  • Escutar sons do entorno e estar atento ao silêncio.
  • Criar sons a partir de histórias utilizando o corpo e materiais diversos.
  • Dançar ao som de diversos ritmos.
  • Representação visual com elementos naturais e industrializados.
  • Expressão cultural.
  • Suportes, materiais, instrumentos e técnicas das Artes Visuais e seus usos.
  • Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, espaços, formas, etc.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Propriedades e classificação dos objetos por: cor, tamanho, forma etc.
  • Elementos bidimensionais e tridimensionais.
  • Estratégias de apreciação estética.
  • Produção de objetos tridimensionais.
  • Linguagem oral e expressão.
  • Interpretação e compreensão de canções.
  • Obras de arte, autores e contextos.
  • Cores primárias e secundárias.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

  • Desenhar, construir e identificar produções bidimensionais e tridimensionais.
  • Usar materiais artísticos para expressar suas ideias, sentimentos e experiências.
  • Expressar-se utilizando uma variedade de materiais e recursos artísticos.
  • Utilizar a investigação que realiza sobre o espaço, as imagens, as coisas ao seu redor para significar e incrementar sua produção artística.
  • Conhecer e apreciar produções artísticas de sua cultura ou de outras culturas regionais, nacionais ou internacionais.
  • Criar com jogos de encaixe e de construção, explorando cores, formas e texturas.
  • Interpretar canções e participar de brincadeiras cantadas para que se estimule a concentração, a atenção e a coordenação motora.
  • Manipular e identificar materiais de diferentes texturas: lisas, ásperas, macias, duras, moles etc.
  • Explorar e criar a partir de diversos materiais: pedrinhas, sementes, algodão, argila e outros.
  • Separar objetos por cores, tamanho, forma, etc.
  • Experimentar diversas possibilidades de representação visual bidimensional e tridimensional, utilizando materiais diversos: caixas, tecidos, tampinhas, gravetos, pedrinhas, lápis de cor, giz de cera, papéis etc.
  • Explorar formas variadas dos objetos, percebendo as características das mesmas e utilizá-las em suas composições.
  • Apreciar e oralizar sobre diferentes imagens do seu dia a dia.
  • Explorar os elementos das Artes Visuais (ponto, linha e plano) a fim de que sejam considerados em suas produções.
  • Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, cor, forma, espaço e textura.
  • Conhecer a apreciar artesanato e obras de Artes Visuais de diferentes técnicas, movimentos, épocas, estilos e culturas.
  • Reconhecer as cores presentes na natureza e no dia a dia nomeando-as, com o objetivo de fazer a correspondência entre cores e elementos.
  • Experimentar as diversas possibilidades do processo de produção das cores secundárias e reconhecê-las na natureza, no dia a dia e em obras de arte.
  • Percepção e memória auditiva.
  • Manifestações culturais.
  • Audição e percepção de sons e músicas.
  • Linguagem musical, corporal e dramática.
  • Estilos musicais diversos.
  • Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
  • Ritmos e melodias.
  • Músicas e danças.
  • Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Recursos tecnológicos e midiáticos que produzem e reproduzem músicas.
  • Diversidade musical.
  • Apreciação e produção sonora.
  • Canto.
  • Manifestações folclóricas.
  • Rimas.
  • Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Imitação como forma de expressão.

(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

  • Brincar com a música explorando objetos ou instrumentos musicais, acompanhando seus ritmos.
  • Imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
  • Reconhecer, em situações de escuta de música, características dos sons.
  • Explorar, em situações de brincadeiras com música, variações de velocidade e intensidade na produção de sons.
  • Conhecer canções, brincadeiras ou instrumentos musicais que são típicos de sua cultura ou de outras.
  • Explorar possibilidades musicais, percebendo diferentes sons e ritmos, em instrumentos sonoros diversos.
  • Reconhecer e participar de brincadeiras e cantigas de roda.
  • Participar de brincadeiras cantadas do nosso folclore.
  • Perceber e reconhecer alguns estilos musicais.
  • Vivenciar jogos e brincadeiras que envolvam música.
  • Escutar e cantar músicas de diferentes ritmos, melodias e culturas.
  • Dar sequência à música quando a mesma for interrompida.
  • Escutar e perceber músicas de diversos estilos musicais, por meio da audição de CDs, DVDs, rádio, MP3, computador ou por meio de intérpretes da comunidade.
  • Conhecer fontes sonoras antigas como: som de vitrola, fita cassete e outras.
  • Participar e apreciar apresentações musicais de outras crianças.
  • Perceber sons graves e agudos, curtos e longos produzidos pelo corpo, objetos e instrumentos musicais.
  • Gravar e ouvir a própria voz e de outras crianças.
  • Apreciar produções audiovisuais como musicais, brinquedos cantados, teatros e outros, a fim de reconhecer as qualidades sonoras.
  • Perceber e identificar sons do entorno e estar atento ao silêncio.
  • Manipular e perceber os sons de instrumentos sonoros diversos.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, em seu artigo 9º estabelece que:

As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Gêneros textuais.
  • A língua portuguesa falada, suas diversas funções e usos sociais.
  • Palavras e expressões da língua.
  • Linguagem oral.
  • Vocabulário.
  • Organização da narrativa considerando tempo, espaço, trama e personagens.
  • Registro gráfico como expressão de conhecimentos, ideias e sentimentos.
  • Registros gráficos: desenhos, letras e números.
  • Linguagem escrita, suas funções e usos sociais.
  • Identificação do próprio nome e escrita.
  • Reconhecimento dos nomes dos colegas.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Relato: descrição do espaço, personagens e objetos.
  • Consciência fonológica.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

  • Comunicar-se com diferentes intenções, em diferentes contextos, com diferentes interlocutores, respeitando sua vez de falar e escutando o outro com atenção.
  • Fazer uso da escrita espontânea para comunicar suas ideias e opiniões aos colegas e professores(as).
  • Expressar-se por meio da linguagem oral, transmitindo suas necessidades, desejos, ideias opiniões e compreensões de mundo.
  • Participar de variadas situações de comunicação onde seja estimulada a explicar e argumentar suas ideias.
  • Participar de situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas ideias e pontos de vista para desenvolver sua capacidade comunicativa.
  • Interagir com outras pessoas por meio de situações mediadas ou não pelo(a) professor(a).
  • Ampliar seu vocabulário por meio de músicas, narrativas (poemas, histórias, contos, parlendas, conversas) e brincadeiras para desenvolver sua capacidade de comunicação.
  • Falar e escutar atentamente em situações do dia a dia interagindo socialmente.
  • Expressar oralmente seus sentimentos em diferentes momentos.
  • Oralizar a sequência lógica sobre suas atividades na instituição.
  • Produzir narrativas orais e escritas (desenhos), em situações que apresentem função social significativa e organização da sequência temporal dos fatos.
  • Representar ideias, desejos e sentimentos por meio de escrita espontânea e desenhos para compreender que aquilo que está no plano das ideias pode ser registrado graficamente.
  • Utilizar letras, números e desenhos em suas representações gráficas.
  • Reconhecer e identificar as letras do alfabeto em contexto ao valor sonoro convencional para relacionar grafema/fonema.
  • Elaborar perguntas e respostas para explicitar suas dúvidas, compreensões e curiosidades diante das diferentes situações do dia a dia.
  • Relatar e estabelecer sequência lógica para produzir texto escrito, tendo o(a) professor(a) como escriba.
  • Elaborar hipóteses sobre a escrita para aproximar-se progressivamente do uso social e convencional da língua.
  • Identificar o próprio nome e dos colegas para realizar a leitura dos mesmos em situações da rotina escolar.
  • Escrever o próprio nome, recorrendo ou não a um referencial.
  • Registrar as ideias e sentimentos por meio de diversas atividades: desenhos, colagens, dobraduras e outros.
  • Criação musical.
  • Manifestações culturais.
  • Patrimônio cultural, literário e musical.
  • Linguagem oral.
  • Gêneros textuais.
  • Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Rimas e aliterações
  • Sons da língua e sonoridade das palavras.
  • Ritmo.
  • Canto.
  • Expressão gestual, dramática e corporal.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

  • Perceber que os textos se dividem em partes e o verso corresponde a uma delas.
  • Declamar suas poesias e parlendas preferidas fazendo uso de ritmo e entonação.
  • Brincar com os textos poéticos em suas brincadeiras livres com outras crianças.
  • Conhecer textos poéticos típicos de sua cultura.
  • Utilizar materiais estruturados e não estruturados para criar sons rítmicos ou não.
  • Participar de situações que envolvam cantigas de roda e textos poéticos.
  • Reconhecer e criar rimas.
  • Ouvir poemas, parlendas, trava-línguas e outros gêneros textuais.
  • Participar de jogos e brincadeiras de linguagem que exploram a sonoridade das palavras (sons, rimas, sílabas, aliteração).
  • Participar de brincadeiras cantadas e cantar músicas de diversos repertórios.
  • Participar de situações de criação e improvisação musical.
  • Dramatizar situações do dia a dia e brincadeiras cantadas (trava-línguas, cantigas, quadrinhas) no sentido de manifestar as experiências vividas e ouvidas.
  • Escrita e ilustração
  • Direção de leitura: de cima para baixo, da esquerda para a direita.
  • Patrimônio cultural e literário.
  • Sensibilidade estética em relação aos textos literários.
  • Aspectos gráficos da escrita.
  • Vocabulário.
  • Gêneros textuais.
  • Portadores textuais, seus usos e funções.
  • Diferentes usos e funções da escrita.
  • Pseudoleitura.
  • Interpretação e compreensão de textos.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Literatura infantil: trama, cenários e personagens.
  • Compreensão e interpretação de textos.

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

  • Relacionar os personagens da história ouvida ou conhecida tendo o(a) professor(a) como escriba.
  • Folhear livros e escolher aqueles que mais gostam para ler em momentos individuais.
  • Manipular, escolher e ler livros de literatura, a sua maneira.
  • Escolher e contar histórias, a sua maneira, para outras crianças.
  • Escolher livros de sua preferência explorando suas ilustrações e imagens para imaginar as histórias.
  • Folhear livros e outros materiais tendo como referência o modo como outras pessoas fazem.
  • Relacionar fatos da história contada ou lida, com situações do dia a dia.
  • Participar coletivamente da leitura e escrita de listas, bilhetes, recados, convites, cantigas, textos, receitas e outros, tendo o(a) professor(a) como leitor e escriba.
  • Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
  • Manusear diferentes portadores textuais e ouvir sobre seus usos sociais.
  • Proporcionar momentos de pseudoleitura tendo como parâmetro o comportamento leitor do(a)professor(a).
  • Perceber que imagens e gestos representam ideias.
  • Perceber as características da língua escrita: orientação e direção da escrita.
  • Recontar e dramatizar, a seu modo, histórias contadas.
  • Reconhecer as ilustrações/ figuras de um livro.
  • Diferenciar desenho de letra/escrita, relacionando à função social.
  • Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégia de observação gráfica.
  • Dramatização.
  • Criação de histórias.
  • Interpretação e compreensão textual.
  • Linguagem oral.
  • A língua portuguesa falada, suas diversas funções e usos sociais.
  • Gêneros discursivos orais, suas diferentes estruturas e tramas.
  • Roteiro: personagens, trama, cenários.
  • Fatos da história narrada.
  • Características gráficas: personagens e cenários.
  • Vocabulário.
  • Narrativa: organização e sequenciação de ideias.
  • Imitação como forma de expressão.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

  • Identificar personagens, cenários, tramas, sequência cronológica, ação e intenção dos personagens.
  • Encontrar diálogos memorizados no texto escrito.
  • Narrar partes da história ao participar da construção de roteiros de vídeos ou encenações.
  • Envolver-se em situações de pequenos grupos, contribuindo para a construção de roteiros de vídeos ou encenações coletivas.
  • Reconhecer cenários de diferentes histórias e estabelecer relação entre os mesmos.
  • Identificar os personagens das histórias, nomeando-os.
  • Representar os personagens de histórias infantis conhecidas.
  • Responder a questionamentos sobre as histórias narradas.
  • Oralizar sobre fatos e acontecimentos da história ouvida.
  • Dramatizar histórias, criando personagens, cenários e contextos.
  • Relatar fatos e ideias com começo, meio e fim.
  • Dramatizar situações do dia a dia e narrativas: textos literários, informativos, trava-línguas, cantigas, quadrinhas, notícias.
  • Desenvolver escuta atenta da leitura feita pelo(a) professor(a), em diversas ocasiões, sobretudo nas situações que envolvem diversidade textual, ampliando seu repertório linguístico.
  • Reconto de histórias.
  • Relato de fatos e situações com organização de ideias.
  • Criação de histórias.
  • Vivências culturais: histórias, filmes e peças teatrais.
  • Expressividade pela linguagem oral e gestual.
  • A língua portuguesa falada, em suas diversas funções e usos sociais.
  • Palavras e expressões da língua e sua pronúncia.
  • Vocabulário.
  • Relação entre imagem ou tema e narrativa.
  • Organização da narrativa considerando tempo e espaço.
  • Diferentes usos e funções da escrita.
  • Estratégias e procedimentos para leitura e produção de textos.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Símbolos.

(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o(a) professor(a) como escriba.

  • Compreender que a escrita representa a fala.
  • Perceber a diferença entre dizer e ditar.
  • Participar de situações coletivas de criação ou reconto de histórias.
  • Recontar histórias, identificando seus personagens e elementos.
  • Criar e contar histórias ou acontecimentos oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
  • Produzir textos coletivos, tendo o(a) professor(a) como escriba.
  • Relatar situações diversas para outras crianças e familiares para ampliar suas capacidades de oralidade.
  • Escutar relatos de outras crianças e respeitar sua vez de escuta e questionamento.
  • Participar da elaboração e reconto de histórias e textos.
  • Participar da elaboração de histórias observando o(a) professor(a) registrar a história recontada.
  • Criar histórias orais e escritas (desenhos), em situações com função social significativa.
  • Participar de momentos de criação de símbolos e palavras com o intuito de identificar lugares e situações e elementos da rotina.
  • Narrar partes da história ao participar da construção de roteiros de vídeos ou encenações.
  • Diferenciação entre desenhos, letras e números.
  • Criação e reconto de histórias.
  • A língua portuguesa falada, suas diversas funções e usos sociais.
  • Relação entre imagem, personagem ou tema e narrativa.
  • Repertório de textos orais que constituem o patrimônio cultural literário.
  • Linguagem oral.
  • Vocabulário.
  • Pseudoleitura.
  • Diferentes usos e funções da escrita.
  • Estratégias e procedimentos para leitura e produção de textos.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Sistema numérico.
  • Aspectos gráficos da escrita.
  • Produção escrita para representação gráfica de conhecimentos, ideias e sentimentos.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

  • Fazer uso de expressões da linguagem da narrativa.
  • Escutar, compreender e nomear objetos, pessoas, personagens, fotografias e gravuras para ampliar seu vocabulário.
  • Criar histórias a partir de imagens ou temas sugeridos para desenvolver sua criatividade.
  • Oralizar contextos e histórias a seu modo.
  • Produzir escritas espontâneas, utilizando letras como marcas gráficas.
  • Ler a seu modo textos literários e seus próprios registros para outras crianças.
  • Diferenciar desenho, letra e número em suas produções espontâneas.
  • Levantar hipótese em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e/ou quantidades por meio da escrita espontânea e convencional.
  • Usos e funções da escrita.
  • Tipos, gêneros e suportes de textos que circulam em nossa sociedade com suas diferentes estruturas textuais.
  • Gêneros literários, autores, características e suportes.
  • Escuta e apreciação de gêneros textuais.
  • Sensibilidade estética em relação aos textos literários.
  • Aspectos gráficos da escrita.
  • Estratégias e procedimentos para leitura e produção de textos.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Escrita do próprio nome e de outras palavras.
  • Direção da leitura e da escrita: de cima para baixo, da esquerda para a direita.
  • Símbolos.
  • Alfabeto.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

  • Fazer uso de cadernos/livros de receitas em situações de brincadeiras de culinária.
  • Escutar a leitura de diferentes gêneros textuais.
  • Manusear e explorar diferentes portadores textuais como: livros, revistas, jornais, cartazes, listas telefônicas, cadernos de receitas, bulas e outros.
  • Expressar suas hipóteses sobre “para que servem” os diferentes gêneros textuais como: receitas, classificados, poesias, bilhetes, convites, bulas e outros.
  • Conhecer e compreender, progressivamente, a função de diferentes suportes textuais: livros, revistas, jornais, cartazes, listas telefônicas, cadernos/livros de receitas e outros.
  • Conversar com outras pessoas e familiares sobre o uso social de diferentes portadores textuais.
  • Manusear diferentes portadores textuais imitando adultos.
  • Compreender a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos e da participação em diversas situações nas quais seus usos se fazem necessários.
  • Compreender como se organiza a escrita em nossa cultura: de cima para baixo, da esquerda para a direita.
  • Identificar as letras do alfabeto em diversas situações da rotina escolar.
  • Registrar o nome e outros textos significativos realizando tentativas de escrita.
  • Identificar símbolos que representam ideias, locais, objetos e momentos da rotina: a marca do biscoito preferido, placa do banheiro, cartaz de rotina do dia etc.
  • Observar o registro textual tendo o(a) professor(a) como escriba.
  • Acompanhar a leitura apontada do texto realizada pelo(a) professor(a).
  • Atentar-se para a escuta da leitura feita pelo(a) professor(a), em ocasiões variadas, sobretudo nas situações de leitura de histórias e na diversidade textual, ampliando seu repertório linguístico e observação gráfica das palavras.
  • Escuta e oralidade.
  • Criação de histórias: enredo, personagens, cenários.
  • Gêneros literários textuais, seus autores, características e suportes.
  • Sensibilidade estética em relação aos textos literários.
  • Imaginação.
  • Pseudoleitura.
  • Narrativa: organização e sequenciação de ideias.
  • Identificação dos elementos das histórias.
  • Vocabulário.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

  • Apresentar uma história mostrando a capa do livro, o título e o nome do autor.
  • Identificar as palavras que rimam ao ouvir o texto de um poema.
  • Identificar rimas em pequenos trechos de histórias contadas pelo(a) professor(a)
  • Realizar leitura imagética ou pseudoleitura de diferentes gêneros textuais.
  • Apreciar e participar de momentos de contação de histórias realizados de diferentes maneiras.
  • Ouvir histórias contadas por pessoas convidadas a visitar a instituição: avós, irmãos, pais e outros.
  • Ouvir histórias em outros espaços próximos à instituição: praças, bibliotecas, escolas e outros.
  • Contar, a seu modo, histórias para outras crianças e para o(a) professor(a).
  • Expressar suas opiniões sobre os diferentes textos lidos.
  • Escolher suportes textuais para observação e pseudoleitura.
  • Criar histórias a partir da leitura de ilustrações e imagens para desenvolver a criatividade e a imaginação.
  • Relacionar imagens de personagens e cenários às histórias que pertencem.
  • Utilizar a literatura como possibilidade de sensibilização e ampliação de repertório.
  • Narrar histórias ouvidas utilizando somente a memória como recurso.
  • Escutar e apreciar histórias e outros gêneros textuais (poemas, contos, lendas, fábulas, parlendas, músicas, etc.).
  • Identificação do próprio nome e de outras pessoas.
  • Uso e função social da escrita.
  • Valor sonoro de letras e sílabas
  • Marcas gráficas: desenhos, letras, números.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Valor sonoro da sílaba.
  • Leitura e escrita do nome e de outras palavras.
  • Produção gráfica.
  • Materiais e tecnologias variadas para a produção da escrita: lápis, caneta, giz, computador e seus diferentes usos.
  • Apreciação gráfica.
  • Suportes de escrita.
  • Oralização da escrita.
  • Sonoridade das palavras.
  • Escrita convencional e espontânea.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

  • Aceitar o desafio de confrontar suas escritas espontâneas.
  • Conhecer e verbalizar nome próprio de pessoas que fazem parte de seu círculo social.
  • Participar de situações que envolvam a escrita do próprio nome e de outras palavras, levantando hipóteses.
  • Realizar o traçado das letras.
  • Participar de jogos que relacionem imagem e palavras.
  • Ler e escrever o próprio nome.
  • Realizar tentativas de escrita do próprio nome e de palavras com recursos variados e em diferentes suportes.
  • Verbalizar suas hipóteses sobre a escrita.
  • Ter contato com o alfabeto em diferentes situações: brincadeiras, jogos e outros.
  • Brincar com a sonoridade das palavras, explorando-as e estabelecendo relações com sua representação escrita.
  • Vivenciar experiências que possibilitem perceber a presença da escrita em diferentes ambientes.
  • Vivenciar jogos e brincadeiras que envolvam a escrita (forca, bingos, cruzadinhas etc.) e utilizar materiais escritos em brincadeiras de faz de conta.
  • Produzir escritas espontânea de textos tendo a memória como recurso.
  • Utilizar suportes de escrita diversos para desenhar e escrever espontaneamente (cartolina, sulfite, kraft, livros, revistas e outros).
  • Compreender a função social da escrita.
  • Diferenciar letras de números e de outros símbolos escritos.
  • Registrar suas ideias utilizando desenhos, símbolos e palavras.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, em seu artigo 9º estabelece que:
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Manipulação, exploração e organização de objetos.
  • Características físicas, propriedades e utilidades dos objetos.
  • Patrimônio natural e cultural.
  • Percepção dos elementos no espaço.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Textura, massa e tamanho dos objetos.
  • Coleções: agrupamento de objetos por semelhança.
  • Diferentes pessoas, espaços, tempos e culturas.
  • Organização, comparação, classificação, sequenciação e ordenação de diferentes objetos.
  • Formas geométricas.
  • Figuras geométricas.
  • Sólidos geométricos.
  • Propriedades associativas.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa, capacidade e tempo.
  • Noção espacial.
  • Contagem.
  • Relação entre número e quantidade.
  • Noções de direcionalidade, lateralidade, proximidade e interioridade.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

  • Comparar tamanhos, pesos, volumes e temperaturas de objetos, estabelecendo relações.
  • Usar características opostas das grandezas de objetos (grande/pequeno, comprido/curto etc.) ao falar sobre eles.
  • Fazer uso de diferentes procedimentos ao comparar objetos.
  • Manipular e explorar objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e suas possibilidades: morder, chupar, produzir sons, apertar, encher, esvaziar, empilhar, colocar dentro, fora, fazer afundar, flutuar, soprar, montar, etc.
  • Manipular, explorar, comparar, organizar, sequenciar e ordenar diversos materiais.
  • Comparar, organizar, sequenciar, ordenar e classificar objetos e brinquedos seguindo critérios estabelecidos, como:cor, forma, tamanho e outros atributos.
  • Identificar posições observando elementos no espaço: em cima, embaixo, dentro, fora, perto, longe, à frente, atrás, ao lado de, primeiro, último, de frente, de costas, no meio, entre, à esquerda, à direita.
  • Observar e identificar no meio natural e social as formas geométricas, percebendo diferenças e semelhanças entre os objetos no espaço em situações diversas.
  • Colecionar objetos com diferentes características físicas reconhecendo formas de organizá-los.
  • Observar e reconhecer algumas características dos objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais percebendo suas transformações.
  • Manipular objetos e brinquedos explorando características, propriedades e suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar e outros).
  • Identificar objetos pessoais e do meio em que vive conhecendo suas características, propriedades e função social para que possa utilizá-los de forma independente de acordo com suas necessidades.
  • Participar de situações que envolvam a contagem de objetos, medição de massa, volume e tempo.
  • Reconhecer e nomear as figuras geométricas planas: triângulo, círculo, quadrado, retângulo.
  • Estabelecer relações entre os sólidos geométricos e os objetos presentes no seu ambiente.
  • Explorar semelhanças e diferenças, comparar, classificar e ordenar (seriação) os objetos seguindo alguns critérios, como cor, forma, textura, tamanho, função etc.
  • O dia e a noite.
  • O céu.
  • Sistema Solar.
  • Luz e sombra.
  • Sol e Lua.
  • Mudanças físicas e químicas.
  • Experiências e registros.
  • Relação espaço-temporal.
  • Fenômenos da natureza e suas relações com a vida humana.
  • Fenômenos físicos:movimento, inércia, flutuação, equilíbrio, força, magnetismo, atrito.
  • Fenômenos químicos: produção, mistura, transformação.
  • Fenômenos naturais: luz solar, vento, chuva.
  • Elementos da natureza: terra, fogo, ar e água.
  • Diferentes fontes de pesquisa.
  • Instrumentos para observação e experimentação.

(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

  • Nomear e descrever características e semelhanças frente aos fenômenos da natureza, estabelecendo algumas relações de causa e efeito, levantando hipóteses, utilizando diferentes técnicas e instrumentos para reconhecer algumas características e consequências para a vida das pessoas;
  • Reunir informações de diferentes fontes para descobrir por que as coisas acontecem e como funcionam, registrando e comunicando suas descobertas de diferentes formas (oralmente, por meio da escrita, da representação gráfica, de encenações etc.).
  • Reconhecer características geográficas e paisagens que identificam os lugares onde vivem, destacando aqueles que são típicos de sua região.
  • Observar fenômenos naturais por meio de diferentes recursos e experiências.
  • Utilizar a água para satisfazer suas necessidades (hidratação, higiene pessoal, alimentação, limpeza do espaço, etc.).
  • Identificar os elementos e características do dia e da noite.
  • Investigar e registrar as observações a seu modo, sobre os fenômenos e mistérios da natureza.
  • Identificar os fenômenos naturais por meio de diferentes recursos e experiências.
  • Observar o céu em diferentes momentos do dia.
  • Expressar suas observações pela oralidade e registros.
  • Experimentar sensações físicas, táteis em diversas situações da rotina.
  • Observar e relatar sobre: o vento, a chuva, a luz do sol e outros.
  • Participar da construção de maquetes de sistema solar utilizando materiais diversos.
  • Experienciar simulações do dia e da noite com presença e ausência de luz e sol/lua.
  • Explorar o efeito da luz por meio da sua presença ou ausência (luz e sombra).
  • Explorar os quatro elementos por meio de experimentos (terra, fogo, ar e água).
  • Fazer registros de suas observações por meio de desenhos, fotos, relatos, escrita espontânea e convencional.
  • Fazer misturas, provocando mudanças físicas e químicas na realização de atividades de culinária, pinturas e experiências com água, terra, argila e outros.
  • Perceber os elementos (terra, fogo, ar e água) enquanto produtores de fenômenos da natureza e reconhecer suas ações na vida humana (chuva, seca, frio e calor).
  • Tipos de moradia.
  • Formas de organização da cidade: ruas, becos, avenidas.
  • Elementos da paisagem: naturais e construídos pela humanidade.
  • Coleta seletiva do lixo.
  • Plantas, suas características e habitat.
  • Animais, suas características, seus modos de vida e habitat.
  • Preservação do meio ambiente.
  • Seres vivos: ciclo e fases da vida.
  • Transformação da natureza.
  • Elementos da natureza.
  • Diferentes fontes de pesquisa.
  • Animais no ecossistema: cadeia alimentar.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Utilidade, importância e preservação da água.

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

  • Utilizar, com ou sem a ajuda do(a) professor(a), diferentes fontes para encontrar informações frente a hipóteses formuladas ou problemas a resolver relativos à natureza, seus fenômenos e sua conservação, como livros, revistas, pessoas da comunidade, fotografia, filmes ou documentários etc.
  • Reunir informações de diferentes fontes e, com o apoio do(a) professor(a), ler e interpretar e produzir registros como desenhos, textos orais ou escritos (escrita espontânea), comunicação oral gravada, fotografia etc.
  • Conhecer fontes de informações que são típicas de sua comunidade.
  • Valorizar a pesquisa em diferentes fontes para encontrar informações sobre questões relacionadas à natureza, seus fenômenos e conservação.
  • Ter contato com as partes das plantas e suas funções.
  • Auxiliar na construção de hortas, jardins, sementeiras, estufas e outros espaços para observação, experimentação e cuidado com as plantas.
  • Fazer registros espontâneos sobre as observações feitas nos diferentes espaços de experimentação.
  • Responsabilizar-se pelo cultivo e cuidado com as plantas.
  • Construir aquários, terrários, minhocário e outros espaços para observação, experimentação e cuidados com os animais.
  • Vivenciar momentos de cuidado com animais que não oferecem riscos.
  • Observar animais no ecossistema, modos de vida, cadeia alimentar e outras características.
  • Fazer registros espontâneos e convencionais sobre as observações feitas.
  • Participar de situações de cuidado com o meio ambiente, preservação de plantas, cuidado com animais, separação de lixo, economia de água, reciclagem e outros.
  • Coletar, selecionar e reaproveitar o lixo produzido no seu ambiente, compreendendo a importância de preservar a flora e a vida animal.
  • Visitar áreas de preservação ambiental.
  • Auxiliar nas práticas de compostagem.
  • Identificar, com o auxílio do professor, problemas ambientais em lugares conhecidos.
  • Assistir a vídeos, ouvir histórias, relatos e reportagens que abordem os problemas ambientais para se conscientizar do papel do homem frente a preservação do meio ambiente.
  • Disseminar na comunidade, família e bairro os conhecimentos construídos sobre o tema.
  • Observar o trajeto de casa até a escola e vice-versa, conhecendo e relatando os elementos que compõem a paisagem do percurso e suas modificações.
  • Desenvolver ações referentes aos cuidados com o uso consciente da água, destinação correta do lixo, conservação do patrimônio natural e construído a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente.
  • Identificar os animais, suas características físicas e habitat.
  • Perceber que os seres vivos possuem ciclo de vida reconhecendo as diferentes fases da vida.
  • Utilizar percepções gustativas e experiências com temperatura para realizar comparações e estabelecer relações compreendendo os fenômenos quente, frio e gelado.
  • Conhecer as relações entre os seres humanos e a natureza adquirindo conhecimentos sobre as formas de transformação e utilização dos recursos naturais.
  • Percepção do entorno.
  • Espaço físico e objetos.
  • Linguagem matemática.
  • Comparação dos elementos no espaço.
  • Noções espaciais de orientação, direção, proximidade, lateralidade, exterior e interior, lugar e distância.
  • Correspondência termo a termo.
  • Posição dos objetos.
  • Posição corporal.
  • Noção temporal.
  • Organização de dados e informações em suas representações visuais.
  • Medidas de comprimento.
  • Representação de quantidades.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa capacidade e tempo.
  • Fenômenos químicos: mistura de tintas para a produção de cores secundárias.
  • Mudanças nos estados físicos da matéria.

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

  • Perceber que os números fazem parte do cotidiano das pessoas.
  • Estabelecer a relação de correspondência (termo a termo) entre a quantidade de objetos de dois conjuntos.
  • Utilizar ferramentas de medidas não padronizadas, como os pés, as mãos e pequenos objetos de uso cotidiano em suas brincadeiras, construções ou criações.
  • Utilizar mapas simples para localizar objetos ou espaços.
  • Registrar suas observações e descobertas fazendo-se entender e escolhendo linguagens e suportes mais eficientes a partir de sua intenção comunicativa.
  • Explorar o espaço escolar e do entorno, fazendo registros de suas observações.
  • Participar de situações que envolvam a medição da altura de si e de outras crianças, por meio de fitas métricas e outros recursos.
  • Comparar tamanhos entre objetos, registrando suas constatações e/ou da turma.
  • Fazer registros espontâneos e convencionais sobre as observações realizadas em momentos de manipulação de objetos, alimentos e materiais para identificar quantidades e transformações.
  • Observar as transformações produzidas nos alimentos durante o cozimento, fazendo registros espontâneos e convencionais.
  • Conhecer os estados físicos da água e registrar suas transformações em diferentes contextos.
  • Manipular tintas de diferentes cores e misturá-las identificando as cores que surgem, e registrando as constatações.
  • Reconhecer pontos de referência de acordo com as noções de proximidade, interioridade, lateralidade e direcionalidade comunicando-se oralmente e representando com desenhos ou outras composições, a sua posição, a posição de pessoas e objetos no espaço.
  • Explorar instrumentos não convencionais (sacos com alimentos, saco de areia, garrafas com líquidos e outros) para comparar elementos e estabelecer relações entre leve e pesado.
  • Utilizar instrumentos não convencionais (garrafas, xícaras, copos, colheres e outros) para comparar elementos estabelecendo relações entre cheio e vazio.
  • Reconhecer em atividades de sua rotina os conceitos agora e depois, rápido e devagar, percebendo que a atividade desenvolvida por si e por seus colegas acontecem com um determinado tempo de duração.
  • Observar em atividades da sua rotina a construção da sequência temporal: manhã/tarde, dia/noite, para que possa reconhecer a passagem de tempo.
  • Ajudar na elaboração do calendário de rotinas.
  • Conhecer as características e regularidades do calendário relacionando com a rotina diária e favorecendo a construção de noções temporais.
  • Observar noções de tempo: antes/depois, agora, já, mais tarde, daqui a pouco, hoje/ontem, velho/novo, dia da semana.
  • Explorar os conceitos básicos de valor (barato/caro), reconhecendo o uso desses conceitos nas relações sociais.
  • Vivenciar situações que envolvam noções monetárias (compra e venda).
  • Classificação: tamanho, massa, cor, forma.
  • Oralidade.
  • Semelhanças e diferenças.
  • Autoconfiança.
  • Propriedades e funções dos objetos.
  • Semelhanças e diferenças entre elementos.
  • Classificação e agrupamento dos objetos de acordo com atributos.
  • Tamanho, forma, massa, textura e posição dos objetos.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa capacidade e tempo.
  • Linguagem matemática.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

  • Identificar as características geométricas dos objetos, como formas, bidimensionalidade e tridimensionalidade em situações de brincadeira, exploração e observação de imagens e ambientes e em suas produções artísticas.
  • Agrupar objetos e/ou figuras a partir de observações, manuseios e comparações sobre suas propriedades.
  • Agrupar objetos por cor, tamanho, forma, massa ou outros atributos.
  • Classificar objetos de acordo com semelhanças e diferenças.
  • Organizar materiais e brinquedos em caixas de acordo com critérios definidos.
  • Identificar e verbalizar as semelhanças e diferenças em objetos e figuras.
  • Definir critérios em jogos e brincadeiras, para que outras crianças façam a classificação de objetos.
  • Explorar o espaço por meio da percepção ampliação da coordenação de movimentos desenvolvendo noções de profundidade e analisando objetos, formas e dimensões.
  • Identificar objetos no espaço, fazendo relações e comparações entre eles ao observar suas propriedades de tamanho (grande, pequeno, maior, menor) de peso (leve, pesado) dentre outras características (cor, forma, textura).
  • Explorar objetos pessoais e do meio em que vive conhecendo suas características, propriedades e função social para que possa utilizá-los de forma independente de acordo com suas necessidades.
  • Observar e comparar com seus pares as diferenças entre altura e peso.
  • Tipos de moradia.
  • Diferentes pessoas, espaços, tempos e culturas.
  • História e significado do nome próprio e dos colegas.
  • Família.
  • Diferentes fontes de pesquisa.
  • Fases do desenvolvimento humano.
  • Os objetos, suas características, funções e transformações.
  • Conceitos, formas e estruturas do mundo social e cultural.
  • Noções de Tempo.
  • Linguagem matemática.
  • Recursos culturais e tecnológicos de medida de tempo.
  • Sequência temporal nas narrativas orais e registros gráficos.
  • Narrativa: coerência na fala e sequência de ideias.
  • Vida, família, casa, moradia, bairro, escola.

(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

  • Identificar mudanças ocorridas com o passar do tempo, como, por exemplo, na família e na comunidade, usando palavras ou frases que remetem a mudanças, como “quando eu era bebê”, diferenciando eventos do passado e do presente.
  • Recontar eventos importantes em uma ordem sequencial.
  • Conhecer celebrações e festas tradicionais da sua comunidade.
  • Valorizar as formas de vida de outras crianças ou adultos, identificando costumes, tradições e acontecimentos significativos do passado e do presente.
  • Relatar fatos de seu nascimento e desenvolvimento com apoio de fotos ou outros recursos.
  • Descrever aspectos da sua vida, família, casa, moradia, bairro.
  • Pesquisar sobre os diferentes tipos de moradia.
  • Identificar e apresentar objetos de família a outras crianças.
  • Participar de rodas de conversa falando de suas rotinas.
  • Entrevistar familiares para descobrir aspectos importantes de sua vida: Onde nasceu? Em que hospital? Como foi? Quanto pesava? Quanto media? Foi amamentado? dentre outras informações.
  • Construir sua linha do tempo com auxílio da família ou do(a) professor(a), utilizando fotos.
  • Identificar quem escolheu o seu nome e de outras crianças.
  • Compreender o significado de seu nome e relatar para outras crianças.
  • Reconhecer as características do meio social no qual se insere, reconhecendo os papéis desempenhados pela família e escola.
  • Manipulação, exploração, comparação e agrupamento de objetos.
  • Contagem oral.
  • Sequenciação de objetos e fatos de acordo com critérios.
  • Sistema de numeração decimal.
  • Identificação e utilização dos números no contexto social.
  • Lugar e regularidade do número natural na sequência numérica.
  • Linguagem matemática.
  • Noções básicas de quantidade: muito, pouco, mais, menos, bastante, nenhum.
  • Noções básicas de divisão.
  • Relação número/quantidade
  • Tratamento da informação.
  • Representação de quantidades.
  • Noções de cálculo mental e contagem como recurso para resolver problemas.
  • Comparação de quantidades utilizando contagem, notação numérica em registros convencionais e não convencionais.
  • Correspondência termo a termo.
  • Noção de tempo.

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

  • Perceber quantidades nas situações rotineiras.
  • Comunicar oralmente suas ideias, suas hipóteses e estratégias utilizadas em contextos de resolução de problemas matemáticos.
  • Ler e nomear alguns números, usando a linguagem matemática para construir relações, realizar descobertas e enriquecer a comunicação em momentos de brincadeiras, em atividades individuais, de grandes ou pequenos grupos.
  • Realizar contagem em situações cotidianas: quantidade de meninas e meninos da turma, de objetos variados, de mochilas, de bonecas e outras.
  • Contar objetos, brinquedos e alimentos e dividir entre as crianças.
  • Representar numericamente as quantidades identificadas em diferentes situações estabelecendo a relação entre número e quantidade.
  • Utilizar a contagem oral nas diferentes situações do cotidiano por meio de manipulação de objetos e atividades lúdicas como parlendas, músicas e adivinhas, desenvolvendo o reconhecimento de quantidades.
  • Representar e comparar quantidades em contextos diversos (desenhos, objetos, brincadeiras, jogos e outros) de forma convencional ou não convencional, ampliando progressivamente a capacidade de estabelecer correspondência entre elas.
  • Realizar agrupamentos utilizando como critérios a quantidade possibilitando diferentes possibilidades de contagem.
  • Identificar a função social do número em diferentes contextos (como quadro de aniversários, calendário, painel de massas e medidas, número de roupa) reconhecendo a sua utilidade no cotidiano.
  • Compreender situações que envolvam as ideias de divisão (ideia de repartir) com base em materiais concretos, ilustrações, jogos e brincadeiras para o reconhecimento dessas ações em seu cotidiano.
  • Elaborar e resolver problemas que envolvam as ideias de adição e subtração com base em materiais manipuláveis, registros espontâneos e/ou convencionais jogos e brincadeiras para reconhecimento dessas situações em seu dia a dia.
  • Ter contato e utilizar de noções básicas de quantidade: muito/pouco, mais/menos, um/nenhum/muito.
  • Reconhecer posições de ordem linear como “estar entre dois”, direita/esquerda, frente/atrás.
  • Estabelecer a relação de correspondência (termo a termo) a quantidade de objetos de dois conjuntos;
  • Identificar o que vem antes e depois em uma sequência de objetos, dias da semana, rotina diária e outras situações significativas.
  • Identificar a sequência numérica até 9 ampliando essa possibilidade.
  • Comparar quantidades por estimativa ou correspondência biunívoca.
  • Contar até 10, estabelecendo relação número e quantidade e ampliando essa possibilidade.
  • Participar de situações em que seja estimulada a realizar o cálculo mental através de situações simples de soma e subtração.
  • Contagem oral.
  • Números e quantidades.
  • Linguagem matemática.
  • Identificação e utilização dos números no contexto social.
  • Representação de quantidades.
  • Tratamento da informação.
  • Sistema de numeração decimal.
  • Representação gráfica numérica.
  • Representação de quantidades de forma convencional ou não convencional.
  • Agrupamento de quantidades.
  • Comparação entre quantidades: mais, menos, igual.
  • Identificação e utilização dos gráficos no contexto social.
  • Registros gráficos.
  • Leitura e construção de gráficos.

(EI03ET08) Expressar medidas (massa, altura etc.), construindo gráficos básicos.

  • Usar unidades de medidas convencionais ou não em situações nas quais necessitem comparar distâncias ou tamanhos.
  • Medir comprimentos utilizando passos e pés em diferentes situações (jogos e brincadeiras).
  • Utilizar a justaposição de objetos, fazendo comparações para realizar medições.
  • Usar gráficos simples para comparar quantidades.
  • Participar de situações de resolução de problemas envolvendo medidas.
  • Representar quantidades (quantidade de meninas, meninos, objetos, brinquedos, bolas e outros) por meio de desenhos e registros gráficos (riscos, bolinhas, numerais e outros).
  • Comparar quantidades identificando se há mais, menos ou a quantidade é igual.
  • Realizar contagem oral por meio de diversas situações do dia a dia, brincadeiras e músicas que as envolvam.
  • Construir gráficos a partir dos registros de medições de altura, massa e registros de quantidades.
  • Ler gráficos coletivamente.
  • Comparar informações apresentadas em gráficos.
  • Compreender a utilização social dos gráficos e tabelas por meio da elaboração, leitura e interpretação desses instrumentos como forma de representar dados obtidos em situações de contexto da criança.
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