CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES |
Artigo 9º DCNEIs - As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que estão previstas nos seguintes incisos:
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais; [...]
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza; [...]
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.
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SABERES E CONHECIMENTOS |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
- Manipulação, exploração e organização de objetos.
- Características físicas, utilidades, propriedades, semelhanças e diferenças entre os objetos.
- Patrimônio material e imaterial.
- Percepção dos elementos no espaço.
- Órgãos dos sentidos e sensações.
- Textura peso, capacidade e tamanho dos objetos.
- Diferentes pessoas, espaços, tempos e culturas.
- Organização, comparação, classificação, sequenciação e ordenação de diferentes objetos.
- Formas geométricas.
- Propriedades associativas.
- Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa capacidade e tempo.
- Noção espacial.
- Contagem.
- Relação entre número e quantidade.
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(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
- Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e possibilidades:morder, chupar, produzir sons, apertar, encher, esvaziar, empilhar, afundar, flutuar, soprar, montar, construir, lançar, jogar etc.
- Explorar objetos pessoais e do meio em que vive, conhecendo suas características, propriedades e função social para que possa utilizá-los de forma independente de acordo com suas necessidades.
- Descrever objetos em situações de exploração ou em atividades de trios ou pequenos grupos, apontando suas características, semelhanças e diferenças.
- Observar e nomear alguns atributos dos objetos que exploram.
- Observar objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais a fim de perceber características dos mesmos.
- Manipular objetos e brinquedos explorando características, propriedades e possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar).
- Manipular, explorar, comparar, organizar, sequenciar e ordenar diversos materiais.
- Realizar classificação em diferentes situações de acordo com critérios: tamanho, forma, cor, peso e comprimento percebendo semelhanças e diferenças nos objetos.
- Observar no meio natural e social as formas geométricas, percebendo diferenças e semelhanças entre os objetos no espaço, em situações diversas.
- Participar de situações que envolvam os sistemas de medida de comprimento, de massa e de capacidade.
- Participar de situações misturando areia e água, diversas cores de tinta e explorando elementos da natureza como: terra, lama, plantas etc.
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- Relação espaço-temporal.
- Elementos da natureza.
- Preservação do meio ambiente.
- Fenômenos físicos:movimento, inércia, flutuação, equilíbrio, força, magnetismo, atrito.
- Fenômenos naturais: luz solar, vento, chuva.
- Sistema Solar.
- Dia e noite.
- Luz e sombra.
- Diferentes fontes de pesquisa.
- Registros gráficos, orais, plásticos, dramáticos que retratam os conhecimentos.
- Instrumentos para observação e experimentação.
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(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
- Fazer observações e descobrir diferentes elementos e fenômenos da natureza, como: luz solar, chuva, vento, dunas, lagoas, entre outros.
- Ter contato com fenômenos naturais por meio de diferentes recursos e experiências.
- Conhecer fenômenos da natureza.
- Experimentar sensações físicas táteis sobre os fenômenos da natureza.
- Realizar investigações de como os fenômenos naturais ocorrem e quais suas consequências.
- Falar sobre o que está vendo e o que está acontecendo, descrevendo mudanças em objetos, seres vivos e eventos naturais no ambiente.
- Conhecer fenômenos naturais típicos de sua região e de todo planeta.
- Observar o céu em diferentes momentos do dia.
- Perceber os elementos e características do dia e da noite.
- Observar experimentos e relatar sobre: o vento, a chuva, a luz do sol e outros.
- Experienciar simulações do dia e da noite com presença e ausência de luz e sol/lua.
- Participar da construção de maquetes de sistema solar utilizando materiais diversos.
- Pesquisar sobre diversos fenômenos naturais e físicos.
- Explorar o efeito da luz por meio da sua presença ou ausência (luz e sombra).
- Explorar os quatro elementos: terra, fogo, ar e água, de várias formas.
- Expressar suas observações pela oralidade e outros registros.
- Fazer registros por meio de desenhos, fotos e relatos.
- Participar de momentos dentro e fora da sala, em que sinta a presença do vento.
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- Observação e experimentação.
- Animais no ecossistema:cadeia alimentar.
- Coleta seletiva do lixo.
- Plantas, suas características e habitat.
- Animais, suas características e seus modos de vida.
- Seres vivos.
- Preservação do meio ambiente.
- Alimentação saudável.
- Transformação da natureza.
- Elementos da natureza.
- Doenças transmitidas por animais e formas de prevenção.
- Diferentes fontes de pesquisa.
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(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
- Participar de experiências coletivas nas quais a curiosidade sobre as plantas e os animais sejam instigadas.
- Levantar hipóteses e pesquisar sobre o desenvolvimento, características e habitat das plantas e animais.
- Perceber-se enquanto parte integrante do meio ambiente.
- Ouvir músicas e histórias que envolvem as temáticas: plantas, animais e meio ambiente.
- Observar, imitar e nomear particularidades dos animais.
- Observar animais no ecossistema, modos de vida, cadeia alimentar, características físicas e outras peculiaridades.
- Vivenciar momentos de cuidado com animais que não oferecem riscos.
- Participar da construção de aquários, terrário, minhocário e outros espaços para observação, experimentação e cuidados com os animais.
- Conhecer doenças transmitidas por animais, insetos e formas de prevenção.
- Ter contato com plantas percebendo suas partes e funções.
- Participar da construção de hortas, jardins, sementeiras, estufas e outros espaços para observação, experimentação e cuidado com as plantas.
- Responsabilizar-se pelo cultivo de plantas e por seu cuidado.
- Participar de situações que envolvam compostagem.
- Coletar e selecionar o lixo produzido pela sua turma no ambiente para preservar a flora e a vida animal.
- Participar de situações de cuidado com o meio ambiente, preservação de plantas, cuidado com animais, separação de lixo, economia de água e outros.
- Participar de visitas a áreas de preservação ambiental.
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- Percepção do entorno.
- Espaço físico e objetos.
- Comparação dos elementos no espaço.
- Noções espaciais de orientação, direção, proximidade, lateralidade, exterior e interior, lugar e distância.
- Posição dos objetos.
- Posição corporal.
- Noção temporal
- Espaço escolar.
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(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
- Conhecer os diferentes espaços da escola por meio de explorações que promovam a identificação de relações espaciais.
- Explorar o espaço escolar e do entorno, identificando a localização de seus elementos.
- Realizar circuitos subindo, descendo, andando para frente e para trás, dentre outros.
- Encontrar objetos ou brinquedos desejados nas situações de brincadeiras ou a partir de orientações do(a) professor(a) sobre a sua localização.
- Compreender e realizar comandos: dentro, fora, em cima, embaixo, ao lado, à frente, atrás, etc., identificando essas posições no espaço.
- Participar de situações diversas dentro e fora da sala que envolvam as noções topológicas.
- Perceber situações de relação temporal: antes, durante e depois em situações rotineiras: depois do lanche vamos escovar os dentes... durante a brincadeira vamos comer uma fruta… antes de ir ao parque precisamos arrumar a sala.
- Identificar os momentos da rotina e conversar sobre os acontecimentos do dia utilizando expressões temporais como antes, durante e depois.
- Conversar sobre os acontecimentos do dia fazendo uso de expressões temporais como antes, durante e depois.
- Participar de momentos de exploração dos dias da semana com músicas.
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- Propriedades e funções dos objetos.
- Semelhanças e diferenças entre elementos.
- Classificação.
- Tamanho, forma e posição dos objetos.
- Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento e massa.
- Linguagem matemática.
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(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
- Explorar objetos pessoais e do meio em que vive conhecendo suas características, propriedades e função social para que possa utilizá-los de forma independente, de acordo com suas necessidades.
- Usar seus conhecimentos sobre os atributos de diferentes objetos para selecioná-los segundo suas intenções.
- Identificar objetos no espaço, fazendo relações e comparações entre eles ao observar suas propriedades de tamanho (grande, pequeno, maior, menor) de peso (leve, pesado) dentre outras características (cor, forma, textura).
- Explorar e fazer comparações entre diferentes materiais fazendo referência ao tamanho, peso, cor, forma etc.
- Organizar materiais e brinquedos em caixas de acordo com critérios definidos.
- Comparar, classificar e organizar os objetos seguindo alguns critérios estabelecidos, como cor, forma, peso, tamanho, material, uso etc.
- Nomear os atributos dos objetos destacando semelhanças e diferenças.
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- Noções de Tempo.
- Transformações na natureza:dia e noite.
- Medidas e grandezas.
- Medidas padronizadas e não padronizadas de tempo.
- Linguagem matemática.
- Recursos culturais e tecnológicos de medida de tempo.
- Sequência temporal nas narrativas orais e registros gráficos.
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(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
- Brincar no espaço externo explorando diversos movimentos corporais e experimentando diferentes níveis de velocidades.
- Compreender o agora e o depois nos diferentes momentos do cotidiano de seu grupo.
- Participar de rodas de conversa relatando sobre suas rotinas.
- Participar da elaboração de cartazes com a rotina diária da turma.
- Reconhecer a rotina da sala de aula compreendendo a sequência dos fatos de modo a adquirir maior independência, autonomia e atuar de forma a prever as próximas ações.
- Relacionar noções de tempo a seus ritmos biológicos para perceber a sequência temporal em sua rotina diária: alimentar-se, brincar, descansar, tomar banho.
- Compreender o agora e o depois nos diferentes momentos do cotidiano de seu grupo construindo referências para apoiar sua percepção do tempo, por exemplo, ao pegar um livro entende-se que é o momento de escuta de histórias.
- Utilizar conceitos básicos de tempo em situações do dia a dia: amanhã vamos visitar uma outra turma da escola; vamos andar bem devagar até o pátio; qual história ouvimos ontem? e outras possibilidades que envolvam noções de tempo.
- Participar de atividades de culinária ou produções artísticas que envolvam: pintura, experiências com argila e outras situações para perceber a importância do tempo para esperar de preparo ou até secagem.
- Explorar diferentes instrumentos de nossa cultura que usam números, grandezas e medidas de tempo em contextos significativos que permitam pensar e experienciar medidas de tempo como: calendário, relógio, ampulheta e etc.
- Observar o céu, astros, estrelas e seus movimentos (dia e noite), para perceber a passagem do tempo.
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- Manipulação, exploração e agrupamento de objetos.
- Contagem oral.
- Sistema de numeração decimal.
- Identificação e utilização dos números no contexto social.
- Sequência numérica.
- Linguagem matemática.
- Noções básicas de divisão.
- Relação número/quantidade.
- Comparação.
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(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
- Perceber o uso da contagem por meio de diferentes atividades realizadas oralmente pela professora, estabelecendo noções de quantificação.
- Participar de brincadeiras que envolvam a recitação da sequência numérica por meio de cantigas, rimas, lendas e ou parlendas.
- Realizar contagem oral em brincadeiras e situações cotidianas como: quantidade de meninos e meninas da turma, quantidade de brinquedos, mochilas, bonecas e outras.
- Realizar contagem oral durante brincadeiras.
- Contar objetos, brinquedos e alimentos e dividir entre os colegas.
- Jogar jogos de percurso simples movendo sua peça conforme a quantidade tirada no dado.
- Manipular, explorar, organizar brinquedos e outros materiais em agrupamentos.
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- Contagem oral.
- Números e quantidades.
- Linguagem matemática.
- Identificação e utilização dos números no contexto social.
- Sistema de numeração decimal.
- Representação gráfica numérica.
- Representação de quantidades de forma convencional ou não convencional.
- Agrupamento de quantidades.
- Comparação entre quantidades: menos, mais, igual.
- Registros gráficos.
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(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
- Identificar os números e seus usos sociais em situações do dia a dia: a própria idade e as dos colegas, os algarismos presentes nas roupas, calçados, telefones, elevadores, jogos, celulares, livros, revistas e jornais, residências, dentre outras possibilidades e no discurso oral quando este se referir a quantidades.
- Perceber os números no contexto social escolar.
- Ter contato com instrumentos da cultura que permitam pensar sobre o número como: calendário, termômetro, relógio, celular.
- Realizar contagem oral por meio de cantigas e outras atividades lúdicas relacionando às quantidades.
- Representar, com a mediação do(a) professor(a), quantidades que surgem nas interações e brincadeiras como:número de meninas, meninos, objetos, brinquedos, bolas e outros; por meio de desenhos e registros gráficos (riscos, bolinhas, numerais e outros).
- Jogar jogos nos quais se precisa contar, ler ou registrar números.
- Comparar quantidades identificando se há mais, menos ou a quantidade é igual.
- Participar de jogos que envolvam números como boliche, amarelinha e/ou jogos cantados como parlendas e outros.
- Registrar números e quantidades por meio de desenhos e outros símbolos.
- Ler números escritos ou escritos em palavras.
- Agrupar elementos da mesma natureza em quantidades pré-estabelecidas.
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