SUMÁRIO

3.5.4. Crianças bem pequenas (3 anos)

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O EU, O OUTRO E O NÓS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; [...]
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade; [...]
XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;

XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

 

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Respeito à individualidade e à diversidade de todos.
  • Profissionais da instituição.
  • Família.

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

  • Interagir por meio de diferentes linguagens com professores(as) e crianças, estabelecendo vínculos afetivos.
  • Vivenciar experiências com outras turmas em espaços internos e externos.
  • Compartilhar brinquedos, objetos e alimentos.
  • Conhecer e reconhecer pessoas da família e de sua convivência.
  • Reconhecer, nomear e cuidar de seus pertences e dos colegas.
  • Perceber as consequências de suas ações com o outro em situações de amizade e conflito.
  • Perceber quando suas ações podem gerar conflitos ou afinidades.
  • Vivenciar dinâmica de troca de afeto como, abraçar e fazer carinho para criar vínculos afetivos.
  • Começar a considerar o ponto de vista do outro ao esperar sua vez para brincar com determinado objeto.
  • Autoconhecimento.
  • Próprio corpo e suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • Estratégias para resolver problemas.
  • Comunicação.
  • Autonomia.
  • Respeito à individualidade e diversidade.
  • Valores e hábitos da vida em sociedade.

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

  • Reconhecer sua imagem corporal no espelho ou em fotos.
  • Brincar com seu corpo por meio de gestos e movimentos.
  • Apontar partes do seu corpo e mostrar a correspondência destas em seus colegas.
  • Perceber características e possibilidades corporais na conquista de objetivos simples.
  • Cuidar da imagem de si mesmo por meio da sua apresentação pessoal e zelo com os seus pertences.
  • Expressar suas emoções e sentimentos de modo que seus hábitos, ritmos e preferências individuais sejam respeitadas no grupo em que convive.
  • Realizar escolhas manifestando interesse e curiosidade.
  • Enfrentar desafios em brincadeiras e jogos para desenvolver confiança em si próprio.
  • Realizar atividades que exijam autonomia como entregar objetos ou materiais aos colegas quando solicitada.
  • Reconhecer sua identidade, seu nome, suas histórias e características.
  • Solicitar ajuda quando está em dificuldade e auxiliar o colega quando este necessita.
  • Patrimônio material e imaterial.
  • Atributos físicos e função social dos objetos.
  • Convívio e interação social.
  • Normas de convivência.
  • Localização do corpo no espaço.
  • Organização do espaço escolar.
  • Meios de transporte.

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

  • Compartilhar brinquedos em suas atividades de explorações, investigações ou de faz de conta.
  • Participar de situações de interações e brincadeiras agindo de forma solidária e colaborativa.
  • Buscar colegas para iniciar uma brincadeira.
  • Manter interações que gradativamente tenham uma maior duração, uma maior intenção de continuidade e uma maior complexidade de relações nas suas brincadeiras e jogos de exploração.
  • Brincar coletivamente em diversos espaços.
  • Organizar e utilizar diferentes espaços da instituição.
  • Compartilhar objetos e espaços com crianças e adultos manifestando curiosidade e autonomia.
  • Compartilhar instrumentos e objetos de nossa cultura como: óculos, chapéus, pentes, escovas, telefones, caixas, panelas, instrumentos musicais, livros, rádios, gravadores, máquinas de calcular, vestimentas e outros para conhecimento de suas funções sociais.
  • Participar progressivamente de brincadeiras coletivas assumindo papéis e compartilhando objetos.
  • Respeitar as regras dos diferentes espaços da escola.
  • Conhecer e reconhecer diferentes meios de transportes e suas características.
  • Comunicação verbal e expressão de sentimentos.
  • Sensações, emoções e percepções;
  • Linguagem oral e corporal.
  • Nome próprio e do outro.
  • Imitação como forma de expressão.
  • Vocabulário.

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

  • Participar de situações de brincadeira buscando compartilhar enredos e cenários.
  • Usar expressões faciais para apoiar seus relatos de situações vividas ou sua opinião diante dos questionamentos sobre uma história.
  • Expressar e nomear sensações, sentimentos, desejos e ideias que vivencia e observa no outro por meio de diferentes linguagens.
  • Expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio da dança, da música ou da arte.
  • Relatar acontecimentos que vivencia, que ouve e que vê.
  • Descrever situações ou fatos vividos utilizando palavras novas e frases cada vez mais complexas.
  • Reconhecer na oralidade o próprio nome e dos colegas em diferentes situações.
  • Transmitir recados a colegas e profissionais da instituição para desenvolver a oralidade e a organização de ideias.
  • Estabelecer relações com os colegas através da brincadeira, imitação e outras situações.
  • Demonstrar atitude de escuta e/ou atenção visual para compreender o outro.
  • Cooperar com os colegas e adultos.
  • Próprio corpo e do outro.
  • Características físicas: semelhanças e diferenças.
  • Respeito à individualidade e diversidade.
  • Corpo humano.
  • Esquema corporal.

(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

  • Perceber o próprio corpo e o do outro.
  • Perceber suas características físicas observando-se no espelho.
  • Observar e relatar sobre suas características observando-se em fotos e imagens.
  • Reconhecer diferenças e semelhanças das pessoas quanto a: cabelos, pele, olhos, altura, peso e outros.
  • Identificar progressivamente suas características físicas, reconhecendo diferenças e semelhanças entre pares.
  • Reconhecer e representar o próprio corpo e dos demais por meio de registros gráficos e da nomeação das partes.
  • Brincar de faz de conta assumindo diferentes papéis e imitando ações e comportamentos de seus colegas, expandindo suas formas de expressão e representação.
  • Relacionar-se com outras crianças respeitando suas formas diferentes de agir.
  • Normas de convívio social.
  • Regras de jogos e brincadeiras.

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

  • Participar de brincadeiras que estimulem a relação entre o adulto/criança e criança/criança.
  • Construir, vivenciar e respeitar normas e combinados de convívio social em brincadeiras e jogos e na organização e utilização de espaços da instituição.
  • Começar a seguir, de forma gradativa, regras simples de convívio em momentos de alimentação, cuidado com a saúde e brincadeiras.
  • Desenvolver a capacidade de conviver em grupo.
  • Participar de diferentes manifestações culturais de seu grupo, como festas de aniversários, ritos ou outras festas tradicionais, respeitando e valorizando ações e comportamentos típicos.
  • Participar de eventos tradicionais de seu território.
  • Reconhecimento e respeito às diferenças.
  • Procedimentos dialógicos para a resolução de conflitos.

(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

  • Resolver os conflitos relacionais com o(a) professor(a) em situações de brincadeiras.
  • Reconhecer o(a) professor(a) como apoio para ajudar a resolver conflitos nas brincadeiras e interações com outras crianças.
  • Controlar suas emoções em situações de conflitos, como, por exemplo, aceitar ajuda e conseguir acalmar-se com o apoio do(a) professor(a) ao vivenciar um conflito relacional.
  • Usar o diálogo para resolver conflitos reconhecendo as diferentes opiniões e aprendendo a respeitá-las.
  • Realizar a escuta do outro.
  • Saber desculpar-se quando sua atitude desrespeitar o outro.
  • Cooperar, compartilhar, dar e receber auxílio quando necessário.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar; [...]
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Manifestações culturais.
  • Coordenação motora ampla: equilíbrio, destreza e postura corporal.
  • Orientação espacial.
  • Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
  • O corpo do outro.
  • Esquema corporal
  • Materiais de higiene, procedimentos e cuidados consigo mesmo.
  • Órgãos dos sentidos.

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

  • Explorar o próprio corpo na perspectiva de conhecê-lo.
  • Vivenciar brincadeiras de esquema corporal e expressão utilizando as diferentes linguagens.
  • Imitar gestos e movimentos típicos dos profissionais da escola e de sua comunidade próxima.
  • Vivenciar, explorar e valorizar a escuta de diferentes estilos de música, dança e outras expressões da cultura corporal.
  • Participar de brincadeiras com cantigas, rimas, lendas, parlendas ou outras situações que envolvam movimentos corporais.
  • Cantar canções imitando os gestos ou seguir ritmos diferentes de músicas com movimentos corporais.
  • Criar novos movimentos e gestos a partir de apresentações artísticas.
  • Conhecer os objetos, materiais, expressões culturais corporais, danças, músicas e brincadeiras que são típicas de sua região, de sua cultura.
  • Imitar movimentos fazendo relações entre a situação vivida e o enredo, cenários e personagens em situação de faz de conta.
  • Identificar partes do corpo na perspectiva de conhecê-lo.
  • Brincar nos espaços externos e internos com obstáculos que permitem empurrar, rodopiar, balançar, escorregar, equilibrar-se, arrastar, engatinhar, levantar, subir, descer, passar por dentro, por baixo, saltar, rolar, virar cambalhotas, perseguir, procurar, pegar, etc., vivenciando limites e possibilidades corporais.
  • Conversar com professores(as) e outras crianças sobre o cuidado e a atenção no uso dos diferentes espaços da escola.
  • Apropriar-se de movimentos para o cuidado de si: pentear-se, lavar as mãos, usar talheres e outros utensílios percebendo suas funções sociais.
  • O corpo e o espaço.
  • Esquema Corporal.
  • Motricidade: equilíbrio, destreza e postura corporal.
  • Linguagem oral.
  • Jogos expressivos de linguagem corporal.
  • Noções espaciais: dentro, fora, perto, longe, embaixo, em cima, de um lado, do outro, esquerda, direita, frente, atrás etc.
  • Orientação espacial.

(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

  • Explorar o espaço ao seu redor fazendo movimentos como saltar, correr, arrastar-se e outros.
  • Localizar um brinquedo e buscá-lo.
  • Brincar com os colegas de esconder e achar brinquedos e objetos no espaço.
  • Experimentar novas explorações a partir de diferentes perspectivas: olhando pela janela, em cima da mesa ou do escorregador do parque etc.
  • Observar e imitar seus colegas nas diferentes formas de exploração do espaço.
  • Reconhecer o local onde se encontram seus pertences pessoais.
  • Percorrer trajetos inventados espontaneamente ou propostos: circuitos desenhados no chão, feitos com corda, elásticos, tecidos, mobília e outros limitadores e obstáculos para subir, descer, passar por baixo, por cima, por dentro, por fora, na frente, atrás, contornar e outros.
  • Participar de situações que envolvam comandos: dentro, fora, perto, longe, em cima, embaixo, ao lado, à frente, atrás, no alto, embaixo.
  • Participar de situações identificando a localização de objetos: à frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc.
  • Chutar, pegar, mover e transportar objetos orientando-se por noções espaciais.
  • Participar de jogos de montar, empilhar e encaixar, realizando construções cada vez mais complexas e orientando-se por noções espaciais.
  • O corpo e seus movimentos.
  • Esquema corporal.
  • Dança.
  • Imitação como forma de expressão.
  • Motricidade: equilíbrio, destreza e postura corporal.

(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

  • Explorar o espaço ao seu redor fazendo movimentos como: correr, lançar, galopar, pendurar-se, pular, saltar, rolar, arremessar, engatinhar e dançar livremente ou de acordo com comandos dados em brincadeiras e jogos.
  • Deslocar-se em ambientes livres ou passando por obstáculos que permitam pular, engatinhar, correr, levantar, subir, descer, dentre outras possibilidades.
  • Deslocar-se de diferentes modos: andando de frente, de costas, correndo, agachando, rolando, saltando, rastejando e etc.
  • Realizar atividades corporais e vencer desafios.
  • Descobrir diferentes possibilidades de exploração de um mesmo espaço e compartilhar com os colegas.
  • Explorar espaços maiores, com mais desafios, variando os movimentos e mostrando maior domínio sobre eles.
  • Deslocar-se de acordo com ritmos musicais: rápido ou lento.
  • Dançar, executando movimentos variados.
  • Vivenciar jogos de imitação e mímica.
  • Vivenciar brincadeiras e jogos corporais como, roda, amarelinha e outros.
  • Descrever seus movimentos enquanto os realiza
  • Práticas sociais relativas à higiene.
  • Autocuidado e autonomia.
  • Materiais de uso pessoal.
  • Hábitos alimentares, de higiene e descanso.
  • Cuidados com a saúde.
  • Órgãos dos sentidos.

(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

  • Cuidar progressivamente do próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
  • Participar de momentos como: limpar-se, lavar as mãos, vestir-se e alimentar-se com crescente independência.
  • Participar dos cuidados básicos ouvindo as ações realizadas.
  • Conhecer o material de uso pessoal.
  • Alimentar-se com crescente autonomia, manuseando os alimentos.
  • Vivenciar práticas que desenvolvam bons hábitos alimentares: consumo de frutas, legumes, saladas e outros.
  • Perceber e oralizar as necessidades do próprio corpo: fome, frio, calor, sono, sede e outras necessidades fisiológicas.
  • Motricidade e habilidade manual.
  • Elementos dos meios natural e cultural.
  • Materiais e tecnologias para a produção da escrita.
  • Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear.
  • Os objetos, suas características, propriedades e funções.
  • Representação gráfica e plástica.

(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

  • Conhecer e explorar novos objetos e seus usos ou funções.
  • Coordenar o movimento das mãos para segurar o giz de cera, canetas, lápis e fazer suas marcas gráficas.
  • Adaptar a forma como segura instrumentos gráficos: pincel grosso, fino, pincel de rolinho, giz de cera, giz pastel e outros para conseguir diferentes marcas gráficas.
  • Manusear diferentes riscadores naturais e industrializados em suportes e planos variados para perceber suas diferenças.
  • Explorar o uso de tesouras.
  • Mudar a página do livro ou explorar materiais de construção e brinquedos de encaixe de diferentes tamanhos e formatos.
  • Pintar, desenhar, rabiscar, folhear e recortar utilizando diferentes recursos e suportes.
  • Construir jogos de montar, empilhar e encaixar.
  • Participar de situações que envolvam o rasgar, o enrolar e o amassar.
  • Virar páginas de livros, revistas, jornais etc. com crescente habilidade.
  • Manipular e modelar materiais e elementos de diferentes formas: massinha, argila, papel alumínio e outros.
  • Executar habilidades manuais utilizando recursos variados: linha, lã, canudinho, argolas e outros.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Percepção e produção sonora.
  • Audição e percepção musical.
  • Execução musical (imitação).
  • Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
  • Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Melodia e ritmo.
  • Diferentes instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Canto.
  • Música e dança.

(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

  • Brincar com materiais, objetos e instrumentos musicais.
  • Perceber e criar sons com o próprio corpo e na manipulação de objetos.
  • Ouvir e produzir sons com materiais, objetos e instrumentos musicais.
  • Perceber e reconhecer os sons da natureza e elementos naturais que podem produzir sons.
  • Explorar os sons produzidos pelo corpo, por objetos, por elementos da natureza e instrumentos, percebendo os parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Produzir sons com materiais alternativos: garrafas, caixas, pedras, madeiras, latas e outros.
  • Reconhecer e diferenciar sons dos objetos sonoros e dos instrumentos musicais.
  • Explorar possibilidades vocais a fim de perceber diferentes sons.
  • Explorar novos materiais buscando diferentes sons para acompanhar canções que lhes são familiares.
  • Imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
  • Conhecer instrumentos musicais, objetos ou canções que são típicos da cultura local e regional.
  • Reconhecer as partes do corpo nomeando-as e realizar registros gráficos do próprio corpo e dos demais.
  • Ouvir e conhecer produções artísticas de diferentes culturas.
  • Explorar diversos objetos e materiais sonoros, compreendendo que os mesmos produzem sons, sentindo a vibração de cada material.
  • Suportes, materiais, instrumentos e técnicas das Artes Visuais e seus usos.
  • Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, espaços, formas etc.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Propriedades dos objetos:formas e tridimensionalidade.
  • Estratégias de apreciação estética.
  • Obras de Arte.
  • Produção de objetos tridimensionais.
  • Classificação.

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

  • Manipular diversos materiais das Artes Visuais e plásticas explorando os cinco sentidos.
  • Manipular materiais de diferentes texturas: lisas, ásperas, macias e outras.
  • Observar e manipular objetos e identificar características variadas como: cor, textura, tamanho, forma, odor, temperatura, utilidade, entre outros classificando-os.
  • Explorar formas variadas dos objetos para perceber as características das mesmas.
  • Conhecer objetos e materiais que são típicos da região, comunidade ou cultura local.
  • Experimentar diversas possibilidades de representação visual bidimensionais e tridimensionais.
  • Experimentar possibilidades de representação visual tridimensional, utilizando materiais diversos: caixas, embalagens, tecidos, tampinhas, massa de modelar, argila e outros.
  • Criar produtos com massa de modelar ou argila a partir de seu próprio repertório, explorando diferentes elementos, como: forma, volume, textura etc.
  • Explorar e aprofundar suas descobertas em relação a procedimentos necessários para modelar e suas diferentes possibilidades de manuseio a partir de sua intencionalidade.
  • Experimentar e explorar superfícies tridimensionais com texturas diversas: pedrinhas, sementes, algodão, argila e outros.
  • Cuidar e apreciar a sua própria produção e dos colegas.
  • Manipular jogos de encaixe e de construção, explorando cores, formas e texturas, planos e volumes.
  • Apreciar e oralizar sobre diferentes obras de arte tridimensionais.
  • Linguagens musical, corporal e dramática.
  • Estilos musicais diversos.
  • Sons do corpo, dos objetos e da natureza.
  • Ritmos.
  • Músicas e danças.
  • Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Recursos tecnológicos e midiáticos que produzem e reproduzem músicas.
  • Diversidade musical de várias culturas locais, regionais e globais.
  • Parâmetros do som: altura, intensidade, duração e timbre.
  • Paisagem sonora: sons naturais, humanos, industriais ou tecnológicos.
  • Apreciação e produção sonora.
  • Canto.
  • Manifestações folclóricas.
  • Melodias diversas.
  • Rima.

(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

  • Ouvir a própria voz ou de pessoas conhecida em gravações.
  • Explorar e reconhecer sons familiares.
  • Escutar e perceber sons do entorno e estar atento ao silêncio.
  • Explorar e identificar possibilidades sonoras de objetos de seu cotidiano ou de instrumentos musicais.
  • Manipular e perceber os sons de instrumentos sonoros diversos identificando-os pela escuta.
  • Ouvir e explorar instrumentos musicais convencionais e não convencionais buscando acompanhar ritmos variados.
  • Perceber sons graves e agudos, curtos e longos produzidos pelo corpo, objetos e instrumentos musicais.
  • Perceber o som de diferentes fontes sonoras presentes no dia a dia: buzina, despertador, toque do telefone, sino, apito dentre outros.
  • Reproduzir sons ou canções conhecidas e usar em suas brincadeiras.
  • Escutar canções e participar de brincadeiras cantadas apresentadas pelos professores(as) ou seus colegas.
  • Conhecer objetos, canções, instrumentos ou manifestações culturais que são típicas de sua cultura, região ou de outras culturas.
  • Participar, reconhecer e cantar cantigas de roda.
  • Participar de brincadeiras cantadas do folclore brasileiro.
  • Participar de situações que desenvolvam a percepção das rimas durante a escuta de músicas.
  • Vivenciar jogos e brincadeiras que envolvam música.
  • Ouvir e cantar músicas de diferentes ritmos e melodias e de diferentes culturas.
  • Perceber diferentes estilos musicais.
  • Dar sequência à música quando a mesma for interrompida.
  • Escutar e perceber músicas de diversos estilos musicais, por meio da audição de CDs, DVDs, rádio, MP3, computador ou por meio de intérpretes da comunidade.
  • Conhecer fontes sonoras antigas como: som de vitrola, fita cassete e outros.
  • Participar e apreciar apresentações musicais de outras crianças /ou de grupos musicais como orquestras, corais, bandas etc.
  • Explorar as possibilidades vocais ao cantar.
  • Ouvir poemas, parlendas, trava-línguas e outros gêneros textuais.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
[...] II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; [...]
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; [...]

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • A língua portuguesa falada, suas diversas funções e usos sociais.
  • Palavras e expressões da língua.
  • Identificação nominal.
  • Expressão corporal.
  • Oralidade e escuta.
  • Vocabulário
  • Organização da narrativa considerando tempo e espaço.
  • Identificação e nomeação de elementos.
  • Expressões de cortesia.

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

  • Expressar ideias e sentimentos respondendo e formulando perguntas, comunicando suas experiências, descrevendo lugares, pessoas e objetos com mediação para a organização do pensamento.
  • Participar de variadas situações de comunicação utilizando diversas linguagens.
  • Oralizar sobre suas atividades na instituição.
  • Nomear objetos, pessoas, fotografias, gravuras.
  • Combinar palavras para se expressar usando verbos e adjetivos.
  • Interagir com outras pessoas por meio de situações comunicativas mediadas pelo(a) professor(a).
  • Produzir cartas aos seus colegas e familiares à sua maneira.
  • Interagir com outras crianças fazendo uso da linguagem oral e tentando se fazer entender.
  • Ampliar o vocabulário utilizado para se expressar.
  • Ampliar seu vocabulário por meio de músicas, narrativas, poemas, histórias, contos, parlendas, conversas e brincadeiras para desenvolver sua capacidade de comunicação.
  • Levantar hipóteses sobre situações de aprendizagem oralizando ideias e opiniões.
  • Expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio de diferentes linguagens como: a dança, o desenho, a mímica, a música, a linguagem oral e a escrita.
  • Compreender o uso social da linguagem oral e escrita como meio de comunicação e diálogo.
  • Falar e escutar atentamente em situações do dia a dia para interagir socialmente.
  • Utilizar expressões de cortesia: cumprimentar, agradecer, despedir-se e outros.
  • Patrimônio cultural, literário e musical.
  • Linguagem oral.
  • Gêneros textuais.
  • Rimas e aliterações
  • Sons da língua e sonoridade das palavras.
  • Sons dos elementos naturais e culturais.
  • Ritmo.
  • Consciência fonológica.

(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

  • Identificar sons da natureza e de objetos da cultura humana.
  • Confeccionar brinquedos a partir de materiais recicláveis para trabalhar sons e ritmos.
  • Utilizar materiais estruturados e não estruturados para criar sons rítmicos ou não.
  • Participar de situações que envolvam cantigas de roda e textos poéticos.
  • Recitar poesias e parlendas criando diferentes entonações e ritmos.
  • Participar da criação de músicas ou poemas.
  • Participar de jogos e brincadeiras de linguagem que exploram a sonoridade das palavras (sons, rimas, sílabas, aliterações).
  • Explorar e brincar com a linguagem criando sons e reconhecendo rimas e aliterações.
  • Participar de brincadeiras que desenvolvam a consciência fonológica.
  • Conhecer textos poéticos típicos da sua cultura.
  • Declamar textos poéticos conhecidos nas brincadeiras como corre-cotia, pula corda etc.
  • Explorar diversos objetos e materiais sonoros compreendendo que os mesmos produzem sons, sentindo a vibração de cada material.
  • Escrita e ilustração.
  • Direção de leitura: de cima para baixo, da esquerda para a direita.
  • Patrimônio cultural e literário.
  • Escuta, observação e respeito à fala do outro.
  • Sensibilidade estética em relação aos textos literários.
  • Aspectos gráficos da escrita.
  • Vocabulário.
  • Gêneros textuais.
  • Portadores textuais, seus usos e funções.
  • Linguagem escrita.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Interpretação e compreensão de textos.

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

  • Ouvir, visualizar e apreciar histórias e outros textos literários: poemas, parlendas, contos, cordel, lendas, fábulas, músicas etc.
  • Identificar a história pela capa do livro.
  • Manusear diferentes portadores textuais e ouvir sobre seus usos sociais.
  • Observar ilustrações dos livros buscando identificar sua relação com o texto lido.
  • Reconhecer as ilustrações/ figuras de um livro.
  • Perceber que imagens e palavras representam ideias
  • Diferenciar desenho de letra/escrita.
  • Participar de jogos que relacionem imagem e palavras.
  • Fazer uso de diferentes técnicas, materiais e recursos gráficos para produzir ilustrações.
  • Presenciar e participar de situações significativas de leitura e escrita.
  • Perceber características da língua escrita: orientação e direção da escrita.
  • Ouvir e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
  • Participar de momentos em que o(a) professor(a) realiza leitura apontada.
  • Vivenciar situações de leitura e escrita tendo o(a) professor(a) como escriba de listas, bilhetes, recados, convites, cantigas, receitas e histórias para compreender a função social das mesmas.
  • Interpretação e compreensão de textos.
  • Linguagem oral.
  • A língua portuguesa falada, suas diversas funções e usos sociais.
  • Gêneros discursivos orais, suas diferentes estruturas e tramas.
  • Fatos da história narrada.
  • Características gráficas: personagens e cenários.
  • Vocabulário.

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

  • Reconhecer cenários de diferentes histórias.
  • Identificar personagens e/ou cenários e descrever suas características.
  • Identificar características dos personagens das histórias para incrementar cenários e adereços em suas brincadeiras de faz de conta.
  • Identificar os personagens principais das histórias, nomeando-os.
  • Responder a questionamentos sobre as histórias narradas.
  • Formular hipóteses e perguntas sobre fatos da história narrada, personagens e cenários.
  • Brincar de imitar personagens das histórias ouvidas.
  • Oralizar sobre fatos e acontecimentos da história ouvida.
  • Ordenar partes do texto segundo a sequência da história apoiado por ilustrações.
  • Ouvir e participar de narrativas compreendendo o significado de novas palavras e ampliando o seu vocabulário.
  • Vivências culturais:histórias, filmes e peças teatrais.
  • Expressividade pela linguagem oral e gestual.
  • A língua portuguesa falada, suas diversas funções e usos sociais.
  • Palavras e expressões da língua e sua pronúncia.
  • Vocabulário.
  • Relação entre imagem ou tema e narrativa.
  • Organização da narrativa considerando tempo e espaço.

(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

  • Expressar-se verbalmente em conversas, narrações e brincadeiras, ampliando seu vocabulário e fazendo uso de estruturas orais que aprimorem suas competências comunicativas.
  • Participar de situações de conversas em grandes e pequenos grupos ou duplas, relatando suas experiências pessoais e escutando os relatos dos colegas.
  • Recontar histórias ouvidas, filmes e/ou peças de teatro identificando seus personagens e elementos.
  • Assistir a filmes, peças teatrais e ouvir histórias compreendendo as mensagens principais.
  • Compreender o conteúdo e o propósito de diferentes mensagens em diversos contextos.
  • Relatar acontecimentos vividos para outras crianças ou familiares para ampliar sua capacidade de oralidade.
  • Pedir e atender pedidos, dar e ouvir recados.
  • Criação e reconto de histórias.
  • A língua portuguesa falada, suas diversas funções e usos sociais.
  • Relação entre imagem e narrativa.
  • Repertório de textos orais que constituem o patrimônio cultural literário.
  • Linguagem oral.
  • Vocabulário.

(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

  • Participar de situações em que é convidado a contar ou criar histórias com ou sem o apoio de imagens, fotos ou temas disparadores.
  • Ouvir e nomear objetos, pessoas, personagens, fotografias e gravuras para ampliar seu vocabulário.
  • Oralizar contextos e histórias, a seu modo.
  • Recontar histórias ao brincar de faz de conta.
  • Relacionar diferentes histórias conhecidas.
  • Simular leituras por meio de brincadeiras de faz de conta.
  • Ditar histórias criadas ou memorizadas ao(à) professor(a).
  • Narrar situações do dia a dia no sentido de manifestar experiências vividas e ouvidas.
  • Usos e funções da escrita.
  • Gêneros e suportes de textos.
  • Apreciação de gêneros textuais.

(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.

  • Manusear e explorar diferentes portadores textuais como: livros, revistas, jornais, cartazes, listas telefônicas, cadernos de receitas, bulas e outros.
  • Conhecer portadores textuais buscando usá-los segundo suas funções sociais.
  • Manusear diferentes portadores textuais tendo os adultos como referência.
  • Conversar com outras pessoas e familiares sobre o uso social de diferentes portadores textuais.
  • Folhear livros contando suas histórias para seus colegas.
  • Escrever cartas aos seus colegas ou familiares fazendo uso da escrita espontânea.
  • Gêneros textuais, seus autores, características e suportes.
  • Sensibilidade estética em relação aos textos.

(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

  • Ouvir e apreciar histórias e outros gêneros textuais como poemas, contos, literatura popular, lendas, fábulas, parlendas e músicas percebendo suas funções.
  • Apreciar e participar de momentos de contação de histórias realizados de diferentes maneiras.
  • Participar de situações de exploração de portadores de diferentes gêneros textuais em brincadeiras ou atividades de pequenos grupos.
  • Identificar suportes e gêneros textuais que sejam típicos de sua cultura.
  • Manusear diversos suportes textuais percebendo as diferenças entre eles.
  • Explorar o jornal como fonte de informação.
  • Participar de atividades de culinária fazendo uso de cadernos/livros de receitas.
  • Ouvir histórias contadas por outras pessoas dentro da instituição: avós, irmãos, pais e outros.
  • Ouvir histórias em outros espaços próximos à instituição: praças, bibliotecas, escolas e outros.
  • Brincar recitando parlendas.
  • Escolher livros de literatura e “lê-los” à sua maneira.
  • Marcas gráficas: desenhos, letras, números.
  • Sistema alfabético de representação da escrita e mecanismos de escrita.
  • Escrita do nome.
  • Produção gráfica.
  • Sensibilização para a escrita.
  • Materiais e tecnologias variadas para a produção da escrita: lápis, caneta, giz, computador e seus diferentes usos.
  • Apreciação gráfica.
  • Suportes de escrita.

(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

  • Rabiscar, pintar, desenhar, modelar, colar à sua maneira, dando significado às suas ideias, aos pensamentos e sensações.
  • Expressar-se utilizando diversos suportes, materiais, instrumentos e técnicas.
  • Produzir marcas gráficas com diferentes suportes de escrita (lápis, pincel, giz) e elementos da natureza (graveto, carvão, pedra etc.).
  • Utilizar diversos suportes de escrita para desenhar e escrever espontaneamente: cartolina, sulfite, draft, livros, revistas e outros.
  • Conceber seus desenhos como uma forma de comunicação.
  • Conhecer a escrita do seu nome associando símbolos para identificá-lo em situações diversas, progressivamente.
  • Fazer uso de garatujas com a intenção de uma comunicação escrita.
  • Fazer uso das letras, ainda que de forma não convencional, em seus registros de comunicação.

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais; [...]
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza; [...]
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.

SABERES E CONHECIMENTOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
  • Manipulação, exploração e organização de objetos.
  • Características físicas, utilidades, propriedades, semelhanças e diferenças entre os objetos.
  • Patrimônio material e imaterial.
  • Percepção dos elementos no espaço.
  • Órgãos dos sentidos e sensações.
  • Textura peso, capacidade e tamanho dos objetos.
  • Diferentes pessoas, espaços, tempos e culturas.
  • Organização, comparação, classificação, sequenciação e ordenação de diferentes objetos.
  • Formas geométricas.
  • Propriedades associativas.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa capacidade e tempo.
  • Noção espacial.
  • Contagem.
  • Relação entre número e quantidade.

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

  • Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e possibilidades:morder, chupar, produzir sons, apertar, encher, esvaziar, empilhar, afundar, flutuar, soprar, montar, construir, lançar, jogar etc.
  • Explorar objetos pessoais e do meio em que vive, conhecendo suas características, propriedades e função social para que possa utilizá-los de forma independente de acordo com suas necessidades.
  • Descrever objetos em situações de exploração ou em atividades de trios ou pequenos grupos, apontando suas características, semelhanças e diferenças.
  • Observar e nomear alguns atributos dos objetos que exploram.
  • Observar objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais a fim de perceber características dos mesmos.
  • Manipular objetos e brinquedos explorando características, propriedades e possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar).
  • Manipular, explorar, comparar, organizar, sequenciar e ordenar diversos materiais.
  • Realizar classificação em diferentes situações de acordo com critérios: tamanho, forma, cor, peso e comprimento percebendo semelhanças e diferenças nos objetos.
  • Observar no meio natural e social as formas geométricas, percebendo diferenças e semelhanças entre os objetos no espaço, em situações diversas.
  • Participar de situações que envolvam os sistemas de medida de comprimento, de massa e de capacidade.
  • Participar de situações misturando areia e água, diversas cores de tinta e explorando elementos da natureza como: terra, lama, plantas etc.
  • Relação espaço-temporal.
  • Elementos da natureza.
  • Preservação do meio ambiente.
  • Fenômenos físicos:movimento, inércia, flutuação, equilíbrio, força, magnetismo, atrito.
  • Fenômenos naturais: luz solar, vento, chuva.
  • Sistema Solar.
  • Dia e noite.
  • Luz e sombra.
  • Diferentes fontes de pesquisa.
  • Registros gráficos, orais, plásticos, dramáticos que retratam os conhecimentos.
  • Instrumentos para observação e experimentação.

(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

  • Fazer observações e descobrir diferentes elementos e fenômenos da natureza, como: luz solar, chuva, vento, dunas, lagoas, entre outros.
  • Ter contato com fenômenos naturais por meio de diferentes recursos e experiências.
  • Conhecer fenômenos da natureza.
  • Experimentar sensações físicas táteis sobre os fenômenos da natureza.
  • Realizar investigações de como os fenômenos naturais ocorrem e quais suas consequências.
  • Falar sobre o que está vendo e o que está acontecendo, descrevendo mudanças em objetos, seres vivos e eventos naturais no ambiente.
  • Conhecer fenômenos naturais típicos de sua região e de todo planeta.
  • Observar o céu em diferentes momentos do dia.
  • Perceber os elementos e características do dia e da noite.
  • Observar experimentos e relatar sobre: o vento, a chuva, a luz do sol e outros.
  • Experienciar simulações do dia e da noite com presença e ausência de luz e sol/lua.
  • Participar da construção de maquetes de sistema solar utilizando materiais diversos.
  • Pesquisar sobre diversos fenômenos naturais e físicos.
  • Explorar o efeito da luz por meio da sua presença ou ausência (luz e sombra).
  • Explorar os quatro elementos: terra, fogo, ar e água, de várias formas.
  • Expressar suas observações pela oralidade e outros registros.
  • Fazer registros por meio de desenhos, fotos e relatos.
  • Participar de momentos dentro e fora da sala, em que sinta a presença do vento.
  • Observação e experimentação.
  • Animais no ecossistema:cadeia alimentar.
  • Coleta seletiva do lixo.
  • Plantas, suas características e habitat.
  • Animais, suas características e seus modos de vida.
  • Seres vivos.
  • Preservação do meio ambiente.
  • Alimentação saudável.
  • Transformação da natureza.
  • Elementos da natureza.
  • Doenças transmitidas por animais e formas de prevenção.
  • Diferentes fontes de pesquisa.

(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

  • Participar de experiências coletivas nas quais a curiosidade sobre as plantas e os animais sejam instigadas.
  • Levantar hipóteses e pesquisar sobre o desenvolvimento, características e habitat das plantas e animais.
  • Perceber-se enquanto parte integrante do meio ambiente.
  • Ouvir músicas e histórias que envolvem as temáticas: plantas, animais e meio ambiente.
  • Observar, imitar e nomear particularidades dos animais.
  • Observar animais no ecossistema, modos de vida, cadeia alimentar, características físicas e outras peculiaridades.
  • Vivenciar momentos de cuidado com animais que não oferecem riscos.
  • Participar da construção de aquários, terrário, minhocário e outros espaços para observação, experimentação e cuidados com os animais.
  • Conhecer doenças transmitidas por animais, insetos e formas de prevenção.
  • Ter contato com plantas percebendo suas partes e funções.
  • Participar da construção de hortas, jardins, sementeiras, estufas e outros espaços para observação, experimentação e cuidado com as plantas.
  • Responsabilizar-se pelo cultivo de plantas e por seu cuidado.
  • Participar de situações que envolvam compostagem.
  • Coletar e selecionar o lixo produzido pela sua turma no ambiente para preservar a flora e a vida animal.
  • Participar de situações de cuidado com o meio ambiente, preservação de plantas, cuidado com animais, separação de lixo, economia de água e outros.
  • Participar de visitas a áreas de preservação ambiental.
  • Percepção do entorno.
  • Espaço físico e objetos.
  • Comparação dos elementos no espaço.
  • Noções espaciais de orientação, direção, proximidade, lateralidade, exterior e interior, lugar e distância.
  • Posição dos objetos.
  • Posição corporal.
  • Noção temporal
  • Espaço escolar.

(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

  • Conhecer os diferentes espaços da escola por meio de explorações que promovam a identificação de relações espaciais.
  • Explorar o espaço escolar e do entorno, identificando a localização de seus elementos.
  • Realizar circuitos subindo, descendo, andando para frente e para trás, dentre outros.
  • Encontrar objetos ou brinquedos desejados nas situações de brincadeiras ou a partir de orientações do(a) professor(a) sobre a sua localização.
  • Compreender e realizar comandos: dentro, fora, em cima, embaixo, ao lado, à frente, atrás, etc., identificando essas posições no espaço.
  • Participar de situações diversas dentro e fora da sala que envolvam as noções topológicas.
  • Perceber situações de relação temporal: antes, durante e depois em situações rotineiras: depois do lanche vamos escovar os dentes... durante a brincadeira vamos comer uma fruta… antes de ir ao parque precisamos arrumar a sala.
  • Identificar os momentos da rotina e conversar sobre os acontecimentos do dia utilizando expressões temporais como antes, durante e depois.
  • Conversar sobre os acontecimentos do dia fazendo uso de expressões temporais como antes, durante e depois.
  • Participar de momentos de exploração dos dias da semana com músicas.
  • Propriedades e funções dos objetos.
  • Semelhanças e diferenças entre elementos.
  • Classificação.
  • Tamanho, forma e posição dos objetos.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento e massa.
  • Linguagem matemática.

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

  • Explorar objetos pessoais e do meio em que vive conhecendo suas características, propriedades e função social para que possa utilizá-los de forma independente, de acordo com suas necessidades.
  • Usar seus conhecimentos sobre os atributos de diferentes objetos para selecioná-los segundo suas intenções.
  • Identificar objetos no espaço, fazendo relações e comparações entre eles ao observar suas propriedades de tamanho (grande, pequeno, maior, menor) de peso (leve, pesado) dentre outras características (cor, forma, textura).
  • Explorar e fazer comparações entre diferentes materiais fazendo referência ao tamanho, peso, cor, forma etc.
  • Organizar materiais e brinquedos em caixas de acordo com critérios definidos.
  • Comparar, classificar e organizar os objetos seguindo alguns critérios estabelecidos, como cor, forma, peso, tamanho, material, uso etc.
  • Nomear os atributos dos objetos destacando semelhanças e diferenças.
  • Noções de Tempo.
  • Transformações na natureza:dia e noite.
  • Medidas e grandezas.
  • Medidas padronizadas e não padronizadas de tempo.
  • Linguagem matemática.
  • Recursos culturais e tecnológicos de medida de tempo.
  • Sequência temporal nas narrativas orais e registros gráficos.

(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

  • Brincar no espaço externo explorando diversos movimentos corporais e experimentando diferentes níveis de velocidades.
  • Compreender o agora e o depois nos diferentes momentos do cotidiano de seu grupo.
  • Participar de rodas de conversa relatando sobre suas rotinas.
  • Participar da elaboração de cartazes com a rotina diária da turma.
  • Reconhecer a rotina da sala de aula compreendendo a sequência dos fatos de modo a adquirir maior independência, autonomia e atuar de forma a prever as próximas ações.
  • Relacionar noções de tempo a seus ritmos biológicos para perceber a sequência temporal em sua rotina diária: alimentar-se, brincar, descansar, tomar banho.
  • Compreender o agora e o depois nos diferentes momentos do cotidiano de seu grupo construindo referências para apoiar sua percepção do tempo, por exemplo, ao pegar um livro entende-se que é o momento de escuta de histórias.
  • Utilizar conceitos básicos de tempo em situações do dia a dia: amanhã vamos visitar uma outra turma da escola; vamos andar bem devagar até o pátio; qual história ouvimos ontem? e outras possibilidades que envolvam noções de tempo.
  • Participar de atividades de culinária ou produções artísticas que envolvam: pintura, experiências com argila e outras situações para perceber a importância do tempo para esperar de preparo ou até secagem.
  • Explorar diferentes instrumentos de nossa cultura que usam números, grandezas e medidas de tempo em contextos significativos que permitam pensar e experienciar medidas de tempo como: calendário, relógio, ampulheta e etc.
  • Observar o céu, astros, estrelas e seus movimentos (dia e noite), para perceber a passagem do tempo.
  • Manipulação, exploração e agrupamento de objetos.
  • Contagem oral.
  • Sistema de numeração decimal.
  • Identificação e utilização dos números no contexto social.
  • Sequência numérica.
  • Linguagem matemática.
  • Noções básicas de divisão.
  • Relação número/quantidade.
  • Comparação.

(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

  • Perceber o uso da contagem por meio de diferentes atividades realizadas oralmente pela professora, estabelecendo noções de quantificação.
  • Participar de brincadeiras que envolvam a recitação da sequência numérica por meio de cantigas, rimas, lendas e ou parlendas.
  • Realizar contagem oral em brincadeiras e situações cotidianas como: quantidade de meninos e meninas da turma, quantidade de brinquedos, mochilas, bonecas e outras.
  • Realizar contagem oral durante brincadeiras.
  • Contar objetos, brinquedos e alimentos e dividir entre os colegas.
  • Jogar jogos de percurso simples movendo sua peça conforme a quantidade tirada no dado.
  • Manipular, explorar, organizar brinquedos e outros materiais em agrupamentos.
  • Contagem oral.
  • Números e quantidades.
  • Linguagem matemática.
  • Identificação e utilização dos números no contexto social.
  • Sistema de numeração decimal.
  • Representação gráfica numérica.
  • Representação de quantidades de forma convencional ou não convencional.
  • Agrupamento de quantidades.
  • Comparação entre quantidades: menos, mais, igual.
  • Registros gráficos.

(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

  • Identificar os números e seus usos sociais em situações do dia a dia: a própria idade e as dos colegas, os algarismos presentes nas roupas, calçados, telefones, elevadores, jogos, celulares, livros, revistas e jornais, residências, dentre outras possibilidades e no discurso oral quando este se referir a quantidades.
  • Perceber os números no contexto social escolar.
  • Ter contato com instrumentos da cultura que permitam pensar sobre o número como: calendário, termômetro, relógio, celular.
  • Realizar contagem oral por meio de cantigas e outras atividades lúdicas relacionando às quantidades.
  • Representar, com a mediação do(a) professor(a), quantidades que surgem nas interações e brincadeiras como:número de meninas, meninos, objetos, brinquedos, bolas e outros; por meio de desenhos e registros gráficos (riscos, bolinhas, numerais e outros).
  • Jogar jogos nos quais se precisa contar, ler ou registrar números.
  • Comparar quantidades identificando se há mais, menos ou a quantidade é igual.
  • Participar de jogos que envolvam números como boliche, amarelinha e/ou jogos cantados como parlendas e outros.
  • Registrar números e quantidades por meio de desenhos e outros símbolos.
  • Ler números escritos ou escritos em palavras.
  • Agrupar elementos da mesma natureza em quantidades pré-estabelecidas.
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