SUMÁRIO

Matemática - 7º ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Números e Álgebra Múltiplos e divisores de um número natural (EF07MA01) Resolver e elaborar problemas, de diversos contextos, com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
Números e Álgebra

Porcentagem

Juros simples

(EF07MA02) Resolver e elaborar problemas, de diferentes contextos, incluindo os da educação financeira, que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental, calculadora, entre outras.

Resolver e elaborar problemas envolvendo juros simples em diferentes contextos.

Números e Álgebra

Números inteiros (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação)

Reta numérica

(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

Compreender o contexto histórico dos números inteiros.

Reconhecer, comparar e ordenar números inteiros.

Localizar, representar e associar números inteiros na reta numérica.

Números e Álgebra

Números inteiros

Reta numérica

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas, de diversos contextos, que envolvam as operações fundamentais com números inteiros.

Efetuar cálculos envolvendo as operações fundamentais com números inteiros.

Números e Álgebra Números racionais

(EF07MA05) Resolver e elaborar um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

Resolver e elaborar problemas envolvendo as operações fundamentais com números racionais utilizando diferentes estratégias e algoritmos.

Números e Álgebra Números racionais (EF07MA06) Reconhecer e compreender que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.
Números e Álgebra Números racionais (EF07MA07) Representar por meio de um fluxograma as etapas, os passos utilizados para resolver um grupo de problemas.
Números e Álgebra Números racionais (EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador, fazendo uso ou não de diferentes recursos e estratégias.
Números e Álgebra Números racionais

(EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

Resolver e elaborar problemas utilizando a associação entre razão e fração para expressar a razão de uma mesma grandeza ou de outra grandeza.

Números e Álgebra Números racionais (EF07MA10) Reconhecer, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos, associando-os e localizando-os a pontos da reta numérica.
Números e Álgebra Números racionais (EF07MA11) Compreender, utilizar e estabelecer relação entre a multiplicação e a divisão de números racionais e suas propriedades operatórias.
Números e Álgebra Números racionais (EF07MA12) Resolver e elaborar problemas, de diversos contextos, que envolvam as operações fundamentais com números racionais, utilizando-se de diversos procedimentos, com ou sem o uso de calculadora.
Números e Álgebra

Equação do 1.º grau

Razão e proporção

(EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.

Compreender e diferenciar a ideia de incógnita e variável.

Compreender os conceitos de razão e proporção entre grandezas associadas à ideia de variável.

Representar a relação entre duas grandezas por meio de uma variável (letras ou símbolos).

Números e Álgebra

Equação do 1.º grau

Sequência e expressões algébricas

Linguagem algébrica

(EF07MA14) Compreender e classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo que o conceito de recursão está presente não apenas na matemática, mas também nas artes e na literatura.
Números e Álgebra

Equação do 1.º grau

Sequência e expressões algébricas

Linguagem algébrica

(EF07MA15) Utilizar e compreender a simbologia/linguagem algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
Números e Álgebra

Equação do 1.º grau

Sequência e expressões algébricas

Linguagem algébrica

(EF07MA16) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.
Números e Álgebra

Razão e proporção

Regra de três simples

(EF07MA17) Resolver e elaborar problemas, de diversos contextos, que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando linguagem algébrica para expressar a relação entre elas.

Compreender os conceitos de razão e proporção entre grandezas.

Reconhecer grandezas direta e inversamente proporcionais.

Resolver e elaborar problemas envolvendo regra de três simples presentes em diversos contextos.

Compreender e aplicar a regra de três simples em problemas de grandezas direta e inversamente proporcionais.

Números e Álgebra Equação do 1.º grau

(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações do 1.º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

Identificar e resolver equações do 1.º grau.

Construir procedimentos para determinar o valor desconhecido em uma equação do 1.º grau.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Geometrias

Plano cartesiano

Geometria plana

(EF07MA19) Realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
Geometrias

Plano cartesiano

Geometria plana

(EF07MA20) Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.

Identificar o eixo de simetria de figuras planas.

Identificar e classificar figuras planas como simétricas e não simétricas.

Obter figuras simétricas de acordo com o eixo de simetria.

Geometrias Geometria plana (EF07MA21) Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho, softwares de geometria dinâmica ou outros recursos, vinculando esse estudo a representações planas em diferentes contextos, inclusive, de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.
Geometrias Geometria plana

(EF07MA22) Construir circunferências, utilizando instrumentos de desenho, reconhecê-las como lugar geométrico e utilizá-las para fazer composições em diferentes contextos, inclusive em composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes.

Diferenciar círculo e circunferência, identificando seus elementos (corda, raio e diâmetro).

Geometrias Geometria plana

(EF07MA23) Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

Identificar e determinar medida de pares de ângulos formados por retas paralelas e uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

Geometrias Geometria plana (EF07MA24) Construir triângulos, usando instrumentos de desenho, régua e compasso, reconhecer e compreender a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados,  compreender e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
Geometrias Geometria plana (EF07MA25) Reconhecer e compreender a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações em diferentes contextos, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas.
Geometrias Geometria plana (EF07MA26) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo (passo a passo) para a construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados.
Geometrias Geometria plana (EF07MA27) Identificar e calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, estabelecer e explorar relações entre ângulos internos e externos de polígonos em diferentes contextos, como os vinculados à construção de mosaicos e de ladrilhamentos.
Geometrias Geometria plana (EF07MA28) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo (passo a passo) para a construção de um polígono regular (como quadrado e triângulo equilátero), conhecida a medida de seu lado.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Grandezas e Medidas

Medidas de comprimento

Medidas de massa

Medidas de área

Medidas de volume

Medidas de tempo

Medidas de temperatura

Medidas de ângulos

(EF07MA29) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em diferentes contextos, inclusive os oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

Operar com medidas de comprimento, massa, área, volume, tempo, temperatura e ângulos.

Grandezas e Medidas Medidas de volume (EF07MA30) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).
Grandezas e Medidas Medidas de área (EF07MA31) Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
Grandezas e Medidas Medidas de área (EF07MA32) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
Grandezas e Medidas

Medidas de comprimento

Número π

(EF07MA33) Estabelecer o número π como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.

Determinar o valor aproximado de π utilizando, ou não, objetos circulares e instrumentos de medidas.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Tratamento da Informação Noções de probabilidade

(EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

Calcular e interpretar a probabilidade de ocorrência de um evento aleatório.

Descrever os resultados de um experimento aleatório.

Tratamento da Informação

Pesquisa estatística

Média aritmética

Moda e mediana

(EF07MA35) Compreender, em diferentes contextos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

Compreender os conceitos de média (aritmética e ponderada), moda e mediana em diferentes contextos.

Calcular a média, a moda e a mediana de um conjunto de dados estatísticos.

Tratamento da Informação Pesquisa estatística

(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa, censitária ou amostral, de diferentes contextos, inclusive envolvendo temas da realidade social, interpretar e analisar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, planilhas eletrônicas para registro, construção de tabelas e diferentes tipos de gráficos.

Compreender o conceito de amostra em pesquisas estatísticas.

Tratamento da Informação Pesquisa estatística (EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em tabelas e diferentes tipos de gráficos divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

 

 

Recomendar esta página via e-mail: