SUMÁRIO

História - 8º ano

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
O mundo contemporâneo: o antigo regime em crise A questão do iluminismo e da ilustração

(EF08HI01) Identificar e problematizar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo, bem como compreender seu legado no processo de instituição de direitos, deveres políticos e civis.

Compreender no movimento iluminista sua influência nas revoluções que marcaram e influenciaram os séculos.
O mundo contemporâneo: o antigo regime em crise As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo (EF08HI02) Identificar e problematizar as características político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
O mundo contemporâneo: o antigo regime em crise Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas

(EF08HI03) Analisar e compreender os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos, culturas, na noção de tempo, hábitos, exploração da mão de obra infantil e feminina, luta e resistência dos trabalhadores, impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.

Analisar a permanência e a continuidade, a ruptura e a transformação no processo histórico da produção ervateira no Paraná.
O mundo contemporâneo: o antigo regime em crise Revolução Francesa e seus desdobramentos

(EF08HI04) Identificar, analisar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

Relacionar e compreender as influências e mudanças no Brasil pós revolução e período napoleônico.
O mundo contemporâneo: o antigo regime em crise Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineira e baiana (EF08HI05) Explicar e problematizar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os processos de independência nas Américas

Independência dos Estados Unidos da América

Independências na América espanhola

A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti

Os caminhos até a independência do Brasil

(EF08HI06) Aplicar, problematizar e interpretar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.

(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos revolucionários para a independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.

(EF08HI08) Conhecer o ideário dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.

(EF08HI09) Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.

(EF08HI10) Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.

(EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.

(EF08HI12) Compreender e caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira, articulando as influências e consequências ao tempo presente.

EF08HI13) Analisar e problematizar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Os processos de independência nas Américas A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão

(EF08HI14) Discutir e analisar criticamente a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.

Conhecer as constantes lutas pela terra, a cultura e as imposições civilizatórios e culturais dos povos originários e negros locais, regionais  nacionais.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
O Brasil no século XIX

Brasil: Primeiro Reinado

O Período Regencial e as contestações ao poder central

O Brasil do Segundo Reinado: política e economia

A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado

Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai

Compreender o contexto histórico social, econômico e político do período monárquico brasileiro, entendo as relações de trabalho, cultura e poder.

(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas, bem como os sujeitos excluídos durante o Primeiro e o Segundo Reinado.

(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social, econômico e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.

(EF08HI17) Relacionar as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras, com as tensões e conflitos durante o Império, compreender o contexto e o processo político de emancipação do Paraná.

(EF08HI18) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito e entender a construção da identidade de nação pós guerra.
O Brasil no século XIX O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial (EF08HI19) Identificar e questionar  o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas, problematizando as contradições entre as ideias liberais e a manutenção das pessoas em estado de escravização no Paraná e no Brasil do século XIX.
O Brasil no século XIX O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial

(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravização no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas, relacionando e problematizando o movimento paranista.

Identificar a utilização do trabalho escravo de povos originários, africanos e afro-brasileiras na história do Paraná, compreendendo as relações econômicas, de poder e de trabalho, analisando na história brasileira os processos de reconhecimento dos direitos dos povos originários, quilombolas e demais comunidades tradicionais do Paraná e do Brasil.

Contextualizar e compreender as diferentes correntes migratórias que influenciaram na formação do Paraná e do Brasil.
O Brasil no século XIX Políticas de extermínio do indígena durante o Império (EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império, entendendo as consequências dessas políticas no Paraná e Brasil.
O Brasil no século XIX A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil (EF08HI22) Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.

 

 

UNIDADE TEMÁTICA OBJETOS DE CONHECIMENTO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Configurações do mundo no século XIX Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias (EF08HI23) Problematizar e estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
Configurações do mundo no século XIX Nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e asiáticas nas dinâmicas globais (EF08HI24) Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
Configurações do mundo no século XIX Os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX (EF08HI25) Caracterizar e contextualizar aspectos políticos nas relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
Configurações do mundo no século XIX O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia

(EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.

Identificar e compreender o novo processo de colonização e de resistência das populações locais ao poder imperialista no século XIX.
Configurações do mundo no século XIX

Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo

O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas

A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória

Identificar e problematizar as teorias raciais presentes no Brasil, no final do século XIX, e a política do branqueamento (eugenia) da população, compreendendo as influências e consequências no estado do Paraná.

(EF08HI27) Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.

Confrontar fontes e documentos históricos diversos com as diferentes formas de resistência à escravidão.

 

 

Recomendar esta página via e-mail: